PSICOPATOLOGIA GERAL: A MONITORIA COMO EXPERIÊNCIA ESSENCIAL

  • Autor
  • Francisco de Sousa Vasconcelos
  • Co-autores
  • Paulo Alves Parente Júnior , Jocélia Medeiros Ximenes
  • Resumo
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    Introdução: A monitoria acadêmica tem como princípio oportunizar ao acadêmico a experiência docente, sendo um dos principais objetivos dos monitores auxiliar o professor a ministrar a disciplina e contribuir com os alunos no decorrer do semestre. Assim como, aprofundar temáticas e a cooperar, junto aos docentes, com a superação de dificuldades nos conteúdos trabalhados em sala de aula. Este dispositivo foi regulamentado por meio da Lei nº 9.393, em 20 de dezembro de 1996, se configurando em um método didático-pedagógico ofertado àqueles que manifestam interesse em vivenciar tal experiência. Objetivo: Relatar a experiência enquanto monitor da disciplina psicopatologia geral. Método: Trata-se de um relato de experiência, realizado durante a monitoria exercida durante o segundo semestre de 2021, no Centro Universitário UNINTA, campus Itapipoca, no curso de Psicologia. Resultados: As principais intervenções realizadas pelo monitor estavam relacionadas ao zelo e planejamento acerca dos conteúdos a serem abordados na disciplina, bem como pela didática a ser utilizada no ensino de tais conteúdos. Desse modo, as atividades desenvolvidas pelo monitor nessa disciplina foram: auxiliar o professor nas atividades programadas da disciplina; acompanhar e aprofundar os temas abordados; estimular a participação de discussões em sala de aula pelos estudantes; promover encontros com os alunos para estudar assuntos pertinentes aos transtornos de personalidade. Estes encontros tiveram como premissa a leitura de diversos textos correlacionados ao tema sugeridos pelo docente, e também contou com a participação de uma paciente diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline. Esta estratégia de ensino-aprendizagem foi concebida, principalmente, pela grande quantidade de assuntos repassados em pouco tempo, impossibilitando o aprofundamento em sala de aula. Neste sentido, o horário reservado para a monitoria era dedicado a sanar dúvidas e orientar sobre bibliografia complementar, sobretudo orientando os estudantes ao melhor entendimento sobre temas relacionados a disciplina. Observou-se que essa metodologia oportunizou à turma e ao monitor, o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao conhecimento e aprofundamento dos conteúdos da disciplina em detrimento de quem não teve esse acompanhamento. Conclusão: Conclui-se que a monitoria é uma experiência única e engrandecedora, principalmente pelo fato de tornar o aluno-monitor seguro do seu conhecimento e parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, repercutindo no crescimento pessoal e acadêmico.

     

    Descritores: Ensino-Aprendizagem; Monitoria; Psicopatologia Geral.

     

     

     

    Referências

     

    BARLOW, D. H.; DURAND, V. M. Psicopatologia: uma abordagem integrada. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522124992. Acesso em: 23 fev. 2019.

    Lei nº 9.394 (1996, 20 de dezembro). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, Brasil: Diário Oficial da União. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acessado em: 03 de abril de 2022.

    MORAES, R. C. C. Universidade hoje – Ensino, pesquisa, extensão. Educ. Soc., Campinas, v.19, n. 63, pág. 19-37, 1998.

  • Palavras-chave
  • Ensino-Aprendizagem; Monitoria; Psicopatologia Geral
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
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