ACESSO E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PARA UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL

  • Author
  • Bruna Mara da Silva Wargas
  • Co-authors
  • Marilda Aparecida Dantas Graciola , Adriane Martins Soares Pelissoni , Simone Caixeta de Andrade , Mariana Freitas Nery
  • Abstract
  •  

    Desde 2005, tendo como foco a democratização do acesso ao ensino superior, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) criou uma política de inclusão, com sistema de atribuição de bonificação nos resultados do vestibular para estudantes pretos, pardos e indígenas, além dos estudantes egressos das escolas públicas. Mais recentemente, em 2019, a Universidade ampliou o programa de inclusão, estabelecendo outras políticas de ingresso: cotas étnico-raciais, vestibular para indígenas, vagas para estudantes medalhistas em olimpíadas de conhecimento, além das vagas reservadas para a seleção pelas notas do ENEM. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir os impactos das políticas de inclusão de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública brasileira do Estado de São Paulo, no programa de permanência estudantil da instituição. O método da pesquisa consiste em uma análise documental de deliberações, anuários estatísticos e relatórios de gestão da IES. A universidade conta com vários tipos de apoios que compõem a política de permanência estudantil da instituição: que engloba apoio econômico, social, educacional, alojamento estudantil e o serviço de apoio à saúde mental dos estudantes. No órgão central de permanência, algumas iniciativas foram desenvolvidas nos últimos anos, com o intuito de aprimorar a política de permanência para o novo perfil de ingressantes da IES como o programa de mentoria entre pares estabelecido no ano de 2020, a criação de um congresso interno para apresentação dos projetos atrelados às bolsas sociais, qualificação das equipes de atendimento em temáticas como Direitos Humanos, Mediação, Racismo, criação e divulgação  de um guia sobre promoção do bem-estar, atividades de recepção aos ingressantes. Percebe-se cada vez mais a heterogeneidade dos estudantes na universidade, o que demanda diferentes iniciativas da instituição para fortalecer o acesso e a permanência estudantil, por diferentes vias, que possam promover, não somente, as questões financeiras/materiais, mas também a permanência pedagógica e simbólica. Reconhecidos os esforços nessa direção, alguns desafios para o aprimoramento dos trabalhos se desenham, tais como: avaliações longitudinais das políticas de permanência, para se compreender os impactos de curto, médio e longo prazo e maior investimento em recursos materiais e humanos.

     

  • Keywords
  • Ensino Superior, Inclusão, Permanência, Gestão, Recursos.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Linha 5: Políticas nacionais e gestão institucional para reduzir a evasão
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Apresentação

Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.

Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.

Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:

Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono

Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica

Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência

Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)

Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono

Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.

Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.

Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.

Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.

Desejo uma frutífera leitura.

Pricila Kohls-Santos

Presidente do XI CLABES.

Universidade Católica de Brasília

 

  • Linha 1: Fatores associados ao abandono. Tipos e perfis de abandono
  • Linha 2: Articulação da educação superior com o ensino médio
  • Linha 3: Práticas curriculares para reduzir a evasão.
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
  • Linha 5: Políticas nacionais e gestão institucional para reduzir a evasão

Comissão Científica

Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil

Comissão Organizadora

Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee