MONITORIA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL-EAN E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Iana da Cunha Barroso
  • Co-autores
  • Ricardo Rodrigues Lucas , Douglas Rodrigo Cursino dos Santos
  • Resumo
  • A monitoria acadêmica realizada no ensino superior é uma

    modalidade de ensino e aprendizagem que proporciona uma formação

    integrada ao discente, onde a prática da monitoria também estabelece uma

    cooperação mútua e um vínculo entre o discente-monitor e o docente-

    orientador e promove a vivência das atividades técnicas e didáticas. Como

    monitora, a estudante aprende muito através da relação interpessoal de troca

    de saberes e também se desenvolve vínculos com os alunos, aumentando seu

    círculo de amizades no ambiente acadêmico, um fator de extrema importância

    para o bem-estar e progresso da monitora. A monitoria abrange o conteúdo

    curricular, no qual os conhecimentos ou as habilidades, ou uma combinação de

    ambos, são trabalhados pelo monitor com um grupo de alunos. Deve haver

    flexibilidade na condução de atividades de monitoria entre pares e grupos para

    que haja troca de experiências e para que o esclarecimento de dúvidas ocorra

    de maneira espontânea, conforme as necessidades dos estudantes Objetivo do trabalho é

    relatar a experiência de monitoria na disciplina de Educação Alimentar e

    Nutricional-EAN e sua importância para a formação acadêmica dos futuros

    Nutricionistas.Trata-se de um relato de experiência de abordagem

    qualitativa, que foi desenvolvido através da atuação da acadêmica do curso de

    Bacharelado em Nutrição do 7° período como monitora inserida na disciplina de

    Educação Alimentar e Nutricional - EAN, em 2021.1, no período da manhã, na

    turma do curso de Bacharelado em Nutrição do 5° semestre, todos os

    momentos aconteceram de forma síncrona, por meio da Plataforma Google

    Meet, devido a COVID-19, com duração de 1h40min cada para que os

    acadêmicos pudessem expor suas dificuldades e anseios aulas expositivas e

    dialogadas, exercícios de fixação ,aulas práticas, seminários e ações propostas

    pelo docente.

  • Palavras-chave
  • Monitoria, Educação Alimentar e Nutricional, Ensino, Aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
Voltar Download
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos
  • Cultura e Práticas Sociais

Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta  Itapipoca

Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca

Comissão Organizadora:

Prof. Dra. Maria Sinara Farias