O ESPAÇO RURAL COMO REFÚGIO: PROPOSTA ARQUITETÔNICA PARA O HOTEL FAZENDA CANTO AZUL

  • Autor
  • Ester do Carmo
  • Co-autores
  • Andressa Maria Woytowicz Ferrari
  • Resumo
  • RESUMO

    Em um cenário social marcado pelo crescimento de transtornos mentais, como estresse, ansiedade e depressão, impulsionados pelo estilo de vida urbano e pela desconexão com a natureza, o turismo rural se destaca como uma estratégia eficaz para a promoção da saúde mental e bem-estar. Diante dessa demanda e da ausência de hotéis fazenda no município, esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de um anteprojeto hoteleiro em contexto campestre, visando o bem-estar e o turismo na região de Ponta Grossa – PR. O objetivo central do estudo foi desenvolver o anteprojeto arquitetônico do Hotel Fazenda Canto Azul no perímetro rural de Ponta Grossa, a fim de promover um ambiente de recreação e contato com a natureza. A metodologia adotada incluiu pesquisa bibliográfica, pesquisa exploratória por meio de um formulário online (142 respostas) que confirmou o alto interesse local (mais de 84%), além de visitas in loco e pesquisa documental, considerando a legislação municipal e as áreas de conservação do Distrito de Itaiacoca, como a APA Escarpa Devoniana. O anteprojeto, que procurou atender à categoria 3 estrelas, foi concebido sob o conceito da Gralha Azul (ave símbolo do Paraná) e do pinhão, visando a integração com o terreno e a mínima interferência na natureza. A proposta utiliza técnicas construtivas sustentáveis, como Wood Frame e telhado verde, e organiza-se em diversos setores, incluindo 4 suítes, 12 chalés, espaço para eventos, centro equestre e áreas de lazer (piscinas e bar). O anteprojeto prevê a manutenção das atividades agropecuárias existentes, permitindo a interação dos hóspedes com a vivência rural por meio de cavalgadas e trilhas. Conclui-se que o anteprojeto atende à demanda crescente por vivências autênticas e restauradoras, está em conformidade com os requisitos técnicos e legais, e contribui para o fortalecimento do turismo e a valorização do patrimônio natural e cultural de Ponta Grossa.

  • Palavras-chave
  • Natureza. Saúde mental. Turismo rural.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • ARQUITETURA E URBANISMO
Voltar Download

Esta coletânea de caráter muldiciplinar apresenta uma compilação de estudos técnico-científicos inovadores e aprofundados de diferentes áreas do conhecimento. A coletânea é constituída de artigos apresentados em cada uma das áreas temáticas do IV UniSIAE - Semana Integrada de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Engenharias Civil, Mecânica, de Produção e Software, realizado na UniCesumar de Ponta Grossa entre os dias 28 de outrubro a 18 de novembro de 2025.

Tanto o evento precursor desta publicação quanto a coletânea em si estão alinhados à política institucional de fomento à pesquisa acadêmica, destacando-a como um princípio educativo que impulsiona a prática pedagógica no ambiente universitário. O propósito é desenvolver uma habilidade constante de questionamento reconstrutivo para a formação humana e profissional, visando a formação de indivíduos capacitados e compromissados com a busca por soluções para os desafios contemporâneos.

Esperamos que a divulgação desta coletânea contribua para disseminar esses estudos na comunidade científica, inspirando acadêmicos e pesquisadores a explorarem inovações e aplicações em diversas áreas do conhecimento.

  1. A elaboração do trabalho deverá estar de acordo com manual de normas intitulado Princípios Gerais para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos da Faculdade Cesumar, disponibilizado digitalmente no ambiente on-line do Studeo, na disciplina TCC Institucional, bem como na página da Diretoria de Pesquisa da Mantenedora.
  2. Além da orientação para as referências e citações, as demais formatações do trabalho devem seguir os padrões nacionais da ABNT disponível no documento “Princípios Gerais para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmico- Científicos” disponível no ambiente Studeo.

  3. Considera-se fraude acadêmica tudo o que provem de plágio, ou seja, a ação de se apropriar de ideias, pensamentos, artigos ou partes desses sem citar a fonte. Essa atitude, além de ser repudiada pelo meio acadêmico que, acima de tudo, valoriza o mérito intelectual, configura-se em crime previsto na Lei de Direitos Autorais. Para efeito deste regulamento, será considerado como plágio, todo o texto em que for detectado algum tipo de violação de direito autoral, conforme previsto na legislação em vigor, Lei 9.610 (Lei de Direitos Autorais e previsto em Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184) – Código Penal.

  • AGRONOMIA
  • ARQUITETURA E URBANISMO
  • ENGENHARIA CIVIL
  • ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE
  • ENGENHARIA MECÂNICA

Comissão Organizadora

Maicon Ramon Bueno

Comissão Científica

Dr. Adalci Leite Torres

Dra. Flávia Sayuri Arakawa

Msc. Jeanine Mafra Migliorini

Dr. Kevin Maurício Menon Ribeiro

Msc. Maicon Ramon Bueno

Msc. Jessyca Kawana Franquitto

 

Adalci leite Torres. E-mail: adalci.torres@unicesumar.edu.br

Flávia Sayuri Arakawa.  E-mail: flavia.arakawa@unicesumar.edu.br

Jeanine Mafra Migliorini. E-mail: jeanine.migliorini@unicesumar.edu.br

Maicon Ramon Bueno. E-mail: maicon.bueno@unicesumar.edu.br

https://doity.com.br/anais/-UniSIAE