ANÁLISE PRODUTIVA DE BIOGAS E FERTILIDADE DO DIGESTATO ATRAVÉS DOS DEJETOS DE OVINOS E DA SILAGEM DE MILHO

  • Autor
  • Willian Ataides Stadler
  • Co-autores
  • Vinícius do Carmo
  • Resumo
  • A biodigestão é o processo amplamente utilizado nos sistemas de suinocultura, bovinocultura e avicultura para o correto manejo e destinação dos dejetos animais e outros resíduos, contribuindo para a redução dos riscos de contaminação ao ambiente. O presente estudo analisou a possibilidade de utilização da biodigestão na ovinocultura e na silagem de milho visando mensurar o seu potencial na produção do biogás. O desenvolvimento de um sistema de batelada com esterco ovino e silagem de milho com o intuito de determinar a sua viabilidade na produção de biogás, através de análises laboratoriais e instrumentais. Além disso, também estudou-se, a aplicação do digestato em mudas de alface. Os experimentos se iniciaram com a adição da biomassa nos biodigestores construídos para este fim, o tempo de digestão total foi de 60 dias. Durante esse tempo foram observados os seguintes processos: produção de gás mediante a temperatura diária, concentração de metano e a obtenção do digestato produzido. Na segunda etapa da pesquisa, em uma casa de vegetação o digestato (resultado da biodigestão do esterco ovino), serviu para o desenvolvimento de mudas de alface como biofertilizante. Para isso, utilizou-se um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 x 5 +1 (esterco ovino in natura, esterco ovino biodigerido e silagem biodigerida x doses de 5, 10, 20, 30 e 40g + testemunha). Os resultados evidenciaram que o rendimento produtivo de biogás para esterco ovino garante médias produtivas de 0,0323 m³ de biogás por kg de esterco adicionado desempenho promissor para o digestato produzido. Também foi possível verificar que o subproduto do biodigestor de esterco ovino, como fertilizante em alfaces, obteve resultados similares ao esterco in natura favorecendo o desenvolvimento da planta, mas toxidade nos tratamentos com digestato de silagem, com isso o biofertilizante de esterco ovino pode ser considerado como um subproduto viável à agricultura. 

  • Palavras-chave
  • Experimentação, Gás, Biofertilizante, Energia Renovável.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • AGRONOMIA
Voltar Download

Esta coletânea de caráter muldiciplinar apresenta uma compilação de estudos técnico-científicos inovadores e aprofundados de diferentes áreas do conhecimento. A coletânea é constituída de artigos apresentados em cada uma das áreas temáticas do III UniSIAE - Semana Integrada de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Engenharias Civil, Mecânica, de Produção e Software, realizado na UniCesumar de Ponta Grossa entre os dias 28 de outrubro a 01 de novembro de 2024.

Tanto o evento precursor desta publicação quanto a coletânea em si estão alinhados à política institucional de fomento à pesquisa acadêmica, destacando-a como um princípio educativo que impulsiona a prática pedagógica no ambiente universitário. O propósito é desenvolver uma habilidade constante de questionamento reconstrutivo para a formação humana e profissional, visando a formação de indivíduos capacitados e compromissados com a busca por soluções para os desafios contemporâneos.

Esperamos que a divulgação desta coletânea contribua para disseminar esses estudos na comunidade científica, inspirando acadêmicos e pesquisadores a explorarem inovações e aplicações em diversas áreas do conhecimento.

  1. A elaboração do trabalho deverá estar de acordo com manual de normas intitulado Princípios Gerais para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos da Faculdade Cesumar, disponibilizado digitalmente no ambiente on-line do Studeo, na disciplina TCC Institucional, bem como na página da Diretoria de Pesquisa da Mantenedora.
  2. Além da orientação para as referências e citações, as demais formatações do trabalho devem seguir os padrões nacionais da ABNT disponível no documento “Princípios Gerais para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmico- Científicos” disponível no ambiente Studeo.

  3. Considera-se fraude acadêmica tudo o que provem de plágio, ou seja, a ação de se apropriar de ideias, pensamentos, artigos ou partes desses sem citar a fonte. Essa atitude, além de ser repudiada pelo meio acadêmico que, acima de tudo, valoriza o mérito intelectual, configura-se em crime previsto na Lei de Direitos Autorais. Para efeito deste regulamento, será considerado como plágio, todo o texto em que for detectado algum tipo de violação de direito autoral, conforme previsto na legislação em vigor, Lei 9.610 (Lei de Direitos Autorais e previsto em Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184) – Código Penal.

  • AGRONOMIA
  • ENGENHARIA CIVIL
  • ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE
  • ENGENHARIA MECÂNICA
  • ARQUITETURA E URBANISMO

Comissão Organizadora

Membros dirigentes CREA-JR da Faculdade Cesumar de Ponta Grossa

Comissão Científica

Dr. Adalci Leite Torres

Dra. Carla Cristiane Sokulski

Dra. Flávia Sayuri Arakawa

Msc. Jeanine Mafra Migliorini

Dr. Kevin Maurício Menon Ribeiro

Msc. Maicon Ramon Bueno

Dr. Marcos Monteiro Junior

 

Adalci leite Torres. E-mail: adalci.torres@unicesumar.edu.br

Flávia Sayuri Arakawa.  E-mail: flavia.arakawa@unicesumar.edu.br

Jeanine Mafra Migliorini. E-mail: jeanine.migliorini@unicesumar.edu.br

Maicon Ramon Bueno. E-mail: maicon.bueno@unicesumar.edu.br

CONSELHO EDITORIAL - COMITÊ ORGANIZADOR

Adalci Leite Torres - Professor Doutor do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (adalci.torres@unicesumar.edu.br)

Flávia Sayuri Arakawa - Professora Doutora do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (flavia.arakawa@unicesumar.edu.br)

Jeanine Mafra Migliorini - Professora Mestre do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (jeanine.milgiorini@unicesumar.edu.br)

Kevin Maurício Menon Ribeiro - Professor Doutor do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa.

Maicon Ramon Bueno - Mestre Coordenador do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (maicon.bueno@unicesumar.edu.br)

 

CONSELHO EDITORIAL - COMITÊ REVISOR

Dr. Adalci Leite Torres - Professor Doutor do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (adalci.torres@unicesumar.edu.br)

Dra. Flávia Sayuri Arakawa - Professora Doutora do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (flavia.arakawa@unicesumar.edu.br)

Msc. Jeanine Mafra Migliorini - Professora Mestre do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (jeanine.milgiorini@unicesumar.edu.br)

Dr. Kevin Maurício Menon Ribeiro - Professor Doutor do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa.

Msc. Maicon Ramon Bueno -  Coordenador do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (maicon.bueno@unicesumar.edu.br)

Msc. Carla Cristiane Sokulski -  Professora Doutora do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (carla.sokulski@unicesumar.edu.br)

Dr. Marcos Monteiro Junior-  Professor Doutora do Centro de Ciência Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar de Ponta Grossa. (marcos.monteiro@unicesumar.edu.br)

FACULDADE CESUMAR DE PONTA GROSSA 

Rua: Desembargador Westphalem, 60 - Oficinas, Ponta Grossa - PR, 84036-350

Telefone: (42) 3700 -2250

https://doity.com.br/anais/-UniSIAE