A Universidade do Distrito Federal (UnDF) foi criada em 2021 como instituição de ensino superior pública e teve sua estrutura definida no início de 2022. No momento, estão sendo estruturados os programas pedagógicos de novos cursos de pedagogia e engenharia e já foi publicado o edital do concurso público para contratação de 250 professores e 100 tutores, que atenderão aos discentes dos cursos novos e dos já existentes. Os cursos oferecidos pelas escolas superiores privilegiam metodologias ativas e inovadoras que promovam a facilitação do processo de aprendizagem por meio do estímulo a autonomia crescente dos discentes no processo de construção do conhecimento e na problematização dos saberes, com destaque para a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), o que exige formação contínua dos professores e tutores e a produção de material didático específico. As escolas têm históricos de permanência e assistência estudantil próprios e um dos desafios para o estabelecimento de políticas públicas voltadas para a permanência dos estudantes é unificar investigações sistematizadas, com foco no levantamento de dados e informações, de maneira a desenvolver ações específicas de curto, médio e longo prazos, voltados para os diversos públicos-alvo das escolas, que estão distribuídos em diferentes cursos e campi. Nesse artigo, exploramos os dados disponíveis sobre ingresso, permanência e evasão nas universidades brasileiras no período imediatamente anterior à pandemia de Covid-19 até o presente, valendo-nos também de dados primários para as escolas de ensino médio do Distrito Federal. Tratamos da assistência estudantil na universidade a partir do viés da permanência dos estudantes, da construção de um ambiente humanizado e da preparação da instituição para desafios já diagnosticados e a possibilidade de situações inéditas. Neste sentido, as necessidades decorrentes de formação deficitária também merecem atenção, cabendo a cada curso, de modo propositivo, estabelecer parâmetros próprios de intervenção, voltados para a permanência, a assistência estudantil, a diversidade, a inclusão, a cultura da paz e os direitos humanos. Para tanto, leva-se em consideração as necessidades imediatas e inadiáveis da instituição, somadas ao reconhecimento de que, em curto espaço de tempo, novos sujeitos, docentes e discentes, farão parte da comunidade acadêmica, somando-se aos que atualmente estudam e trabalham na UnDF, e que terão, certamente, novas demandas e contribuições a oferecer.
Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.
Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.
Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:
Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono
Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica
Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência
Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)
Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono
Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.
Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.
Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.
Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.
Desejo uma frutífera leitura.
Pricila Kohls-Santos
Presidente do XI CLABES.
Universidade Católica de Brasília
Comissão Científica
Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil
Comissão Organizadora
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee