A democratização do acesso nas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil reflete às peculiaridades distintas no processo educativo profissional. Sabendo que o abandono é um fenômeno educacional complexo diante do perfil dos acadêmicos e das transformações nas relações sociais, econômicas, políticas e culturais da sociedade, ao tratarmos do assunto cabe salientar que o conceito se desvincula de diferentes pausas e ou mudanças de curso, mas está relacionado às implicações psicossociais, acadêmicas e econômicas. A realidade educacional brasileira se constitui de descompassos em relação às condições de acesso e permanência nas políticas educacionais, evidenciando a necessidade de debate e de uma agenda política. Nesse sentido, as novas configurações estruturais do capitalismo ocasionaram alterações substantivas no âmbito do mundo do trabalho e no realinhamento do Estado com o avanço do neoliberalismo: as novas reconfigurações do trabalho e as estratégias neoliberais passaram a estabelecer condições contraditórias nas mais diversas instituições sociais no Brasil, inclusive as educacionais. Destarte, este estudo, de natureza qualitativa, trabalha com o universo dos significados e das relações mais profundas dos processos e dos fenômenos, sem reduzi-los à simples operacionalização das variáveis e ancora-se no método dialético, de modo especial na categoria contradição. Quanto à natureza das fontes, a metodologia de construção deste trabalho se caracteriza como bibliográfica/documental, sendo baseada em diferentes fontes de estudos e de pesquisas. Diante de sua importância, o tema e objeto de investigação deste estudo foi o levantamento e análise das justificativas de abandono e/ou trancamento descritas pelos estudantes através da metodologia da Análise de Conteúdo do Sistema Acadêmico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) nos cursos de graduação, nos anos de 2020 a 2021. Cumpre ressaltar que em uma sociedade desigual como a brasileira, que demanda a ação do Estado por meio de políticas públicas, o financiamento público da educação é um elemento fundamental na garantia do direito à educação. Dessa forma, busca-se imergir criticamente acerca dos pressupostos neoliberais e seus impactos na educação, além de discutir a crise e o desmonte das políticas educacionais, refletindo sobre seus rebatimentos diante da aprovação da Emenda Constitucional nº 95/2016, que provocaram significativos cortes de financiamento da educação. Por fim, levando-se em consideração que o abandono na educação superior constitui-se numa problemática com distintos determinantes, a implementação e o desenvolvimento de uma política pública de permanência estudantil precisa converter-se em uma ação articulada, entre o espaço institucional e os demais serviços, de forma a promover a permanência, a igualdade de oportunidades como princípio de justiça social.
Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.
Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.
Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:
Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono
Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica
Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência
Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)
Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono
Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.
Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.
Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.
Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.
Desejo uma frutífera leitura.
Pricila Kohls-Santos
Presidente do XI CLABES.
Universidade Católica de Brasília
Comissão Científica
Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil
Comissão Organizadora
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee