A cenoura (Daucus carota L.) é uma das hortaliças mais relevantes do ponto de vista econômico e nutricional, destacando-se como fonte de pró-vitamina A. A adoção de práticas agrícolas sustentáveis, como o uso de bioestimulantes naturais, pode contribuir significativamente para o aumento da produtividade e melhoria da qualidade das raízes. Este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos de diferentes concentrações de ácidos húmicos, ácidos fúlvicos e extratos da alga Durvillaea potatorum no desenvolvimento radicular da cenoura. Serão testadas doses de 1 mL, 2 mL, 4 mL e 8 mL por planta, aplicadas uma única vez no sulco de plantio, em delineamento experimental em blocos ao acaso com quatro repetições. Serão avaliados o número de plantas, o peso das raízes e o rendimento total em kg/ha, comparando-se áreas tratadas e não tratadas. Espera-se que os compostos utilizados proporcionem maior crescimento radicular, aumento da massa fresca das raízes e melhoria na qualidade visual e sanitária, sem o aparecimento de fissuras ou doenças. A utilização desses compostos pode representar uma alternativa promissora ao uso de fertilizantes convencionais, contribuindo para práticas agrícolas mais sustentáveis e produtivas. O aprofundamento nesse tema poderá gerar novos conhecimentos que beneficiem tanto os agricultores quanto o meio ambiente.
Esta coletânea de caráter muldiciplinar apresenta uma compilação de estudos técnico-científicos inovadores e aprofundados de diferentes áreas do conhecimento. A coletânea é constituída de artigos apresentados em cada uma das áreas temáticas do IV UniSIAE - Semana Integrada de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Engenharias Civil, Mecânica, de Produção e Software, realizado na UniCesumar de Ponta Grossa entre os dias 28 de outrubro a 18 de novembro de 2025.
Tanto o evento precursor desta publicação quanto a coletânea em si estão alinhados à política institucional de fomento à pesquisa acadêmica, destacando-a como um princípio educativo que impulsiona a prática pedagógica no ambiente universitário. O propósito é desenvolver uma habilidade constante de questionamento reconstrutivo para a formação humana e profissional, visando a formação de indivíduos capacitados e compromissados com a busca por soluções para os desafios contemporâneos.
Esperamos que a divulgação desta coletânea contribua para disseminar esses estudos na comunidade científica, inspirando acadêmicos e pesquisadores a explorarem inovações e aplicações em diversas áreas do conhecimento.
Além da orientação para as referências e citações, as demais formatações do trabalho devem seguir os padrões nacionais da ABNT disponível no documento “Princípios Gerais para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmico- Científicos” disponível no ambiente Studeo.
Considera-se fraude acadêmica tudo o que provem de plágio, ou seja, a ação de se apropriar de ideias, pensamentos, artigos ou partes desses sem citar a fonte. Essa atitude, além de ser repudiada pelo meio acadêmico que, acima de tudo, valoriza o mérito intelectual, configura-se em crime previsto na Lei de Direitos Autorais. Para efeito deste regulamento, será considerado como plágio, todo o texto em que for detectado algum tipo de violação de direito autoral, conforme previsto na legislação em vigor, Lei 9.610 (Lei de Direitos Autorais e previsto em Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184) – Código Penal.
Comissão Organizadora
Maicon Ramon Bueno
Comissão Científica
Dr. Adalci Leite Torres
Dra. Flávia Sayuri Arakawa
Msc. Jeanine Mafra Migliorini
Dr. Kevin Maurício Menon Ribeiro
Msc. Maicon Ramon Bueno
Msc. Jessyca Kawana Franquitto
Adalci leite Torres. E-mail: adalci.torres@unicesumar.edu.br
Flávia Sayuri Arakawa. E-mail: flavia.arakawa@unicesumar.edu.br
Jeanine Mafra Migliorini. E-mail: jeanine.migliorini@unicesumar.edu.br
Maicon Ramon Bueno. E-mail: maicon.bueno@unicesumar.edu.br
https://doity.com.br/anais/-UniSIAE