Introdução: As atividades de monitoria vêm sendo adotadas nos cursos de graduação, porém, seu papel tem sofrido transformações, deixando de ser visto apenas como um tira dúvidas na proximidade de avaliações, e assumindo um caráter mais ativo como facilitadoras na dinâmica de ensino-aprendizagem, em despertar crítico e reflexivo do estudante. Trata-se, portanto, de um apoio pedagógico aos alunos, no intuito de aprofundar conteúdos, e solucionar dificuldades e dúvidas. Objetivo: Descrever a experiência de monitoria desenvolvida pela discente, enquanto monitora do componente curricular em Saúde Mental. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência realizado durante a monitoria exercida entre os meses de março a junho, do ano de 2019. As atividades da monitoria iniciaram no mês de março de 2019 e se estenderam até o mês de junho de 2019. Neste período a monitora se dispôs a: auxiliar os docentes na execução das etapas pedagógicas necessárias ao cumprimento dos objetivos do componente curricular; frequentar o serviço de saúde mental; acompanhar os alunos nas aulas teórico-práticas (ATPs); elaborar reuniões de grupo para refletir acerca de temas sobre saúde mental; em semanas de avaliações organizar encontros com objetivo de revisar conteúdos abordados em sala de aula. Resultados: Foi possível verificar nesse percurso o aspecto dialógico possibilitado pelo exercício da monitoria, que fortaleceu o pensamento crítico e reflexivo dos envolvidos. Neste sentido, a monitoria auxiliou a despertar o interesse dos discentes pela atenção em saúde mental, sensibilizando-os para a importância desta área do conhecimento nos demais cenários de atuação do profissional de Psicologia. A monitora empenhou-se para se colocar no papel de facilitadora e de estudante facilitando o debate e expondo a sua experiência por já ter vivenciado o componente e as práticas. Conclusão: Conclui-se que essa experiência estimulou a busca de estratégias pedagógicas e recursos facilitadores da aprendizagem que embora fossem voltadas aos estudantes, fortaleceram de modo teórico-prático a monitora. Ademais, a experiência da monitoria representou a construção compartilhada do conhecimento, permitindo desenvolver por parte da monitora, um olhar observador e crítico para melhorar sua prática profissional.
Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta Itapipoca
Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca
Comissão Organizadora:
Prof. Dra. Maria Sinara Farias