REFLEXO DO PASSADO NA CONSTRUÇÃO DA ENFERMAGEM ATUAL: IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

  • Autor
  • Lucijane Vicente Ferreira
  • Co-autores
  • Maria Sinara Farias
  • Resumo
  • Introdução: A enfermagem é uma profissão que tem como base o cuidar. Ao longo do tempo os processos que envolvem as formas de cuidar foram modificados, conforme a evolução da ciência e da tecnologia em diferentes períodos. No século XIX, a precursora da enfermagem Florence Nightingale, deu início a enfermagem moderna, desde então, tem-se buscado avanços no conhecimento para construção dos instrumentos que regem os processos de cuidar. Tendo em vista a constante evolução da enfermagem como ciência, torna-se necessário, que os discentes tenham conhecimento sólido sobre a história e os fundamentos da profissão. Objetivos: Analisar e descrever, com base na literatura, a importância do conhecimento histórico da enfermagem, no período de formação acadêmica. Metodologia: Trata-se, de um estudo de revisão narrativa da literatura, de livre acesso; disponíveis na íntegra, por meio das bases de dados, Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Eletronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e PubMed. Foram incluídos artigos publicados que perpassaram nos últimos 15 anos em idioma português. Quanto aos critérios de exclusão: editoriais, anais de eventos e os que não respondiam ao objeto do estudo. Resultados e Discussão: A importância da disciplina História e Fundamentos da Enfermagem, na grade curricular dos cursos de enfermagem, vem da necessidade de capacitação dos discentes, para conhecimento da profissão em todos os seus aspectos. Geralmente a disciplina inclui uma carga horária de 30 a 60 horas, e é ministrada no primeiro período do curso de graduação, o que possibilita aos acadêmicos a construção de um pensamento crítico a respeito da enfermagem como profissão, pautado na sua evolução histórica. A medida em que ocorre a aproximação com o contexto histórico da profissão, há uma construção ou uma desconstrução do pensamento pré-estabelecido dos discentes ao ingressarem na graduação do curso de enfermagem. Conclusão: Com base nos resultados apresentados, conforme análise da literatura, percebe-se que o resgaste histórico da enfermagem e o ensino permanente de seus fundamentos durante a graduação, constituem um importante fator para formação profissional na área.

  • Palavras-chave
  • História da enfermagem, conhecimento, graduação, profissão.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
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