A IMPORTÂNCIA DA MONITÓRIA EM BIOQUIMICA BÁSICA PARA ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE: Relato de Experiência

  • Autor
  • LÍVIA FERREIRA GONDIM
  • Co-autores
  • Douglas Rodrigo Cursino dos Santos
  • Resumo
  •  

    A IMPORTÂNCIA DA MONITÓRIA EM BIOQUIMICA BÁSICA PARA ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE: Relato de Experiência

    INTRODUÇÃO: A monitoria é uma forma de ensino que muito contribui para o entendimento e aprendizagem de alunos em sua formação acadêmica. A partir de relatos vivenciados na monitoria de Bioquímica Básica, o e-book denominado: “A praticidade da Bioquímica Básica” promove uma nova perspectiva para graduandos dos cursos de saúde em relação aos conhecimentos necessários para casos clínicos. Neste viés a Bioquímica Básica constitui uma área que estuda as relações harmônicas da biologia e processos químicos dentro do corpo humano. Desta forma é uma disciplina obrigatória, pois manifesta conteúdos de amplos setores, que se relaciona com os processos biológicos a nível celular e a melhor compreensão de possíveis patologias no organismo. Em síntese, sua elaboração teve como principal apoio dos acadêmicos dos cursos de saúde e profissionais qualificados, com o intuito de melhorar o rendimento dos discentes sob uma nova didática a partir de esquemas sobre os conteúdos de Bioquímica Básica. OBJETIVO: Auxiliar no processo de ensino aprendizagem fornecendo um ambiente diversificado, reforçando conteúdos vistos em aulas. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, a partir de relatos vivenciados no âmbito de aula expositivas, dialogadas e em práticas de laboratório que tiveram duração semestral de 16 horas semanais, durante todos os dias úteis no período de agosto de 2021 a dezembro de 2021 perfazendo 80 horas, dessa forma, facilitou o melhor entendimento e apoio ao docente no planejamento das aulas e de conteúdos abordados. Neste sentido o e-book foi desenvolvido no período da tarde (contra turno) após o acompanhamento das aulas ministradas pelo Prof. Esp. Carlos Eugênio de Castro Almeida, no período da manhã das 09h00min ás 11h00min, na segunda-feira e no contra turno das 15h00min às 17h00min na quinta-feira com os acadêmicos do curso de Bacharelado em Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição do 2º semestre. RESULTADOS: Os conhecimentos e habilidades adquiridas junto ao docente orientador e aos alunos monitorados integram-se à carga intelectual e social do aluno monitor, revelando-lhe novos horizontes e perspectivas acadêmicas. A monitoria no ensino superior, além de enriquecer a formação acadêmica do monitor, promove experiências que proporcionam um crescimento pessoal e profissional ao aluno monitor. A experiência se faz necessária para a construção de um processo de ensino aprendizagem de qualidade. CONCLUSÃO: É de grande relevância para os cursos de bacharelado, por sua densidade teórica e exigência prática. Faz-se necessário que os acadêmicos (as) tenham um acompanhamento mais próximo, que é proporcionado pelo programa de monitoria, o qual possibilita aos universitários a segurança da aprendizagem e desenvolvimento de suas habilidades. A experiência na monitoria foi importante para perceber, pois, quem pretende seguir a carreira docente, deveria passar por esse processo de aprendizagem, sendo possível desenvolver competências que servirão de base para a futura carreira acadêmica.

     

  • Palavras-chave
  • Monitoria; Bioquímica; Acadêmico e Ensino
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
Voltar Download
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos
  • Cultura e Práticas Sociais

Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta  Itapipoca

Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca

Comissão Organizadora:

Prof. Dra. Maria Sinara Farias