O presente artigo propõe o desenvolvimento de um Centro Comunitário Infantojuvenil na
cidade de Ponta Grossa (PR), denominado PIÁ, com o objetivo de promover inclusão social,
desenvolvimento cultural e fortalecimento comunitário por meio da arquitetura. A proposta
busca oferecer à população jovem em situação de vulnerabilidade espaços integrados para
educação, esporte, arte e convivência, valorizando a identidade cultural local e incorporando
referências da cultura indígena paranaense, da qual deriva o termo “piá”. A pesquisa
fundamenta-se em uma abordagem qualitativa e bibliográfica, apoiada em diagnósticos
socioespaciais e análises históricas sobre políticas públicas e arquitetura social no Brasil. O
estudo parte da compreensão de que os centros comunitários são instrumentos essenciais de
transformação urbana e humana, atuando como espaços de cidadania e pertencimento. Assim,
o projeto arquitetônico busca requalificar a relação entre espaço e sociedade, traduzindo, por
meio do desenho arquitetônico, os valores de coletividade, acolhimento e futuro.
Esta coletânea de caráter muldiciplinar apresenta uma compilação de estudos técnico-científicos inovadores e aprofundados de diferentes áreas do conhecimento. A coletânea é constituída de artigos apresentados em cada uma das áreas temáticas do IV UniSIAE - Semana Integrada de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Engenharias Civil, Mecânica, de Produção e Software, realizado na UniCesumar de Ponta Grossa entre os dias 28 de outrubro a 18 de novembro de 2025.
Tanto o evento precursor desta publicação quanto a coletânea em si estão alinhados à política institucional de fomento à pesquisa acadêmica, destacando-a como um princípio educativo que impulsiona a prática pedagógica no ambiente universitário. O propósito é desenvolver uma habilidade constante de questionamento reconstrutivo para a formação humana e profissional, visando a formação de indivíduos capacitados e compromissados com a busca por soluções para os desafios contemporâneos.
Esperamos que a divulgação desta coletânea contribua para disseminar esses estudos na comunidade científica, inspirando acadêmicos e pesquisadores a explorarem inovações e aplicações em diversas áreas do conhecimento.
Além da orientação para as referências e citações, as demais formatações do trabalho devem seguir os padrões nacionais da ABNT disponível no documento “Princípios Gerais para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmico- Científicos” disponível no ambiente Studeo.
Considera-se fraude acadêmica tudo o que provem de plágio, ou seja, a ação de se apropriar de ideias, pensamentos, artigos ou partes desses sem citar a fonte. Essa atitude, além de ser repudiada pelo meio acadêmico que, acima de tudo, valoriza o mérito intelectual, configura-se em crime previsto na Lei de Direitos Autorais. Para efeito deste regulamento, será considerado como plágio, todo o texto em que for detectado algum tipo de violação de direito autoral, conforme previsto na legislação em vigor, Lei 9.610 (Lei de Direitos Autorais e previsto em Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184) – Código Penal.
Comissão Organizadora
Maicon Ramon Bueno
Comissão Científica
Dr. Adalci Leite Torres
Dra. Flávia Sayuri Arakawa
Msc. Jeanine Mafra Migliorini
Dr. Kevin Maurício Menon Ribeiro
Msc. Maicon Ramon Bueno
Msc. Jessyca Kawana Franquitto
Adalci leite Torres. E-mail: adalci.torres@unicesumar.edu.br
Flávia Sayuri Arakawa. E-mail: flavia.arakawa@unicesumar.edu.br
Jeanine Mafra Migliorini. E-mail: jeanine.migliorini@unicesumar.edu.br
Maicon Ramon Bueno. E-mail: maicon.bueno@unicesumar.edu.br
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