Introdução: A crescente demanda de indivíduos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) constitui um grande desafio para o sistema de saúde atualmente. É notório que a alimentação é um fator imprescindível para o número crescente de casos de DCNT, como obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, isso dá devido ao aumento do consumo de alimentos ricos em calorias, com alto teor de sal, gorduras, açúcares e aditivos químicos, associado ao baixo consumo, legumes, verduras e frutas, que vem tornando-se um padrão alimentar comum na população brasileira, em particular a população de menor poder econômico. Objetivo: Descrever sobre a educação nutricional como ferramenta para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Método: Este trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica. Realizou-se uma pesquisa de artigos de revista cientifica coletados na base de dados Scielo, como método de escolha artigos publicados nos últimos 10 anos, utilizando os descritores em português: alimentação saudável, doenças crônicas e educação nutricional. Diante do exposto, o presente trabalho se propõe a demostrar através da análise de artigos, a importância da educação nutricional como prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, para que através desta prática possam melhorar a qualidade de vida e diminuir os avanços destas patologias. Resultados: A partir da busca realizada na base de dados, foram encontrados 03 artigos que abordassem o tema proposto. Com isso, constatou-se que existe uma correlação entre a educação alimentar e nutricional e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, uma vez que os hábitos alimentares estão interligados diretamente ao aumento e agravamento destas doenças. Neste cenário, a educação alimentar e nutricional como tecnologia em saúde proporciona um maior conhecimento no que se refere à prevenção destas patologias, por meio de uma alimentação saudável, possibilitando que o indivíduo efetue melhores escolhas alimentares, sendo considerada como uma medida necessária para a formação de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, a educação alimentar e nutricional deve considerar a alimentação na sua totalidade, abordando temas e estratégias em todas as dimensões envolvidas no fenômeno alimentar, considerando fatores individuais e coletivos, tornando-os capazes de realizar decisões mais adequadas relacionadas a alimentação. Conclusão: Foi possível concluir através do estudo realizado, a importância da educação alimentar e nutricional como uma estratégia de tecnologia em saúde para a promoção de práticas alimentares saudáveis, contribuindo para prevenir distúrbios relacionados a alimentação e nutrição, como as doenças crônicas e também evitar o agravo destas patologias já existentes.
Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta Itapipoca
Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca
Comissão Organizadora:
Prof. Dra. Maria Sinara Farias