Introdução: O processo de monitoria acadêmica é realizado na graduação e consiste na realização de atividades pedagógicas, exercidas pelo aluno na supervisão do docente orientador, enriquecendo o currículo dos discentes e induzindo um maior aperfeiçoamento na pesquisa, assim como, na docência propriamente dita. A respeito da disciplina de anatomia humana, está inserida nos cursos da saúde ressaltando sua importância tanto para grade curricular como possibilitando os profissionais do cuidado um reconhecimento da estrutura corporal, seja na localização, organização ou morfologia dos sistemas. Objetivo: Relatar a experiência da monitoria acadêmica na disciplina de Anatomia Humana. Método: Trata-se de um estudo descritivo qualitativo, do tipo relato de experiência de um discente do curso de bacharelado em Enfermagem como monitor na disciplina de anatomia humana, inserida nos cursos de graduação em Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem, sendo desenvolvido na faculdade UNINTA Itapipoca, com carga horária de 12 horas semanais em meados de 2018/2019, coincidindo aos semestres de 2018.2 e 2019.1 Resultados: O desenrolar da atividade foi complexa, pois apesar da colaboração do docente-orientador, foi difícil explanar a disciplina de forma abrangente, principalmente para alunos de primeiro semestre que estavam tendo o primeiro contato com as disciplinas base. A carga horária de 12 horas semanais foi dissipada em três dias, onde segunda e quinta-feira os monitores acompanhavam as aulas que contemplavam a disciplina tanto teóricas quanto as práticas, ministradas em laboratório de 18:00 as 22:00 horas. E que nas quartas-feiras, necessitando atingir o ciclo estabelecido, os monitores se encontravam na instituição de 13:00 as 17:00 horas realizando uma espécie de revisão do que foi abordado na semana. A relevância da monitoria acadêmica no período de graduação é indescritível e no que diz respeito a disciplina de Anatomia humana, foi uma disciplina complexa de explanar, pois para muitos era a primeira vez que ouviam a respeito de estruturas corporais. Foi possível um manejo especializado entre docente-monitor para dissipar a carga horária na melhor abordagem possível, utilizando a sala de aula para as teorias e complementando as práticas em laboratório. O discente realiza um exame antes de se engajar como monitor na necessidade de mensurar seu conhecimento na área e receber uma preparação para o desenrolar da competência. Ao decorrer do estudo, foi observado a eficácia da metodologia ativa bem como minimizar a tensão entre os calouros dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia. Que devolveram um feedback crucial para uma boa analogia de que 12 horas semanais ofertadas de forma sucinta, já são o bastante para impulsionar o aprendizado e reforçar a referência da sala de aula. Conclusão: Através do relato, foi possível explanar as experiências adquiridas ao longo da monitoria como os impactos acarretados para os discentes, bem como ao docente e o próprio monitor que deu seu primeiro passo em direção a docência, possibilitando diversas áreas de atuação além da assistência. A monitoria acadêmica proporcionou um aparar de benefícios tanto para a disciplina de Anatomia Humana quanto para a instituição, permitindo um melhor engajamento e uma maior compreensão entre ambas as dimensões.
Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta Itapipoca
Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca
Comissão Organizadora:
Prof. Dra. Maria Sinara Farias