EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM SERVIÇO DE PSICOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR E SUAS REPERCUSSÕES NA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES

  • Author
  • Marcelo Franco e Souza
  • Co-authors
  • Leidiane Carvalho de Aguiar , Maria Aparecida de Paulo Gomes , Eliza Angélica Rodrigues Ponte , Silvia de Sousa Azevedo
  • Abstract
  • O Núcleo de Atendimento Psicológico ao Estudante do UNINTA (NAPSI), proporciona atendimento clínico psicológico, de forma gratuita, para os estudantes do Centro Universitário INTA-UNINTA e outras faculdades do grupo Associação Igreja Adventista Missionária – AIAMIS, focado em questões emocionais, cognitivas e sociais que afetam a aprendizagem, a experiência acadêmica e a formação profissional. O serviço tem como propósito atender demandas clínicas de urgência, realizar plantão psicológico, atender crises emocionais urgentes, como risco de morte, situações de violência, problemas familiares, luto, transtornos mentais, pressões acadêmicas, entre outras. Diante do exposto, pretende-se contribuir com o compartilhamento de experiências e estudos na área e ressaltar a importância do atendimento psicológico nas instituições de ensino superior como dispositivo que contribui para a melhoria da experiencia do aluno e sua consequente permanência na universidade. Objetiva-se relatar a experiência de atuação de uma equipe de psicólogos e psicólogas no NAPSI, apresentando a sua implantação e relevância, por meio de atendimentos on-line em um contexto pandêmico, além tratar de aspectos referentes à Saúde Mental na Universidade, bem como pontuar as repercussões do serviço para manter e dar suporte ao estudante no Ensino Superior. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência associado à pesquisa de opinião. Os profissionais utilizaram métodos de comunicação síncronos e assíncronos para os atendimentos. As sessões foram realizadas nos turnos manhã, tarde e noite de segunda a quinta e manhã e tarde às sexta-feiras. Após marcar o atendimento, era compartilhado, com o aluno, um formulário eletrônico que funcionou como um Contrato Terapêutico, que se denominou Termo de Compromisso. Foi perceptível, durante os atendimentos, que, dado o contexto da pandemia, muitas demandas surgiam referentes a conflitos familiares, conflitos amorosos, dificuldade de concentração e aprendizagem, sobrecarga de atividades acadêmicas e domésticas, cansaço físico e mental. Outro fator que merece atenção é que muitos estudantes não possuíam um local adequado, em casa, para o atendimento, isto é, onde pudessem ficar sozinhos, com silêncio ou se sentissem confortáveis para falar sobre suas queixas. Situação essa que influenciava, não apenas no momento dos atendimentos, mas também se refletia em questões associadas à dificuldade em acompanhar as aulas e em realizar provas de forma remota. Também é importante mencionar que, durante o ano de atuação no NAPSI aqui referenciado, foram atendidas demandas de urgência, referentes à ideação suicida. Na maioria desses casos, os alunos afirmaram que não tinham outro meio de obter atendimento psicológico senão pelo NAPSI, o que aponta para a relevância do serviço como agente de prevenção e promoção de saúde mental e permanência do estudante na faculdade. Assim, o NAPSI foi importante e continua sendo, no sentido promover Saúde Mental aos discentes, por meio da escuta e apoio psicológico. Os resultados aqui apresentados foram colhidos no período entre março de 2020, período em que começaram os atendimentos on-line, início da Pandemia de COVID-19, até abril de 2021. Contabilizando um total de 632 estudantes atendidos, maioria alunos de graduação, mas também de pós-graduação. Com mais de três mil sessões individuais. Dessa forma, a partir da pesquisa de opinião com os estudantes atendidos no NAPSI, verificou-se que 61,6% afirmaram que o serviço contribuiu para a sua permanência na universidade. Dessa forma, é possível demonstrar a importância do serviço como suporte de promoção de saúde mental para os alunos da instituição, com base em opiniões coletadas com os próprios estudantes atendidos. Existem, portanto, evidências sólidas de que esse tipo de dispositivo dentro do campus universitário contribui para a melhoria da experiencia do aluno e sua consequente permanência na universidade. 

  • Keywords
  • Saúde Mental, Universitários, COVID-19, Evasão
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
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Apresentação

Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.

Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.

Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:

Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono

Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica

Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência

Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)

Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono

Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.

Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.

Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.

Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.

Desejo uma frutífera leitura.

Pricila Kohls-Santos

Presidente do XI CLABES.

Universidade Católica de Brasília

 

  • Linha 1: Fatores associados ao abandono. Tipos e perfis de abandono
  • Linha 2: Articulação da educação superior com o ensino médio
  • Linha 3: Práticas curriculares para reduzir a evasão.
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
  • Linha 5: Políticas nacionais e gestão institucional para reduzir a evasão

Comissão Científica

Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil

Comissão Organizadora

Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee