Controle de Qualidade em um Serviço de Nutrição e Dietética - SND Hospitalar: Relato de Experiência

  • Autor
  • Francisca Flaviane Cavalcante de Sousa
  • Resumo
  • Introdução: Os Hospitais são unidades de saúde voltadas ao diagnóstico, ao tratamento e à recuperação de enfermidades sob o regime de internação, onde a atividade fim da UAN/SNA é produzir as refeições higiênico-sanitárias compatíveis com a legislação, distribuídas aos pacientes, acompanhantes e funcionários. Por conseguinte, tanto os aspectos de segurança microbiológica e físico-química dos alimentos quanto o seu valor dietético e nutricional são questões de fundamental importância para a qualidade dos serviços prestados no âmbito hospitalar. Objetivo:Orientar manipuladores de alimentos garantindo a segurança alimentar, controle de qualidade e gestão da qualidade aplicados ao SND hospitalar. Método:Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, sobre o “Controle de Qualidade do SND do Hospital São Camilo de Itapipoca Ceará, onde ocorreu o estágio supervisionado na disciplina de Gestão em Serviços de Alimentação II, sendo observado a aplicabilidade das orientações de controle de qualidade dos alimentos produzidos, garantindo a oferta de alimentos disponíveis.Resultados: Foram realizadas ações através de orientações e mini treinamentos que viabilizassem a segurança e a higiene da manipulação, preparação, armazenamento e à distribuição de alimentos e de refeições nutricionalmente balanceadas e que fossem seguras do ponto de vista microbiológico, assim como adequadas às necessidades específicas, tanto para as coletividades sadias como as enfermas. Ressaltando também a importância dos cuidados na higiene dos manipuladores e dos equipamentos. Conclusão: Constou-se um resultado positivo, considerando a temática abordada, entretanto, devido algumas intercorrências na aquisição de materiais da própria gestão hospitalar, diversos procedimentos operacionais não conseguem ser realizados em sua totalidade. Cabe ressaltar a preocupação do hospital com a qualidade dos alimentos ofertados, considerando-se a promoção de treinamentos internos aos funcionários para adequarem-se legislação vigente, bem como melhorar os processos de pré-preparo , preparo e distribuição das pequenas refeições e grandes refeições para acompanhantes e pacientes, sendo imprescindível para as organizações dos serviços de saúde adotem um programa de qualidade em segurança alimentar, minimizando assim, os riscos para saúde dos comensais.

  • Palavras-chave
  • Alimentação; Controle de Qualidade; Nutrição r Dietética
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde
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