Introdução: O modelo pedagógico que envolve o ensino digital tem origens epistemológicas baseadas no behaviorismo radical (NASCIMENTO, 2021). Na atualidade, o cenário pandêmico acelerou a expansão do ensino mediado pelo meio virtual, o qual fora idealizado pelo behaviorismo com o ensino tecnicista. O presente trabalho surge a partir do Documentário "Máquina de ensinar", produzido por Skinner, e do interesse sobre os impactos pedagógicos dessa metodologia na atualidade. Percebe-se ainda a importância de compreender tais relações uma vez que o ensino digital tem sido implementado em larga escala, seja pelo Ensino Remoto Emergencial no contexto pandêmico, seja pelo Ensino a Distância. Objetivo: Elencar as contribuições das metodologias pedagógicas empregadas por Skinner que reverberam na atualidade. Método: Optamos por realizar uma revisão narrativa bibliográfica de natureza qualitativa. Os artigos foram pesquisados no Google Scholar usando os descritores: Máquina de Ensinar; Ensino Remoto Emergencial; Métodos de Ensino. Os cinco artigos selecionados foram publicados nos anos de 2020 e 2021, sendo dois deles descartados por não condizer com o objetivo do resumo. Resultados: O modo como o ensino e a aprendizagem se constituem historicamente impactou o modelo de ensino e a relação professor-aluno. A Máquina de Ensinar, tecnologia criada ainda no século XX, pretendia viabilizar o aprendizado de forma equânime e adaptativa. Por ela, cada aluno conseguiria realizar as atividades de forma particular e de acordo com seu nível de aprendizado, além de desenvolver sua curiosidade e autonomia. Já na atualidade, os modelos de ensino são impactados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como uma proposta de tornar o ensino e a aprendizagem dos alunos mais acessíveis. Além disso, essa tecnologia possibilitaria que o professor interviesse para maior aproveitamento do conteúdo e manejo das habilidade sociais. Embora tanto o Ensino Remoto Emergencial quanto a Máquina de Ensinar possibilitem a experiência do aprendizado mediado pela tecnologia, há diferenças e semelhanças entre essas tecnologias e esse processo demanda uma revisão que oriente a uma análise do quanto o aprendizado pode (ou não) ser potencializado pela mediação tecnológica. Conclusão: O Ensino Remoto Emergencial traz impactos significativos à Educação e para a relação entre estudantes e professores, dado o seu caráter emergencial. Nesse sentido, o ensino se desenvolve sem priorizar o aprendizado individual dos alunos, mas na tentativa de viabilizar o acesso ao ensino mesmo em situações de imprevisibilidade. Ou seja, diverge do que é esperado na idealização da Máquina de Ensinar, que possibilitava ao aluno aprender em seu ritmo, de acordo com suas individualidades e nível de aprendizado.
Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta Itapipoca
Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca
Comissão Organizadora:
Prof. Dra. Maria Sinara Farias