Introdução: A monitoria é uma experiência única para o acadêmico na sua graduação, no qual essa atividade auxilia para que o discente desenvolva um maior conhecimento da cadeira estudada anteriormente, e principalmente ser um facilitador no processo de ensino-aprendizado, e despertar nos colegas o interesse para aprofundar seus conhecimentos, além do acompanhamento e execução de aulas e atividades junto ao docente e discente. Nas aulas práticas o monitor e um mediador para facilitar o desempenho e construção do conhecimento junto aos discentes. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada na monitoria de um momento de aula prática desenvolvida para o melhor entendimento e compreensão dos discentes. Metodologia: Relato de Experiência vivenciada de abordagem qualitativa, onde foram realizadas aulas práticas no laboratório de Bioquímica no Bloco C no campus da Faculdade UNINTA de Itapipoca, Esta prática teve como título “A dança dos elétrons” que consistiu na oxidação e redução de elétrons. A turma foi dividida em pequenos grupos em seguida distribuímos os roteiros de experimento, foi explicado o passo-a-passo e conforme surgia dúvidas, dávamos o suporte necessário e no final cada equipe expos o seu resultado, discutimos em conjunto e posteriormente explicamos o fundamento do experimento que é a compreensão da oxidação biológica sofrida pelo nosso organismo (Metabolismo).Resultados: Os discentes foram participativos, questionadores e indagadores acerca dos experimentos, bem como, observações pertinentes a pequenas falhas de tempo, exposição, ordem de substrato e quantidades que interferiam no resultado. Demostrando compreensão e senso crítico sobre os fundamentos da atividade realizada, houveram levantamento de hipóteses e sugestões para a resposta do que deu certo e não deu. Conclusão: Compreende-se a importância das aulas práticas aplicadas junto ao monitor para assim dá suporte necessário para o docente e principalmente o melhor entendimento para com os discentes, onde o único instrumento para a produção do conhecimento científico são experimentos auxiliaram efetivamente os docentes junto ao monitor a buscarem novas práticas pedagógicas e a refletirem sobre a eficácia das mesmas e as contribuições para o desenvolvimento do ensino aprendizagem para a educação científica.
Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta Itapipoca
Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca
Comissão Organizadora:
Prof. Dra. Maria Sinara Farias