O processo formativo dos professores, nas diversas áreas de atuação não considera, de forma satisfatória, os desafios das classes inclusivas e a prática pedagógica para atender alunos com alguma deficiência. A educação inclusiva é uma das importantes ações que visa contribuir para a inclusão da pessoa com deficiência nas diferentes etapas e modalidades de ensino (Infantil, Fundamental, Ensino Médio, Universitário ou Profissionalizante). Desta forma, há a necessidade que os atuais e os futuros professores de História reflitam sobre as metodologias, os recursos e as estratégias para o ensino dos conteúdos da área, visto que há, com frequência, a utilização de mapas para entendimento espacial, a análise de documentação, entre outros elementos que compõe a construção e a pesquisa em História. Posto isso, o presente trabalho analisará a metodologia de ensino empregues pelos professores, no caso do curso de História da UFAL, através de revisão bibliográfica e do relato da experiência pessoal de sua autora com classes inclusivas.
O Encontro Nacional de História do Sertão, promovido pelo curso de História da UFAL e com o apoio de outras instâncias do Campus do Sertão, ocorre uma vez ao ano desde 2013. O primeiro evento teve como tema os 50 Anos do Golpe de 1964: História, Memória e Historiografia, o segundo tratou de Memórias, Identidades e Territórios, o terceiro versou sobre Culturas Políticas, Oralidades e Tempo Presente, o quarto dos 100 Anos da Revolução Russa: Antinomias e desdobramentos nos séculos XX e XXI, agora, na quinta edição trataremos de A Interdisciplinaridade na História: diálogos entre política, economia, sociedade e cultura. No presente evento o foco estará nas grandes áreas da História, tratando das suas especificidades temáticas, conceituais, filiação de pesquisadores e história de cada uma. Além de reunir professores e pesquisadores de diversas partes do país, o encontro de história permitirá a discussão de temas interdisciplinares e transversais diante da variedade de pesquisas desenvolvidas pelos convidados.
Os encontros nacionais de História são acontecimentos que aliam ensino, pesquisa e extensão, envolvendo os estudantes ouvintes, os apresentadores de comunicações de pesquisa e a comunidade geral interessada nos temas debatidos. A pesquisa também é contemplada com a publicação dos anais do evento. A realização desses encontros atende a orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de História que salienta a necessidade do ensino ocorrer além da sala de aula e envolver a comunidade da região onde se localizam as instituições de ensino.
1. Preencher o formulário de inscrição com a opção correspondente a apresentação de trabalho em Simpósio Temático;
2. O trabalho deverá ser enviado/inscrito pelo autor (não pode ser enviado/inscrito por um coautor). Tratar-se-á do trabalho completo ou resumo;
3. E-mail em que será enviado o trabalho deve informar o nome, o e-mail do autor, o Simpósio Temático e anexar o texto (do resumo e/ou completo) na versão “documento do Word 2016”;
4. O arquivo em “documento do Word 2016” deve ser salvo com o nome do simpósio seguido do título do trabalho. Ex: Simpósio xxxxxx A reação estudantil a Lei Suplicy;
5. O trabalho deve estar vinculado a um dos Simpósios Temáticos;
6. Cabe aos autores e coautores decidirem, antes do envio, quem é autor e quem é coautor. Não serão aceitos pedidos de modificação após o envio/inscrição;
7. O trabalho só poderá ser enviado uma vez. Não serão aceitos (nem respondidos), seja qual for o motivo (envio sem querer do rascunho, erro no nome ou na lista dos autores ou coautores, etc.), pedidos de troca do trabalho, ou pedidos de modificação enviados por um autor ou um coautor. O autor deve verificar todas as informações antes do envio do trabalho;
8. O trabalho deverá trazer reflexões decorrentes de pesquisas concluídas ou em andamento ou ainda de experiências práticas realizadas, apresentando análises consistentes dos resultados alcançados;
9. Os critérios utilizados para a seleção dos trabalhos no V Encontro Nacional de História do Sertão são: a) Vinculação com o eixo temático; b) Fundamentação teórica; c) Coerência e coesão na argumentação; d) Apresentação de resultados parciais, ou conclusivos, de pesquisa em andamento ou concluída; e) Referencial bibliográfico ou informático pertinente à temática abordada; f) Discussão dos Dados ou Resultados Esperados (pesquisas em andamento);
10. A aprovação depende do conteúdo do trabalho apresentado e dos cuidados do texto quanto à gramática, à ortografia e às normas da ABNT.
