O estudo avaliou o efeito da aplicação do fungo Trichoderma spp. associado a tratamentos biológicos e químicos de sementes na cultura do feijão comum (Phaseolus vulgaris L.). O experimento foi conduzido em campo, utilizando delineamento em blocos casualizados com seis tratamentos e cinco repetições. Foram comparadas diferentes combinações de aplicação do Trichoderma spp. nos estádios fenológicos V4 e R1. As variáveis analisadas incluíram peso de mil grãos (PMG), massa de feijão limpo, produção de palhada e produtividade. Os resultados demonstraram que os tratamentos biológicos apresentaram desempenho superior aos químicos, destacando-se o tratamento biológico com Trichoderma spp. aplicado no estádio R1, que obteve maior produtividade (5.166 kg ha?¹) e melhor qualidade comercial dos grãos. O tratamento V4 apresentou o maior PMG (280,4 g), indicando maior densidade e qualidade fisiológica das sementes. Observou-se correlação negativa entre palhada e produtividade, evidenciando destinação preferencial de assimilados às estruturas reprodutivas. Conclui-se que o manejo biológico com Trichoderma spp. é tecnicamente eficiente e economicamente viável, constituindo alternativa sustentável ao uso de defensivos químicos.
Esta coletânea de caráter muldiciplinar apresenta uma compilação de estudos técnico-científicos inovadores e aprofundados de diferentes áreas do conhecimento. A coletânea é constituída de artigos apresentados em cada uma das áreas temáticas do IV UniSIAE - Semana Integrada de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Engenharias Civil, Mecânica, de Produção e Software, realizado na UniCesumar de Ponta Grossa entre os dias 28 de outrubro a 18 de novembro de 2025.
Tanto o evento precursor desta publicação quanto a coletânea em si estão alinhados à política institucional de fomento à pesquisa acadêmica, destacando-a como um princípio educativo que impulsiona a prática pedagógica no ambiente universitário. O propósito é desenvolver uma habilidade constante de questionamento reconstrutivo para a formação humana e profissional, visando a formação de indivíduos capacitados e compromissados com a busca por soluções para os desafios contemporâneos.
Esperamos que a divulgação desta coletânea contribua para disseminar esses estudos na comunidade científica, inspirando acadêmicos e pesquisadores a explorarem inovações e aplicações em diversas áreas do conhecimento.
Além da orientação para as referências e citações, as demais formatações do trabalho devem seguir os padrões nacionais da ABNT disponível no documento “Princípios Gerais para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmico- Científicos” disponível no ambiente Studeo.
Considera-se fraude acadêmica tudo o que provem de plágio, ou seja, a ação de se apropriar de ideias, pensamentos, artigos ou partes desses sem citar a fonte. Essa atitude, além de ser repudiada pelo meio acadêmico que, acima de tudo, valoriza o mérito intelectual, configura-se em crime previsto na Lei de Direitos Autorais. Para efeito deste regulamento, será considerado como plágio, todo o texto em que for detectado algum tipo de violação de direito autoral, conforme previsto na legislação em vigor, Lei 9.610 (Lei de Direitos Autorais e previsto em Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184) – Código Penal.
Comissão Organizadora
Maicon Ramon Bueno
Comissão Científica
Dr. Adalci Leite Torres
Dra. Flávia Sayuri Arakawa
Msc. Jeanine Mafra Migliorini
Dr. Kevin Maurício Menon Ribeiro
Msc. Maicon Ramon Bueno
Msc. Jessyca Kawana Franquitto
Adalci leite Torres. E-mail: adalci.torres@unicesumar.edu.br
Flávia Sayuri Arakawa. E-mail: flavia.arakawa@unicesumar.edu.br
Jeanine Mafra Migliorini. E-mail: jeanine.migliorini@unicesumar.edu.br
Maicon Ramon Bueno. E-mail: maicon.bueno@unicesumar.edu.br
https://doity.com.br/anais/-UniSIAE