Introdução: A disciplina de Semiologia e Semiotécnica I, viabiliza o ensino dos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem, apresentando ainda a importância da sistematização da assistência de enfermagem (SAE), do exame físico e da monitorização dos sinais vitais. Nesse contexto, a monitoria de disciplinas tem como objetivo desenvolver atividades de ensinos dentro da formação acadêmica, por meio da participação no desenvolvimento da disciplina juntamente com o professor responsável. Objetivo: Relatar a experiência vivida como monitor da disciplina de Semiologia e Semiotécnica I. Método: Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado na Faculdade UNINTA Itapipoca por um período de seis meses, como monitor da disciplina de semiologia e Semiotécnica I no semestre de 2021.2. Com a participação nas aulas, auxiliando o professor responsável e observando o desenvolvimento dos alunos diante o ensino. Realizando reuniões e atividades práticas com os alunos que apresentaram dificuldade de aprendizagem. Resultados: Ao final de todo o ciclo do projeto de monitoria de turma, foi visto que o aprendizado através do próprio ato de ensinar, se torna algo mais profundo, demonstrando que realmente aprendemos e dominamos tais assuntos, o mesmo ensino repassado aos demais alunos se faz em uma visão totalmente diferente, fazendo assim com que aquele conhecimento tenha várias vertentes de estudos e que cada pessoa possa procurar uma maneira mais hábil e fácil de entender a teoria e assim a prática se tornará mais fácil. Vários alunos sempre tem o medo de perguntar e argumentar com o professor sobre alguma dúvida ou algo que não tenha entendido, com o monitor se torna algo mais aberto, pois os alunos se sentem mais confortável em ver outro aluno ali para tirar suas dúvidas e ajudar no que não entendeu, então o monitor é um facilitador do ensino do professor para os alunos, o mesmo pode levar as dúvidas para o professor e assim deixar tudo mais claro, para que não reste mais dúvidas para nenhum dos alunos da turma. Por fim obtivemos bons resultados relatado pelos próprios alunos e também pelos preceptores nós campos de estágio, pois os alunos conseguiram executar com êxito e bastante segurança os procedimentos de aferição dos sinais, desempenhando um excelente papel no campo de estágio dentro das unidades básicas de saúde (UBS), isso demonstra que o professore juntamente com o monitor de turma conseguiram realizar os seus ensinamentos da melhor maneira possível. Conclusão: A monitoria de turma no ensino e aprendizagem torna-se algo muito importante, pois assim o monitor irá auxiliar o professor a ensinar com clareza e objetividade todos os procedimentos e assim fazer com que todos os alunos tenham total confiança e responsabilidade na hora de desempenhar tais papeis nos campos de estágio de enfermagem.
Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta Itapipoca
Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca
Comissão Organizadora:
Prof. Dra. Maria Sinara Farias