ESTRATÉGIAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM CIRÚRGICA I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Francisco Luan Sousa Braga
  • Co-autores
  • Ana Beatriz Frota Lima Rodrigues , Igor Cordeiro Mendes
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: O programa de iniciação à docência visa incentivar alunos na graduação para despertar o interesse nas atividades acadêmicas, por meio do desenvolvimento de estratégias lúdicas e ativas relacionadas às temáticas das disciplinas, contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. A referida estratégia, sob a orientação de um professor, favorece o desenvolvimento de habilidades e competências próprias, oportunizando a integração do aluno com a vida acadêmica, aliando a aprendizagem à prática docente. A disciplina de Enfermagem Cirúrgica I abrange todos os cuidados relativos ao pré e intra-operatório, dessa forma aborda temáticas específicas e desconhecidas por parte dos discentes e com isso destaca-se a importância da monitoria para contribuir nas revisões e aprimorar o aprendizado do aluno. OBJETIVO: Relatar vivências realizadas durante o processo de monitoria na disciplina de Enfermagem Cirurgica I. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. No curso de Enfermagem da Faculdade UNINTA Itapipoca, durante o 6° período letivo da graduação, é realizada a disciplina de Enfermagem Cirúrgica I que aborda a assistência de Enfermagem durante o perioperatório. Foram apresentadas nesse trabalho as experiências vivenciadas pelos monitores da referida disciplina, a partir de estratégias de revisão e ampliação do conhecimento dos discentes realizadas durante o semestre 2021.2. RESULTADOS: A estratégia foi realizada durante o mês de outubro de 2021, com a presença de trinta alunos, onde foram abordados assuntos como: períodos do perioperatório, instrumentação cirúrgica e central de material e esterilização (CME), com uma duração de trinta minutos cada. Os trabalhos desenvolvidos durante o período de monitoria foram avaliados em conjunto com professor/orientador responsável pela disciplina. As aulas de monitoria ocorrem de modo presencial durante o semestre 2021.2 onde foi utilizado materiais pedagógicos, como jogos de perguntas e respostas, a fim de interagir com a turma. Verificou-se que esse processo de aprendizagem é compreendido por discentes e docentes como troca de saberes e de experiências compartilhadas para enriquecer conhecimentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dessa forma, a experiência como monitor de disciplina e a criação de matérias metodológicos estimulam o potencial acadêmico e desperta o interesse na carreira como docente. Percebe-se que o envolvimento monitor e turma, contribuiu para a melhoria de qualidade do ensino e assim também estimula outros estudantes a participar de projetos que envolvam pesquisa e extensão.

  • Palavras-chave
  • formação Acadêmica, ensino-aprendizagem, enfermagem perioperatória.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde
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