CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES NÃO OBRIGATÓRIAS PARA A ADAPTAÇÃO DE INGRESSANTES MEDALHISTAS DE OLÍMPIADAS CIENTÍFICAS NO ENSINO SUPERIOR

  • Author
  • Camila Alves Fior
  • Abstract
  •  

    A participação dos universitários em atividades extracurriculares ou não obrigatórias é associada a uma maior adaptação ao ensino superior e satisfação com o curso escolhido, além de contribuir para o desenvolvimento integral dos mesmos. Soma-se que a ampliação no acesso ao ensino superior tem ocorrido também por diferenciação nas formas de ingresso para esse nível de ensino e em algumas instituições públicas brasileiras destaca-se a reserva vagas para estudantes que foram medalhistas em Olimpíadas do conhecimento, considerados universitários com altas habilidades acadêmicas. Tais estudantes, apesar de desempenho de destaque em áreas específicas, podem ter dificuldades na adaptação ao ensino superior e na permanência no curso escolhido. Há várias décadas, instituições estrangeiras têm direcionado a atenção para a implementação de programas específicos para universitários com altas habilidades, incluindo a participação em atividades extracurriculares a fim de contribuir para a permanência dos mesmos no ensino superior. No Brasil, apesar de tal forma de acesso ser bastante recente, acrescenta-se que diante da pandemia de Covid-19 e a fim de minimizar os impactos sanitários da contaminação pelo vírus SARS-COV-19, as instituições de ensino superior suspenderam as atividades presenciais, houve a migração para o ensino remoto emergencial (ERE) e a participação nas atividades não obrigatórias também sofreu ajustes, com a migração do contexto presencial para o on-line. Diante disso, o objetivo do presente estudo é descrever a participação de ingressantes que acessaram o ensino superior por meio de editais específicos para medalhistas em Olimpíadas científicas em atividades não obrigatórias, bem como analisar a percepção dos mesmos sobre o papel de tais experiências na adaptação ao ensino superior. Participaram deste estudo 11 universitários matriculados em uma universidade pública brasileira, sendo 73% do sexo masculino e 91% estavam matriculados em cursos da área de Ciências Exatas. A coleta de dados ocorreu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas individuais, por plataforma de videoconferências e para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo temática. Os resultados evidenciaram que dos entrevistados, 73% dos estudantes participaram em atividades não obrigatórias no decorrer do primeiro ano no ensino superior das quais se destacaram: as atividades de iniciação científica, empresa-júnior, projetos específicos dos cursos vinculados a competições entre universidades, associações atléticas e coletivo feministas. Dentre as contribuições das atividades não obrigatórias para a adaptação ao ensino superior destacam-se: estreitamento no contato com docentes o que favoreceu, inclusive, o suporte para o enfrentamento dos desafios nas disciplinas cursadas; a oportunidade de construir vínculos com colegas do curso, auxiliando na reconstrução da rede de relacionamentos; ampliação na visão de mundo, a partir das temáticas discutidas e pelo empoderamento diante de situações de discriminação de gênero vividas no ensino superior; além da motivação para permanecer no curso, pela possibilidade de aprofundamento em áreas de conhecimento específica, expectativa expressa pelos estudantes medalhistas em Olimpíadas Científicas. Dos resultados destaca-se que mesmo com o ERE, houve a possibilidade de realização das atividades não obrigatórias, as quais foram ajustadas ao contexto on-line, sendo que tais experiências auxiliaram os estudantes na transição para o ensino superior. Dentre as implicações práticas deste estudo está na construção de propostas pedagógicas que oportunizem aos estudantes a participação em atividades não obrigatórias ou extracurriculares e que viabilizem a presença dos mesmos nestas experiências, por meio da revisão da carga didática obrigatória e do suporte para a realização das mesmas, tais como: espaço físico, recursos materiais e bolsas, além da presença de docentes na orientação das atividades.

     

  • Keywords
  • Atividades extracurriculares, Adaptação, Sucesso acadêmico, Formação universitária.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
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Apresentação

Prezadas e prezados congressistas e demais leitores, te apresentamos o E-book dos Anais do XI CLABES – Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior, celebrado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022 na Universidade Católica de Brasília, na cidade de Brasília, Brasil.