11. O trabalho deverá, como previsto no item 5, obrigatoriamente, pertencer a um dos Simpósio Temáticos do V Encontro Nacional de História do Sertão. A ausência de indicação do Simpósio Temático impede a avaliação e, logo, leva à recusa do trabalho.
FORMATO DO RESUMO
12. O resumo deverá ser digitado em formato A4 e deve conter:
a) Título do trabalho em minúscula, justificado, negrito, tamanho 14, fonte Times New Roman;
b) O nome completo do autor e/ou do co-autor (máximo de um co-autor) sem abreviaturas, alinhados à direita abaixo do título. Mais abaixo, e-mail para contato, também alinhado à direita. Os dados de identificação do autor e/ou co-autor (titulação ou vínculo institucional) devem ser colocados abaixo do nome do/a autor/a.
c) O E-mail enviado deve indicar o Simpósio Temático ao qual se vincula o resumo;
d) Texto do resumo até 18 linhas contendo três palavras-chaves. O texto do resumo deve ser digitado em espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12;
Exemplo:
A REAÇÃO ESTUDANTIL A LEI SUPLICY EM SERGIPE, 1964-1967
Prof. Dr. José Vieira da Cruz (UFAL)
Vínculo institucional
E-mail: xxxxxxx
RESUMO
A presente comunicação objetiva apresentar uma discussão a respeito da reação dos estudantes universitários à Lei Suplicy, no estado de Sergipe, no período de 1964 a 1967. Sancionada em novembro de 1964, a nova lei regulamentava as atividades estudantis e o funcionamento de suas entidades representativas, admitia atividades cívicas, mas proibia manifestações políticas. A implantação desse dispositivo exigia a adequação dos estatutos e das normas regimentais tanto das Instituições de Ensino Superior como, sobretudo, das organizações estudantis. Em torno dessa legislação, esta comunicação examina parte da correspondência expedida e recebida entre os órgãos de representação estudantil e as Instituições de Ensino Superior existentes no estado, das notícias e de entrevistas realizadas com atores sociais que vivenciaram o período para entender como os universitários sergipanos reagiram a implantação da Lei Suplicy em 1964 até ser substituída pelo Decreto-lei 228/1967. Em torno do exame desses documentos escritos e orais, observa-se uma adaptação inicial dos órgãos de representação estudantil a nova norma, situação intercalada por processos eleitorais conturbados e contestados e por polêmicas envolvendo algumas lideranças do movimento estudantil universitárias e autoridades educacionais e eclesiásticas. No centro desta disputa, encontravam-se os limites de uma aparente “democracia” sem “liberdade”.
Palavras-chave: Ditadura militar, movimento estudantil, Lei Suplicy.
FORMATO DO TRABALHO COMPLETO
13. Após o recebimento da carta de aceite, o texto completo deve ser enviado até 07 de janeiro de 2019.
14. O trabalho completo deverá ter a forma de artigo, com mínimo de 08 e o máximo de 15 páginas, incluindo as referências. Deverá ser digitado em formato A4.
15. Na primeira página o trabalho deverá conter os elementos abaixo na ordem que se segue:
a) Título do trabalho em minúscula, justificado, negrito, tamanho 14, fonte Times New Roman;
b) O nome completo do autor e do co-autor (máximo de um co-autor) sem abreviaturas, alinhados à esquerda. Dados de identificação do autor e co-autor devem ser colocados em nota de rodapé (titulação, instituição, grupo de pesquisa, curso e e-mail). Veja exemplo do resumo item 12;
c) Indicação do Simpósio Temático ao qual se vincula o trabalho;
d) O corpo do artigo deverá ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm, justificado, sem numeração das páginas. Para todas as margens usar 2,5cm;
e) As citações a partir de 3 linhas devem ser destacadas do texto e conter: espaço simples, recuo à esquerda 4 (quatro) cm e fonte 11;
f) As notas devem constar no final do texto;
g) Por motivos técnicos de informática, os trabalhos que usarem imagens e/ou gráficos, devem anexar também os respectivos arquivos no mesmo e-mail em que será enviado o texto completo;
h) A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores;
i) As referências devem respeitar as Normas da ABNT.
16. Quando um trabalho for reprovado, seus autores e eventuais coautores tornam-se automaticamente ouvinte, sem ter de preencher uma nova ficha de inscrição. Não se pode pedir reembolso da inscrição por causa de reprovação de um trabalho.
