Introdução: A síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica trata-se de uma doença inflamatória rara, com uma vasta presença de manifestações. Sabe-se, com base nos estudos que essa condição vem se manifestando em crianças, possivelmente associada a Covid-19, desencadeando no sistema imune uma resposta com alto nível inflamatório do organismo. Desse modo, é necessário a realização de estudos que possam apresentar os principais cuidados de enfermagem que devem ser realizados as crianças acometidas com a referida síndrome, a ponto de aperfeiçoar a assistência de enfermagem prestada no contexto da pandemia. Objetivo: Realizar um levantamento na literatura científica sobre os cuidados de enfermagem às crianças com síndrome inflamatória multissistêmica associada a covid-19. Método: Trata-se, de um estudo de revisão narrativa de artigos em português, completos e de livre acesso, disponível na base de dados Google Acadêmico. Realizada em março de 2022. Foram incluídos artigos publicados nos últimos 05 anos e excluídos os repetidos, editoriais, anais de eventos e os que não respondiam ao objeto do estudo. Resultados: De um total de 121 artigos publicados entre os anos de 2017 a 2022, 03 foram incluídos nesta revisão. Os cuidados de enfermagem apresentados nos artigos são voltados para as observações relacionadas a hipertermia, sintomas gastrintestinais, manifestações cutâneas, linfadenopatia generalizada, alterações cardíacas e neurológicas. Nesse sentido, a assistência de enfermagem fica direcionada aos sinais e sintomas apresentados, com o intuito de auxiliar para uma ágil recuperação da criança com síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica, reduzindo os riscos ou seu agravamento. Conclusão: Percebe-se, com base na leitura dos artigos que, os cuidados de enfermagem à criança com síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica até o presente é pouco estudado, tornando-se fundamental novas colaborações de indicativos científicos para fortificar as práticas da enfermagem, transformando-a em protagonista do processo de cuidar.
Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta Itapipoca
Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca
Comissão Organizadora:
Prof. Dra. Maria Sinara Farias