Neste XI CLABES tivemos como temática central os Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior. Assim, ao abordar a temática do abandono e da permanência na educação superior compreendemos a necessidade de revisitar conceitos, estratégias e práticas que envolvam a ideia de continuidade da educação e a importância da aproximação dos diferentes níveis e etapas do sistema educativo como um todo.

Nesse sentido, a temática do Abandono e da Permanência é abordada a partir de diferentes fatores e aspectos, os quais estão distribuídos em cinco linhas temáticas, quais sejam:

Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono

Linha 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica

Linha 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência

Linha 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)

Linha 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono

Nesta edição, foram submetidos 157 trabalhos, destes 137 foram aprovados para apresentação no evento. Sendo 27 na Linha 1, 20 trabalhos na Linha 2, 14 na Linha 3, 46 na Linha 4 e 23 na Linha 5. Dos 130 trabalhos apresentados, contamos com a participação de pesquisadores dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Ecuador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Portugal e Uruguay.

Pelas pesquisas e trabalhos apresentados, notamos o crescimento de abordagens sobre as Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para a redução do abandono. Nesse sentido, no XI CLABES, por meio dos pesquisadores, autores dos artigos, foram apresentadas reflexões e ações que valorizam a educação, objetivando a permanência com equidade, qualidade e o sucesso acadêmico.

Nesta direção, esperamos que o conteúdo desde E-book de Anais brinde um debate aberto para o desenvolvimento da área de conhecimento sobre o abandono e permanência estudantil, assim como auxilie a fortalecer argumentações e diálogos, com o intuito de alcançar Políticas Públicas e garantir o direito a educação de qualidade a toda a população.

Os textos aqui apresentados demostram o comprometimento dos investigadores, estudantes, docentes, gestores, com o desenvolvimento e fortalecimento de reflexões e iniciativas que sustentam o valor da educação, neste caso mais proximamente da educação superior, e a corresponsabilidade de seus atores no cenário, principalmente, da América Latina.

Desejo uma frutífera leitura.

Pricila Kohls-Santos

Presidente do XI CLABES.

Universidade Católica de Brasília

 

  • Linha 1: Fatores associados ao abandono. Tipos e perfis de abandono
  • Linha 2: Articulação da educação superior com o ensino médio
  • Linha 3: Práticas curriculares para reduzir a evasão.
  • Linha 4: Práticas de integração universitária para reduzir o abandono
  • Linha 5: Políticas nacionais e gestão institucional para reduzir a evasão

Comissão Científica

Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – UCB/Brasil - Presidente da Comissão Científica
Profª. Dr. Adriana Justin Cerveiro Kampff – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Bettina Steren dos Santos – PUCRS/Brasil
Profª. Dr. Carla Spagnolo – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa – UCB/Brasil
Prof. Dr. Celio da Cunha – UCB/Brasil
Profª. Dr. Elisabete Cerutti – URI/Brasil
Prof. Dr. Eduardo Amadeu Moresi – UCB/Brasil
Prof. Dr. Geraldo Caliman – UCB/Brasil
Profª. Dr. Johana Vásquez Velásquez – UNAL/Colombia
Profª Dr. Lúcia Mari Martins Giraffa – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Lucio Dantas – UCB/Brasil
Profª. Dr. Magda Campillo Labrandero – UNAM/Mexico
Profª. Dr. Marilene Batista da Cruz Nascimento – UFS/Brasil
Profª. Dr. Marilene Dalla Corte – UFSM/Brasil
Profª. Dr. Marília Costa Morosini – PUCRS/Brasil
Prof. Dr. Martín Saino – UNC/Argentina
Prof. Dr. Miguel Aurelio Alonso Garcia – UCM/Espanha
Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos – UCB/Brasil
Prof. Dr. Rafael Rey – UDELAR/Uruguay
Prof. Dr. Rodrigo del Valle Martin – UCT/Chile
Profª. Dr. Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC/Brasil
Profª. Dr. Sirlei de Lourdes Lauxen – UNICRUZ/Brasil
Profª. Dr. Valdivina Alves Ferreira – UCB/Brasil
Profª. Dr. Vera Lúcia Felicetti – UNILASALLE/Brasil

Comissão Organizadora

Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos
Profª. Ms. Patricia Estrada Mejía
Mestranda Ana Carolina Ribeiro Hee