17. Um trabalho, como já dito nos itens de 1 a 3, só será avaliado se recebido com a ficha de inscrição, acompanhada pelo comprovante de pagamento;
18. Só receberão certificados os trabalhos que forem devidamente apresentados durante o V ENHS. Devem-se apresentar os trabalhos nos dias e horários previstos pela organização, não podendo exigir uma mudança desses dias e horários;
19. Os trabalhos só podem ser apresentados, durante o V ENHS, por seus respectivos autores ou coautores. Contudo, não é obrigatória a presença de todos os autores e coautores, embora seja desejável. Um trabalho pode ser apresentado por um só autor ou coautor;
20. Um trabalho reprovado não pode ser apresentado, em caso algum, inclusive se acontecer um eventual erro de programação informática desse trabalho. Só pode ser apresentado um trabalho aprovado. Só pode receber um certificado um trabalho aprovado e apresentado;
21. Todos os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados integralmente no site do V ENHS, para leitura e download gratuitos, com ISSN.
Comissão Científica
Prof. Dr. Pedro Abelardo de Santana, UFAL
Prof. Dr. José Vieira da Cruz, UFAL
Profª. Drª. Michelle Reis de Macedo, UFAL
Prof. Dr. Anderson da Silva Almeida, UFAL
Profª. Ma. Sheyla Farias Silva, UFAL
enhufal2018@hotmail.com
pedro.santana@demiro.ufal.br
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Campus do Sertão
Endereço:
Rodovia AL 145, Km 3, nº 3849. Bairro Cidade Universitária. Delmiro Gouveia – AL
Página da Instituição: http://www.ufal.edu.br/sertao
Curso de História
Grupo de Estudo e Pesquisa em História, Sociedade e Cultura – GEPHISC
Líderes do Grupo
Prof. Dr. Pedro Abelardo de Santana
Prof. Dr. José Vieira da Cruz
Contato do grupo: gephisc@gmail.com
Website: http://gephisc.blogspot.com.br/
Website do evento: https://doity.com.br/v-enhs/
Organização dos Anais
Pedro Abelardo de Santana
Revisão
Pedro Abelardo de Santana
Observação: A adequação técnico-linguística dos textos é de responsabilidade dos autores
Comissão Organizadora
Docentes
Prof. Dr. Pedro Abelardo de Santana – coordenação geral
Prof. Dr. José Vieira da Cruz
Prof. Dr. Marcos Ricardo de Lima
Prof. Dr. Aruã Silva de Lima
Profª. Dr. Carla Taciane Figueiredo
Prof. Me. Sheyla Farias Silva
Prof. Me. Eltern Campina Vale
Prof. Me. Gustavo Manoel da Silva Gomes
Prof. Me. Flávio Augusto de Aguiar Moraes
Prof. Me. Jairo Paranhos da Silva
Profª. Me. Sara Angélica Bezerra Gomes
Prof. Ana Margarida Pereira
Estudantes
Alana Gabriela Barros Doia da Silva
Andressa Hawana Silva
Igor Ribeiro dos Santos
JoséEnes Braga Júnior
Lourença Joyce Menezes Barbosa
Maele Moreira Sandes Cavalcanti
Vitor Rafael Monteiro
Monitores
Ayrton Matheus Nascimento
Aleff VieiraBezerra
Adriano Gonçalves Sena
Fhellipe Emannuel Vicente da Silva
Gustavo Pereira Santos
Jaqueline Januário da Silva
Maria Eliziane Barboza
Maria Elzita Alves Aragão
Maria Isadora Melo
Maria Kátia Moreira
Olga Rodrigues de Mendonça
Giselma dos Santos Torres
Thaís de Souza Feitosa
Andréia Caroline Gonçalves Silva
Josielda de Cristo Silva
Claudielly Karolaini Vilar Chagas
Marinez da Silva Rodrigues
Lizandra Noia da Silva
Silvia da Silva Farias
Anais I Encontro Nacional de História do Sertão (ENHS). Delmiro Gouveia, 10 a 14 de março de 2014, ISSN 2525-5274. Disponível em: <https://docs.wixstatic.com/ugd/e2313f_e942baca7e5d4ac8afc3a585ecab9919.pdf>. Acesso em 24/05/2019.
Anais II Encontro Nacional de História do Sertão (ENHS), Delmiro Gouveia, 13 a 16 de outubro de 2015, ISSN 2525-5274. Disponível em: <https://docs.wixstatic.com/ugd/e2313f_ee339e0318f540bebb28064e063c108c.pdf>. Acesso em 24/05/2019.
Anais III Encontro Nacional de História do Sertão (ENHS), Delmiro Gouveia, 05 a 07 de outubro de 2016, ISSN 2525-5274. Disponível em: <https://docs.wixstatic.com/ugd/e2313f_7ae262f5ce4e46ee965e6bf6fe61f334.pdf>. Acesso em 24/05/2019.