Mentoria entre pares: percepções de ingressantes, mentores e tutores de uma universidade pública

  • Author
  • Marilda A. Dantas Graciola
  • Co-authors
  • Soely Aparecida Jorge Polydoro , Adriane Martins Soares Pelissoni , Juliana Barbosa Consonni , Ligiane Regina Coelho
  • Abstract
  • O objetivo deste trabalho é apresentar um programa de mentoria entre pares implementado em uma universidade pública do interior de São Paulo e descrever as avaliações dos participantes sobre o mesmo. A organização do programa foi realizada por uma equipe técnica destinada pela Pró-Reitoria de Graduação, composta por docentes, funcionários e estudantes. O programa foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2021 em formato remoto, e teve como objetivo favorecer a integração, a boa convivência e contribuir para a adaptação acadêmica dos estudantes ingressantes a partir de um melhor acolhimento à universidade. A participação no programa foi voluntária e envolveu a organização de diferentes grupos que atuam nos respectivos papéis: os estudantes ingressantes, denominados “mentorados”, foram acompanhados por um estudante veterano de seu respectivo curso, o “mentor”. Os estudantes mentores foram orientados por docentes, denominados de “tutores”. Os grupos se organizaram para estabelecer uma relação de reciprocidade oferecendo informações sobre a vida acadêmica e sobre pontos de apoio aos estudantes, bem como esclarecendo dúvidas sobre os cursos. As reuniões ocorreram de modo  remoto, conforme a disponibilidade dos envolvidos. Em média, cada mentor teve um grupo de 5 a 10 mentorandos, e cada tutor coordenou grupos de 1 a 5 mentores. Após o término da primeira edição do programa, com o objetivo de levantar informações relevantes para sua avaliação, bem como aprimoramento para as próximas edições, foi realizado um levantamento da percepção dos(as) participantes, por meio de questionários que foram aplicados de modo online. Dos 1996 ingressantes mentorados, 228 (11,6%) responderam ao questionário; dos 554 mentores, 162 (29,2%) concluíram a avaliação e dos 125 tutores, 71 (56,8%) preencheram os instrumentos. O convite para a participação no estudo também foi enviado para todos os ingressantes de 2021, visando identificar motivos da não participação no Programa, sendo que 285 estudantes responderam o instrumento. Os ingressantes mentorados indicaram que o programa contribuiu para a compreensão sobre a universidade e sobre o curso e para a ampliação no senso de pertencimento aos mesmos. Destacaram satisfação com a disponibilidade do mentor, com a orientação recebida e com a empatia dos colegas. As principais dificuldades relatadas pelos ingressantes foram a falta de tempo para participar das reuniões, limites na formação de vínculo no ambiente virtual, adversidades em conciliar estudos e mentoria. A avaliação dos mentores indicou que o programa contribuiu para a  própria compreensão do curso e da universidade, para refletirem sobre as dificuldades vividas na transição para o ensino superior, no desenvolvimento de empatia e no estabelecimento de novas amizades. As dificuldades relatadas pelos mentores referem-se ao agendamento das reuniões virtuais, desinteresse de alguns ingressantes, limites na formação de vínculo no ambiente virtual. As sugestões de melhoria indicadas pelos estudantes veteranos foram: melhor definição das atribuições dos envolvidos no programa, melhor divulgação do programa, orientação sobre estratégias de comunicação com mentorados. Para os tutores, os resultados indicaram que o programa contribuiu para reflexões sobre as dificuldades dos ingressantes na graduação, fortalecimento da própria empatia, satisfação com a proximidade com os estudantes. Não ter conhecimento do programa no primeiro semestre, não ter tempo suficiente, ou falta de interesse foram os principais motivos descritos pelos ingressantes para não aderirem à Mentoria. Constatou-se que o Programa  proporcionou um espaço institucionalizado de acolhimento e troca de informações, reconhecido pelos participantes, e que favoreceu o suporte diante dos desafios presentes no primeiro ano associados à evasão. O Programa também requer pontos de aprimoramento, com destaque para: maior divulgação para ampliar o conhecimento sobre as atividades, melhor definição sobre os papéis dos envolvidos, apoio e organização para o contato entre os envolvidos e adaptação para o formato presencial.

  • Keywords
  • Programa de Mentoria, Avaliação, Universidade,
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
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Apresentação

Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.

Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.

Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:

Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono

Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica

Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência

Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)

Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono

Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.

Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.

Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.

Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.

Desejo uma frutífera leitura.

Pricila Kohls-Santos

Presidente do XI CLABES.

Universidade Católica de Brasília

 

  • Linha 1: Fatores associados ao abandono. Tipos e perfis de abandono
  • Linha 2: Articulação da educação superior com o ensino médio
  • Linha 3: Práticas curriculares para reduzir a evasão.
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
  • Linha 5: Políticas nacionais e gestão institucional para reduzir a evasão

Comissão Científica

Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil

Comissão Organizadora

Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee