PARQUE SENSORIAL E CENTRO DE APOIO À PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – ARQUITETURA COMO INSTRUMENTO TERAPÊUTICO E DE INCLUSÃO

  • Autor
  • Daniele Piaceny de Lara
  • Co-autores
  • Paola Gomes Deganutti
  • Resumo
  •  

    O crescente aumento nos diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas últimas décadas tem ampliado a necessidade de repensar os espaços urbanos e terapêuticos, de forma que atendam às demandas sensoriais, emocionais e sociais de pessoas neurodivergentes. Nesse contexto, a arquitetura assume papel fundamental na criação de ambientes que acolhem, estimulam e promovem a inclusão. O presente artigo tem como objetivo o desenvolvimento do anteprojeto arquitetônico de um Parque Sensorial e Centro de Apoio à Pessoa com TEA, para ser implantado no município de Palmeira – PR. A proposta busca criar um espaço terapêutico e inclusivo, fundamentado nos princípios da neuroarquitetura e da arquitetura sensorial, com foco na promoção do bem-estar e da socialização de pessoas com TEA. Para a consolidação do estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, análises de correlatos nacionais e internacionais, e o estudo físico do terreno, possibilitando a definição de diretrizes projetuais que orientaram a implantação, o partido arquitetônico e o desenvolvimento da trilha sensorial. O projeto integra o ambiente natural e o construído, promovendo o equilíbrio entre estímulos e tranquilidade, por meio de áreas terapêuticas, de lazer e convivência. A proposta final reforça o papel da arquitetura como instrumento de cuidado e inclusão, capaz de contribuir positivamente para o desenvolvimento cognitivo e emocional de seus usuários.

  • Palavras-chave
  • Arquitetura Sensorial, Inclusão, Transtorno do Espectro Autista.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • ARQUITETURA E URBANISMO
Voltar Download

Esta coletânea de caráter muldiciplinar apresenta uma compilação de estudos técnico-científicos inovadores e aprofundados de diferentes áreas do conhecimento. A coletânea é constituída de artigos apresentados em cada uma das áreas temáticas do IV UniSIAE - Semana Integrada de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Engenharias Civil, Mecânica, de Produção e Software, realizado na UniCesumar de Ponta Grossa entre os dias 28 de outrubro a 18 de novembro de 2025.

Tanto o evento precursor desta publicação quanto a coletânea em si estão alinhados à política institucional de fomento à pesquisa acadêmica, destacando-a como um princípio educativo que impulsiona a prática pedagógica no ambiente universitário. O propósito é desenvolver uma habilidade constante de questionamento reconstrutivo para a formação humana e profissional, visando a formação de indivíduos capacitados e compromissados com a busca por soluções para os desafios contemporâneos.

Esperamos que a divulgação desta coletânea contribua para disseminar esses estudos na comunidade científica, inspirando acadêmicos e pesquisadores a explorarem inovações e aplicações em diversas áreas do conhecimento.

  1. A elaboração do trabalho deverá estar de acordo com manual de normas intitulado Princípios Gerais para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos da Faculdade Cesumar, disponibilizado digitalmente no ambiente on-line do Studeo, na disciplina TCC Institucional, bem como na página da Diretoria de Pesquisa da Mantenedora.
  2. Além da orientação para as referências e citações, as demais formatações do trabalho devem seguir os padrões nacionais da ABNT disponível no documento “Princípios Gerais para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmico- Científicos” disponível no ambiente Studeo.

  3. Considera-se fraude acadêmica tudo o que provem de plágio, ou seja, a ação de se apropriar de ideias, pensamentos, artigos ou partes desses sem citar a fonte. Essa atitude, além de ser repudiada pelo meio acadêmico que, acima de tudo, valoriza o mérito intelectual, configura-se em crime previsto na Lei de Direitos Autorais. Para efeito deste regulamento, será considerado como plágio, todo o texto em que for detectado algum tipo de violação de direito autoral, conforme previsto na legislação em vigor, Lei 9.610 (Lei de Direitos Autorais e previsto em Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184) – Código Penal.

  • AGRONOMIA
  • ARQUITETURA E URBANISMO
  • ENGENHARIA CIVIL
  • ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
  • ENGENHARIA DE SOFTWARE
  • ENGENHARIA MECÂNICA

Comissão Organizadora

Maicon Ramon Bueno

Comissão Científica

Dr. Adalci Leite Torres

Dra. Flávia Sayuri Arakawa

Msc. Jeanine Mafra Migliorini

Dr. Kevin Maurício Menon Ribeiro

Msc. Maicon Ramon Bueno

Msc. Jessyca Kawana Franquitto

 

Adalci leite Torres. E-mail: adalci.torres@unicesumar.edu.br

Flávia Sayuri Arakawa.  E-mail: flavia.arakawa@unicesumar.edu.br

Jeanine Mafra Migliorini. E-mail: jeanine.migliorini@unicesumar.edu.br

Maicon Ramon Bueno. E-mail: maicon.bueno@unicesumar.edu.br

https://doity.com.br/anais/-UniSIAE