Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre dois tipos de lajes amplamente utilizadas na construção civil: a laje nervurada e a laje maciça. A laje nervurada, caracterizada pela utilização de cubetas de 80x80 cm e uma espessura total de 30 cm, oferece vantagens como a redução do peso estrutural e a economia de concreto, sendo ideal para projetos com grandes vãos. Por outro lado, a laje maciça, com espessura uniforme de 20 cm, destaca-se pela simplicidade na execução e rapidez de construção, tornando-se uma opção confiável em obras que priorizam agilidade. Ambas as soluções foram modeladas utilizando o software AltoQi Eberick Profissional, que permitiu simular cargas e deformações, fornecendo uma visão detalhada do desempenho estrutural de cada laje. O estudo conclui que, enquanto a laje nervurada proporciona uma maior eficiência no uso de materiais, a laje maciça se sobressai pela praticidade e menor tempo de execução, sendo cada uma adequada a diferentes tipos de projetos, dependendo das necessidades específicas.
Esta coletânea de caráter muldiciplinar apresenta uma compilação de estudos técnico-científicos inovadores e aprofundados de diferentes áreas do conhecimento. A coletânea é constituída de artigos apresentados em cada uma das áreas temáticas do III UniSIAE - Semana Integrada de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Engenharias Civil, Mecânica, de Produção e Software, realizado na UniCesumar de Ponta Grossa entre os dias 28 de outrubro a 01 de novembro de 2024.
Tanto o evento precursor desta publicação quanto a coletânea em si estão alinhados à política institucional de fomento à pesquisa acadêmica, destacando-a como um princípio educativo que impulsiona a prática pedagógica no ambiente universitário. O propósito é desenvolver uma habilidade constante de questionamento reconstrutivo para a formação humana e profissional, visando a formação de indivíduos capacitados e compromissados com a busca por soluções para os desafios contemporâneos.
Esperamos que a divulgação desta coletânea contribua para disseminar esses estudos na comunidade científica, inspirando acadêmicos e pesquisadores a explorarem inovações e aplicações em diversas áreas do conhecimento.
Além da orientação para as referências e citações, as demais formatações do trabalho devem seguir os padrões nacionais da ABNT disponível no documento “Princípios Gerais para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmico- Científicos” disponível no ambiente Studeo.
Considera-se fraude acadêmica tudo o que provem de plágio, ou seja, a ação de se apropriar de ideias, pensamentos, artigos ou partes desses sem citar a fonte. Essa atitude, além de ser repudiada pelo meio acadêmico que, acima de tudo, valoriza o mérito intelectual, configura-se em crime previsto na Lei de Direitos Autorais. Para efeito deste regulamento, será considerado como plágio, todo o texto em que for detectado algum tipo de violação de direito autoral, conforme previsto na legislação em vigor, Lei 9.610 (Lei de Direitos Autorais e previsto em Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184) – Código Penal.
Comissão Organizadora
Membros dirigentes CREA-JR da Faculdade Cesumar de Ponta Grossa
Comissão Científica
Dr. Adalci Leite Torres
Dra. Carla Cristiane Sokulski
Dra. Flávia Sayuri Arakawa
Msc. Jeanine Mafra Migliorini
Dr. Kevin Maurício Menon Ribeiro
Msc. Maicon Ramon Bueno
Dr. Marcos Monteiro Junior
Adalci leite Torres. E-mail: adalci.torres@unicesumar.edu.br
Flávia Sayuri Arakawa. E-mail: flavia.arakawa@unicesumar.edu.br
Jeanine Mafra Migliorini. E-mail: jeanine.migliorini@unicesumar.edu.br
Maicon Ramon Bueno. E-mail: maicon.bueno@unicesumar.edu.br
CONSELHO EDITORIAL - COMITÊ ORGANIZADOR
Adalci Leite Torres - Professor Doutor do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (adalci.torres@unicesumar.edu.br)
Flávia Sayuri Arakawa - Professora Doutora do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (flavia.arakawa@unicesumar.edu.br)
Jeanine Mafra Migliorini - Professora Mestre do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (jeanine.milgiorini@unicesumar.edu.br)
Kevin Maurício Menon Ribeiro - Professor Doutor do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa.
Maicon Ramon Bueno - Mestre Coordenador do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (maicon.bueno@unicesumar.edu.br)
CONSELHO EDITORIAL - COMITÊ REVISOR
Dr. Adalci Leite Torres - Professor Doutor do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (adalci.torres@unicesumar.edu.br)
Dra. Flávia Sayuri Arakawa - Professora Doutora do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (flavia.arakawa@unicesumar.edu.br)
Msc. Jeanine Mafra Migliorini - Professora Mestre do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (jeanine.milgiorini@unicesumar.edu.br)
Dr. Kevin Maurício Menon Ribeiro - Professor Doutor do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa.
Msc. Maicon Ramon Bueno - Coordenador do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (maicon.bueno@unicesumar.edu.br)
Msc. Carla Cristiane Sokulski - Professora Doutora do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (carla.sokulski@unicesumar.edu.br)
Dr. Marcos Monteiro Junior- Professor Doutora do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (marcos.monteiro@unicesumar.edu.br)
FACULDADE CESUMAR DE PONTA GROSSA
Rua: Desembargador Westphalem, 60 - Oficinas, Ponta Grossa - PR, 84036-350
Telefone: (42) 3700 -2250
https://doity.com.br/anais/-UniSIAE