A monitoria acadêmica realizada no ensino superior é uma
modalidade de ensino e aprendizagem que proporciona uma formação
integrada ao discente, onde a prática da monitoria também estabelece uma
cooperação mútua e um vínculo entre o discente-monitor e o docente-
orientador e promove a vivência das atividades técnicas e didáticas. Como
monitora, a estudante aprende muito através da relação interpessoal de troca
de saberes e também se desenvolve vínculos com os alunos, aumentando seu
círculo de amizades no ambiente acadêmico, um fator de extrema importância
para o bem-estar e progresso da monitora. A monitoria abrange o conteúdo
curricular, no qual os conhecimentos ou as habilidades, ou uma combinação de
ambos, são trabalhados pelo monitor com um grupo de alunos. Deve haver
flexibilidade na condução de atividades de monitoria entre pares e grupos para
que haja troca de experiências e para que o esclarecimento de dúvidas ocorra
de maneira espontânea, conforme as necessidades dos estudantes Objetivo do trabalho é
relatar a experiência de monitoria na disciplina de Educação Alimentar e
Nutricional-EAN e sua importância para a formação acadêmica dos futuros
Nutricionistas.Trata-se de um relato de experiência de abordagem
qualitativa, que foi desenvolvido através da atuação da acadêmica do curso de
Bacharelado em Nutrição do 7° período como monitora inserida na disciplina de
Educação Alimentar e Nutricional - EAN, em 2021.1, no período da manhã, na
turma do curso de Bacharelado em Nutrição do 5° semestre, todos os
momentos aconteceram de forma síncrona, por meio da Plataforma Google
Meet, devido a COVID-19, com duração de 1h40min cada para que os
acadêmicos pudessem expor suas dificuldades e anseios aulas expositivas e
dialogadas, exercícios de fixação ,aulas práticas, seminários e ações propostas
pelo docente.
Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta Itapipoca
Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca
Comissão Organizadora:
Prof. Dra. Maria Sinara Farias