VIVÊNCIA ACADÊMICA NO PROGRAMA DE MONITORIA EM ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

  • Autor
  • Francisca Leiliane Maia
  • Co-autores
  • Ana Priscila Barroso Araújo , Jocélia Medeiros Ximenes
  • Resumo
  • Introdução: A monitoria é uma experiência importante para o estudante que almeja seguir a carreira docente. Trata-se de uma vivência que colabora na formação dos discentes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e que objetiva despertar nos alunos-monitores o interesse pela docência. Além de contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem dos demais estudantes, solucionando ou minimizando as dificuldades em relação à disciplina. A disciplina em questão é a Análise Experimental do Comportamento, esta integra a matriz curricular do curso de Psicologia do Centro Universitário Uninta, Campus Itapipoca. Em seu conteúdo programático é apresentado princípios pertinentes ao Behaviorismo Radical, filosofia que orienta a Ciência do Comportamento. Objetivo: Relatar a experiência enquanto monitor da disciplina Análise Experimental do Comportamento. Método: Trata-se de um relato de experiência, realizado durante a monitoria exercida entre março de 2021 a junho de 20021, no Centro Universitário UNINTA, campus Itapipoca, no curso de Psicologia. Resultados: O período de desenvolvimento da monitoria aconteceu simultâneo à pandemia do COVID 19, variável que impossibilitou as ocorrências das aulas de forma presencial. Desse modo, foi necessário, uma readaptação à forma de ensino, para todos os âmbitos da educação, bem como para os trabalhos de monitoria, que passou a acontecer de forma online. Com esse novo meio de ensino surgiram adversidades como: problemas na conexão à internet de ambas as partes, a impossibilidade de conseguir formar grupos de estudos presencial, o que dificultava a troca de  experiência entre monitoria e alunos, visto que, devido as aulas estarem acontecendo virtualmente, os discentes ficaram mais dispersos. Mesmo com todos os desafios do novo formato de ensino, o professor da disciplina conseguiu manter o plano de ensino. Foi discutido em sala temas referentes aos princípios básicos da análise do comportamento, como o reflexo inato, o reflexo aprendido, aprendizagem pelas consequências (o reforço e o controle aversivo), e o controle de estímulos. Também foram realizados atividades de práticas de laboratório, nas quais os alunos tiveram acesso às práticas de “condicionamento respondente e relato emocional”, que consistia num pequeno experimento de condicionamento respondente e relatos de emoções. Ademais, tiveram acesso à prática “Nível operante e treino ao comedouro”, que tem como objetivo a observação e o registro dos comportamentos emitidos pelo sujeito experimental durante o período do primeiro contato com as condições ambientais controladas no laboratório. Por fim, foi realizado ainda a prática “Modelagem das respostas a pressão a barra" que consistia em modelar o Sniffy a pressionar a barra para a obtenção do alimento.  Conclusão: Conclui-se que o processo de monitoria, mesmo tendo acontecido à distância nesse período, e apesar de todas as dificuldades vivenciadas, de forma global, é sempre proveitoso porque gera auxílio e tempo maior de explicações acerca das temáticas. Os benefícios se estendem tanto para os acadêmicos que usufruem da monitoria, quanto para os acadêmicos monitores, possibilitando um desenvolvimento de habilidades que repercutem para o crescimento pessoal e profissional destes.

  • Palavras-chave
  • Ensino-Aprendizagem; Monitoria; Análise Experimental do Comportamento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
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