A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PERÍODO DO PRÉ-NATAL
INTRODUÇÃO: A assistência de enfermagem no período do pré-natal é importante para a promoção da saúde e prevenção de doenças materno-fetal. Durante o acompanhamento na fase gestacional, o enfermeiro realiza ações de maneira integral, incluindo acolhimento e cuidado humanizado para a gestante até práticas técnicas especializadas para o diagnóstico e tratamento de patologias que possam intervir desde a concepção até puerpério, perpassando por toda a fase gestacional. OBJETIVO: Identificar conforme a literatura a importância do enfermeiro na assistência do pré-natal. METODOLOGIA: O presente estudo trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada por meio de levantamento de material bibliográfico eletrônico. Foi feito levantamento de artigos nas bases de dados: BDENF, LILACS e PUBMED utilizando os descritores e palavras chaves: Assistência; enfermagem; cuidado pré-natal. Foram selecionados artigos publicados que perpassaram nos anos de 2018 a 2022 em idioma português. Foram excluídos artigos no qual não contemplavam o objeto proposto pelo estudo. RESULTADOS: Evidenciou-se a importância da atuação do enfermeiro nos cuidados realizados nas consultas de pré-natal, pois esse acompanhamento será avaliativo para cada gestante e suas respectivas necessidades. Por meio da monitorização, o profissional irá identificar a idade gestacional, a classificação de risco da gravidez, a possível data do parto e irá solicitar a realização de exames complementares para um atendimento amplo e completo. Essas consultas serão fundamentadas no acolhimento humanizado da gestante, na promoção de bons hábitos durante essa fase, na prevenção de agravos, na elaboração de um plano de parto em condições confortáveis para a cliente, orientações sobre o aleitamento materno exclusivo e seus benefícios, ou seja, uma assistência holística para a gestante. CONCLUSÃO: O profissional enfermeiro tem importante atuação como educador, desenvolvendo ações com cuidado humanizado, estabelecendo orientações assistenciais no período de pré-natal de maneira eficaz, holística e qualitativa, contribuindo na promoção da saúde e na redução da morbidade e mortalidade da gestante e do perinatal.
Descritores: Assistência; enfermagem; cuidado pré-natal.
Referências
AMORIM, T. S; BACKES, M. T. S; CARVALHO, K. M; SANTOS, E. K. A; DOROZ, P. A. E; BACHES, D. S. Gestão do cuidado de Enfermagem para a qualidade da assistência pré-natal na Atenção Primária à Saúde. Escola Anna Nery, v. 26, p. e20210300, 2022. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100249&tlng=pt>. Acesso em: 6 abr. 2022.
SEHNEM, G; SALDANHA, L; ARBOIT, J; Ribeiro, A. C; Paula, F. M. Consulta de pré-natal na atenção primária à saúde: fragilidades e potencialidades da intervenção de enfermeiros brasileiros. Revista de Enfermagem Referência, v. 1, n. 1, p. e19050, 2020. Disponível em: <https://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=3371&id_revista=55&id_edicao=216>. Acesso em: 6 abr. 2022.
SILVA, D. A. Cuidado ao pré-natal segundo indicadores do programa de humanização do pré-natal e nascimento. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, v. 9, n. 2, 2020. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/3076>. Acesso em: 6 abr. 2022.
Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta Itapipoca
Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca
Comissão Organizadora:
Prof. Dra. Maria Sinara Farias