A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DO ACADÊMICO DE NUTRIÇÃO NO LABORATÓRIO DE BROMATOLOGIA: Relato de Experiência

  • Autor
  • LIVIA FERREIRA GONDIM
  • Co-autores
  • Ana Flávia de Sousa Moura , Douglas Rodrigo Cursino dos Santos
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: A disciplina de Bromatologia é uma área que engloba propriedades químicas das frações dos alimentos, pois se configura em práticas de observações laboratoriais. As técnicas aplicadas neste ambiente tem a intenção de desmembrar funcionalidades dos nutrientes presentes nos alimentos. Nesse sentido, a importância da participação do acadêmico nestas pesquisas se resulta nas práticas das principais técnicas na área da Bromatologia, na qual torna possível os conhecimentos e habilidades das composições, vida útil, pH e fraudulência em alimentos. Com isso, permite o maior contato, desde a graduação, com pesquisas cientificas in vitro e a elaboração de relatórios qualitativos e quantitativos, com a diversidade de testes em vários alimentos o estudante de nutrição tem a possibilidade de desenvolver interpretações sobre o comportamento sensorial e microbiológico dos alimentos. OBJETIVO: Ressaltar a importância da disciplina de Bromatologia no campo das pesquisas científicas durante as aulas práticas de Laboratório.MÉTODO:Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, a partir de relatos vivenciados em aulas práticas, com duração de 5 horas semanais no período de 3 de novembro de 2021 até o dia 24 de novembro de 2021.A base de dados foi através de artigos científicos na base de dados Scielo, PubMed, Medline e Lilacs, com a finalidade de identificar estudos publicados entre os anos de 2008 a 2022.  As aulas experimentais foram programadas pela Profa. Me. Rafaela Gomes Soares, nas Faculdades UNINTA Itapipoca, especificamente no bloco C no Laboratório de Bromatologia. Participaram 18 acadêmicos do 4º semestre do curso de nutrição que durante a vivência prática foram divididos em três grupos de 06 acadêmicos cada bancada, onde foram possíveis realizarem atividades de identificação de umidade, utensílios, composição centesimal e acidez de alimentos. Além disso, após as práticas, os acadêmicos tiveram de desenvolver relatórios com todos os experimentos como avaliação formativa e somativa. RESULTADOS: Os acadêmicos de Nutrição, através das práticas, puderam desenvolver seus potenciais dentro do laboratório com aplicações de conhecimentos de características dos alimentos e também a qualidade do direcionamento dentro da área de pesquisa clínica, umas das possiblidades, as práticas em Bromatologia permitiu que os mesmos tivessem contato maior em realizar análises químicas e os cálculos que garantiram a fidedignidade da pesquisa. Dentro das ações programáticas, foi possível a observação detalhada do material de forma integral e organizada, dessa forma facilitou por meio de apresentações técnicas de análises e de tabelas de composição, permitindo a ampliação de conhecimentos e habilidades fundamentais nos procedimentos e a promoção de um resultado real durante as aulas práticas. CONCLUSÃO: A Bromatologia tem grande importância quando se trata de alimentos, sendo assim, através doS experimentos realizados pudemos verificar que as análises de composição nutricional de alimentos avalia sua natureza, composição, qualidades e usos dietéticos, demonstrando que as aulas de laboratório são de fundamental importância para garantir a confiabilidade da composição dos alimentos destinados ao consumidor/comensal.

     

  • Palavras-chave
  • Acadêmico; Nutrição; Laboratório; Bromatologia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde
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