MONITORIA EM TEORIAS COMPORTAMENTAIS I: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Autor
  • ITALO AGUIAR CAMPOS
  • Co-autores
  • ANA PRISCILA BARROSO ARAUJO
  • Resumo
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    Introdução: A monitoria acadêmica, regulamentada por meio da Lei nº 9.393, em 20 de dezembro de 1996, é um método didático-pedagógico ofertado àqueles que manifestam interesse em aprofundar temáticas e em cooperar, junto aos docentes, com a superação de dificuldades nos conteúdos trabalhados em sala de aula, oportunizando espaço de debate acerca de variados assuntos pertinentes a disciplina. A disciplina de Teorias Comportamentais I é essencial para compreender os pressupostos metodológicos, epistemológicos e teóricos da ciência do comportamento. Por meio desta disciplina, o acadêmico compreenderá estes pressupostos pelo paradigma do behaviorismo radical. Objetivo: Durante a disciplina, o monitor trouxe estratégias de ensino, como memes e músicas, para que promovesse a participação dos alunos, por meio de situações reais, favorecendo na construção do conhecimento e na aprendizagem dos acadêmicos. Método: Trata-se de um relato de experiência, realizado durante a monitoria exercida no mês de fevereiro a junho de 2021 nas turmas do 3° semestre, no Centro Universitário UNINTA, campus Itapipoca, no curso de Psicologia. Resultados: As principais intervenções realizadas pelo monitor estavam relacionadas a participação e a colaboração deste durante as aulas da disciplina supracitada. A monitoria ocorreu durante o período de pandemia, de forma remota, pela plataforma Google Meet. Neste período da monitoria, observou-se que os alunos da disciplina não recorreram ao monitor após as aulas, nem ao menos em períodos de avaliações acadêmicas, mesmo havendo a disponibilização remota deste. O monitor preparava-se antecipadamente para a sua participação nas aulas, para que assim pudesse colaborar efetivamente com a aprendizagem dos discente da disciplina, bem como a sua participação ocorria de maneira colaborativa, contribuindo com as dúvidas dos alunos acerca dos conteúdos abordados na disciplina, mas esta participação ficava restrita as aulas e a presença da professora da disciplina. Conclusão: Conclui-se que o processo de monitoria, de forma global, foi proveitoso para o monitor, pois proporcionou uma revisão dos conteúdos que este já havia estudado e que teve contato novamente durante a monitoria, assim fortalecendo o conteúdo estudado.

  • Palavras-chave
  • Behaviorismo, Comportamentalismo, Ensino-Aprendizagem, Monitoria
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
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