A POTÊNCIA DA MONITORIA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL

  • Autor
  • Ana Rebeca Moura dos Santos
  • Resumo
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    Introdução: A monitoria acadêmica, regulamentada por meio da Lei nº 9.393, em 20 de dezembro de 1996, é um método didático-pedagógico ofertado àqueles que manifestam interesse em aprofundar temáticas e em cooperar, junto aos docentes, com a superação de dificuldades nos conteúdos trabalhados em sala de aula, oportunizando espaço de debate acerca de variados assuntos pertinentes a disciplina. A disciplina de psicologia do desenvolvimento II tem como intuito identificar diferentes aspectos das fases da vida e evidenciar comportamentos normais e prejudiciais. Do nascimento até certa idade as crianças tendem a passar por diversas transformações, sejam elas, físicas, cognitivas ou psicológicas. O estudo do desenvolvimento infantil está concentrado nos processos sistemáticos e parte de uma análise ampla a qual o desenvolvimento é uma construção social e abrange todo o ciclo da vida humana. Objetivo: Relatar a experiência enquanto monitor da disciplina Psicologia do Desenvolvimento II Método: Trata-se de um relato de experiência, realizado durante a monitoria exercida entre o período de março de 2021 a julho do 2021 no Centro Universitário UNINTA, campus Itapipoca, no curso de Psicologia. Resultados: As principais intervenções realizadas pelos monitores estavam relacionadas ao zelo e planejamento acerca dos conteúdos a serem abordados na disciplina, bem como pela didática a ser utilizada no ensino de tais conteúdos. Desse modo, as atividades teóricas da disciplina se concentravam na discussão de autores renomados nas temáticas em questão e na produção de estudo-dirigido por parte do monitor para direcionar o estudo. Esta estratégia de ensino-aprendizagem foi concebida, principalmente, pela grande quantidade de assuntos repassados em pouco tempo, impossibilitando o aprofundamento em sala de aula. Neste sentido, o horário reservado para a monitoria era dedicado a sanar dúvidas e orientar sobre bibliografia complementar, sobretudo orientando os estudantes ao melhor entendimento sobre temas relacionados a disciplina. Observou-se que essa metodologia oportunizou à turma e ao monitor, o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao conhecimento e aprofundamento dos conteúdos da disciplina em detrimento de quem não teve esse acompanhamento. Conclusão: Conclui-se que o processo de monitoria, de forma global, foi proveitoso, porque gerou auxílio e tempo maior de explicações acerca das temáticas, já que os momentos em sala de aula não davam o suporte necessário, especialmente, pela carga horária.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino-Aprendizagem; Monitoria; Psicologia do Desenvolvimento II.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
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