DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE: EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DO GRUPO DE PESQUISA EM SAÚDE DA CRIANÇA

  • Autor
  • Ana Karoline Teixeira de Sousa
  • Co-autores
  • Ana Myrian Paiva da Silva , Cícera Samille dos Santos Irineu , Francisco José de Lunas Júnior
  • Resumo
  • Introdução: O Dia Mundial da Prematuridade, comemorado no dia 17 de novembro alerta sobre as complicações do nascimento antecipado do recém-nascido, bem como as consequências para a família e para a sociedade. De acordo com o Ministério da Saúde (2020), 11,7% de todos os partos feitos no país ocorrem antes do tempo. A Organização Mundial da Saúde (2019) afirma que a prematuridade, foi a principal causa de mortalidade em todo o mundo. Diante deste cenário, ações educativas de promoção da saúde realizadas no dia da prematuridade são necessárias para orientar a população sobre as medidas de prevenção e as principais consequências e complicações para a saúde da mãe e da criança. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de enfermagem de um grupo de pesquisa ao promover uma educação em saúde no Dia Mundial da Prematuridade. Método: Relato de experiência, realizada no mesmo dia de comemoração mundial do tema, no hall da Faculdade Uninta Itapipoca, no dia 17 de novembro de 2021, no turno noite para professores e alunos da instituição. A ação foi iniciativa do orientador e dos 10 membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde da Criança (GEPSC) que apresentou o tema a comunidade acadêmica presente e utilizou de maneira lúdica dois jogos educativos para fixação das informações. Para análise dos dados foi utilizada a observação participante. Resultados: Atividade contou com a presença de 80 pessoas. No momento das explicações das informações verificou-se desconhecimento do público sobre os critérios que caracterizam a criança prematura, maneiras de prevenir, riscos e complicações para a saúde da criança. O público demonstrou interesse em saber o que era comemorado naquele dia e o motivo da cor comemorativa ser roxa. Posteriormente o público participava do jogo educativo para fixação do conteúdo em que foi percebido um maior interesse pela atividade, os motivando a participar da ação educativa.  Conclusão: Ações educativas ainda representam um papel relevante para divulgação de informações no campo da saúde, principalmente dentro das instituições de ensino superior. Aliado a isso a utilização de jogos educativos são importantes ferramentas promotoras da saúde para fixação de conteúdos e integração entre os participantes, pois permite um momento de troca de experiências e saberes.

  • Palavras-chave
  • Recém-nascido prematuro, Promoção da saúde, Educação em saúde
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde
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