Introdução: As práticas pedagógicas devem contribuir para que os discentes construam o conhecimento teórico que ilumine seu fazer prático cotidiano e lhes possibilite refletir sobre esse fazer. O papel do docente em todas as épocas é ser o arauto permanente das inovações existentes, onde devem aproximar o aprendiz das novidades, das descobertas, das informações e notícias, e orientá-los para a efetivação da aprendizagem. Os discentes ouvem o que docente expõe e dialoga, e as imagens que eles fazem desse dizer reafirmamos como saber científico, mais do que observar os universitários, é garantir o espaço para seus dizeres. É preciso assumir também seu papel e seu espaço, nessa relação intencional que é a relação de ensino. Objetivo: Auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos discentes de graduação, fornecendo um ambiente diversificado, reforçando conteúdos vistos em aulas teóricas e práticas. Método: Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, a partir de relatos vivenciados no âmbito dos atendimentos psicopedagógicos, onde foi desenvolvido projeto de leitura dos cursos de graduação da Faculdade UNINTA Itapipoca, devido percepção de dificuldades no processo ensino-aprendizagem e dos próprios discentes que estavam com dificuldades em aprender. A desmotivação pelo ensino remoto aumentava e consequentemente a evasão dos discentes que, não assistia aula e com desinteresse pelo estudo. O projeto de leitura aconteceu 1 (um) dia por semana, todas as quartas-feiras às 16:30h com duração de 1h30min no espaço interno do salão coletivo da biblioteca, com a participação de todos os discentes do curso de fisioterapia em atendimento psicopedagógico. Resultados: Observou-se, durante o período do projeto, que sentem necessidade de serem ouvidos, querem atenção e ser tratados de forma diferenciada, de acordo com o seu jeito próprio de ser, mas que, apesar de reconhecer que eles não são todos iguais, a Faculdade, trata a todos por igual e até mesmo os docentes deixam de valorizar as experiências individuais de cada discente, situação que precisa ser alterada na relação acadêmica. Foram utilizadas práticas diversificadas para mediar esses conteúdos resgatados e reforçados. Esse projeto resgatou a aprendizagem do conteúdo do discente e lhes trouxe mais confiança e credibilidade para os atendimentos nos seus estágios e práticas. Conclusão: O ambiente educacional, precisa trabalhar de forma a corrigir as falhas que porventura esses discentes trazem consigo, em função de suas vivências, seja na família ou na sociedade, e, desse modo, traz-se um conteúdo apresentado com leveza, simplificado e de maneira lúdica para uma melhoria na sua aprendizagem. Perpassa-se nesse ínterim, a correção dos comportamentos imaturos, procrastinação, ter setor de acompanhamento psicológico para equilibrar as crises de ansiedade, atendimento psicopedagógicos para minimizar as dificuldades de aprendizagem, falta de atenção e concentração, organizar seus horários de estudos, e todas as ações através do afeto, da formação de vínculos positivos entre docente-discente, discente-discente, discente-faculdade, discente-conhecimento.
Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta Itapipoca
Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca
Comissão Organizadora:
Prof. Dra. Maria Sinara Farias