Introdução: O Plano político-Pedagógico de um curso de graduação se torna mais interessante quando consegue ser, na medida do possível, uma construção de disciplinas com viés multidisciplinar e interdisciplinar, capaz de orientar os estudantes a compreender todas as interfaces que permeiam a área em que pretende obter sua informação básica. Acredita-se que a formação em Nutrição deve ser construída para além do olhar clínico sobre a alimentação, cujo o foco central repousa nos aspectos fisiológicos e biológicos do ato alimentar. A antropologia da alimentação, traz a abordagem da comida como cultura passa a ser analisada de forma mais institucionalizada pela Antropologia, e passou-se a discutir muitas propriedades, possibilidades e alcances da antropologia da alimentação em se relacionar com outras disciplinas onde o tema central é a alimentação, e constrói, assim, uma abordagem interdisciplinar. Objetivo: Esse trabalho tem o objetivo de apresentar o entendimento do Plano Político-Pedagógico por parte dos discentes do curso de graduação do curso de nutrição inseridos em um grupo de estudo que aborda a temática de Antropologia e Nutrição. Método: trata-se de um relato de experiência, descritivo, que traz a metodologia utilizada em um grupo de estudos que trabalha a temática antropologia e nutrição, apresentando aos acadêmicos do curso de nutrição da Faculdade Uninta Itapipoca a relevância da disciplina de antropologia no contexto de formação do profissional nutricionista comprometido com o ser humano, através de diálogos e rodas de discussão, que ocorrem quinzenalmente. Os diálogos começam sempre após a busca inicial de reconhecer o que o acadêmicos trazem consigo sobre a temática antropologia e a sua relação com a nutrição, após esse momento de escuta inicia-se a exposição das definições e as relações existentes, o fomento da discussão é desenvolvido pela professora facilitadora do grupo, mas as discussões e debates são prioridades para os acadêmicos, na busca de gerarem autonomia sobre o seu processo de construção do conhecimento. Resultados: percebe-se com esses momentos, que a disciplina de antropologia, apesar de ter sido vivenciada pelos acadêmicos de nutrição, nos semestres iniciais do curso, não apresentou a relevância e o destaque necessário, que pode ser decorrente, ao grau de maturidade dos alunos, bem como pelo fato de muitas vezes a disciplina não trazer consigo conexões específicas com a nutrição, por ser uma disciplina ministrada para outros cursos e dificulta o docente direcioná-la, no entanto quando a disciplina se demostra direcionada, como vem acontecendo no grupo de estudo os alunos despertam o entendimento de como a antropologia garante a compreensão do ser humano, consumidor-comensal em seu conjunto e em seu contexto sociocultural. Alimentar-se é uma tarefa complexa, onde precisa-se identificar as diferentes interfaces do ser humano e do ambiente, pelo profissional de Nutrição. Conclusão: A conclusão desse trabalho abre espaços para novas reflexões necessárias ao pensar os diferentes questionamentos teóricos relacionadas à alimentação e que são relevantes para uma boa formação no curso de graduação em Nutrição. Há muitos caminhos que podem se abrir para ampliar a conexão das ciências sociais e também, humanas, com as ciências da alimentação.
Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta Itapipoca
Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca
Comissão Organizadora:
Prof. Dra. Maria Sinara Farias