Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre os métodos de alvenaria estrutural e concreto armado, visando analisar seus custos e tempos de execução em uma edificação térrea unifamiliar. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa detalhada sobre os princípios e características de cada método construtivo destacando suas vantagens e desvantagens. Em seguida, foi utilizado um projeto em alvenaria estrutural, o qual foi cedido por uma construtora com canteiro de obra em execução na cidade de Ponta Grossa e redimensionado para concreto armado, considerando os cálculos de esforços estruturais necessários. A partir desses projetos, um estudo minucioso de custos foi conduzido levando em conta todos os materiais, mão de obra e outros recursos necessários para a execução de cada modelo. Além disso, o tempo estimado para a conclusão de cada edificação também foi analisado considerando fatores como agilidade na execução e disponibilidade de materiais. Dessa forma, o objetivo final é determinar qual dos métodos oferece a melhor relação custo-benefício para a construção da edificação em questão. Os resultados obtidos são fundamentais para auxiliar profissionais da construção civil e proprietários de imóveis na tomada de decisão sobre o método construtivo mais adequado para suas necessidades, considerando não apenas aspectos econômicos, mas também de desempenho e eficiência construtiva.
Esta coletânea de caráter muldiciplinar apresenta uma compilação de estudos técnico-científicos inovadores e aprofundados de diferentes áreas do conhecimento. A coletânea é constituída de artigos apresentados em cada uma das áreas temáticas do III UniSIAE - Semana Integrada de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Engenharias Civil, Mecânica, de Produção e Software, realizado na UniCesumar de Ponta Grossa entre os dias 28 de outrubro a 01 de novembro de 2024.
Tanto o evento precursor desta publicação quanto a coletânea em si estão alinhados à política institucional de fomento à pesquisa acadêmica, destacando-a como um princípio educativo que impulsiona a prática pedagógica no ambiente universitário. O propósito é desenvolver uma habilidade constante de questionamento reconstrutivo para a formação humana e profissional, visando a formação de indivíduos capacitados e compromissados com a busca por soluções para os desafios contemporâneos.
Esperamos que a divulgação desta coletânea contribua para disseminar esses estudos na comunidade científica, inspirando acadêmicos e pesquisadores a explorarem inovações e aplicações em diversas áreas do conhecimento.
Além da orientação para as referências e citações, as demais formatações do trabalho devem seguir os padrões nacionais da ABNT disponível no documento “Princípios Gerais para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmico- Científicos” disponível no ambiente Studeo.
Considera-se fraude acadêmica tudo o que provem de plágio, ou seja, a ação de se apropriar de ideias, pensamentos, artigos ou partes desses sem citar a fonte. Essa atitude, além de ser repudiada pelo meio acadêmico que, acima de tudo, valoriza o mérito intelectual, configura-se em crime previsto na Lei de Direitos Autorais. Para efeito deste regulamento, será considerado como plágio, todo o texto em que for detectado algum tipo de violação de direito autoral, conforme previsto na legislação em vigor, Lei 9.610 (Lei de Direitos Autorais e previsto em Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184) – Código Penal.
Comissão Organizadora
Membros dirigentes CREA-JR da Faculdade Cesumar de Ponta Grossa
Comissão Científica
Dr. Adalci Leite Torres
Dra. Carla Cristiane Sokulski
Dra. Flávia Sayuri Arakawa
Msc. Jeanine Mafra Migliorini
Dr. Kevin Maurício Menon Ribeiro
Msc. Maicon Ramon Bueno
Dr. Marcos Monteiro Junior
Adalci leite Torres. E-mail: adalci.torres@unicesumar.edu.br
Flávia Sayuri Arakawa. E-mail: flavia.arakawa@unicesumar.edu.br
Jeanine Mafra Migliorini. E-mail: jeanine.migliorini@unicesumar.edu.br
Maicon Ramon Bueno. E-mail: maicon.bueno@unicesumar.edu.br
CONSELHO EDITORIAL - COMITÊ ORGANIZADOR
Adalci Leite Torres - Professor Doutor do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (adalci.torres@unicesumar.edu.br)
Flávia Sayuri Arakawa - Professora Doutora do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (flavia.arakawa@unicesumar.edu.br)
Jeanine Mafra Migliorini - Professora Mestre do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (jeanine.milgiorini@unicesumar.edu.br)
Kevin Maurício Menon Ribeiro - Professor Doutor do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa.
Maicon Ramon Bueno - Mestre Coordenador do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (maicon.bueno@unicesumar.edu.br)
CONSELHO EDITORIAL - COMITÊ REVISOR
Dr. Adalci Leite Torres - Professor Doutor do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (adalci.torres@unicesumar.edu.br)
Dra. Flávia Sayuri Arakawa - Professora Doutora do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (flavia.arakawa@unicesumar.edu.br)
Msc. Jeanine Mafra Migliorini - Professora Mestre do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (jeanine.milgiorini@unicesumar.edu.br)
Dr. Kevin Maurício Menon Ribeiro - Professor Doutor do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa.
Msc. Maicon Ramon Bueno - Coordenador do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (maicon.bueno@unicesumar.edu.br)
Msc. Carla Cristiane Sokulski - Professora Doutora do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (carla.sokulski@unicesumar.edu.br)
Dr. Marcos Monteiro Junior- Professor Doutora do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (marcos.monteiro@unicesumar.edu.br)
FACULDADE CESUMAR DE PONTA GROSSA
Rua: Desembargador Westphalem, 60 - Oficinas, Ponta Grossa - PR, 84036-350
Telefone: (42) 3700 -2250
https://doity.com.br/anais/-UniSIAE