ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES COM DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Introdução: Doenças cardiovasculares são a denominação dada às afecções relacionadas ao sistema cardiovascular, que inclui o coração e a rede de vasos sanguíneos. Normalmente estas doenças são relacionadas à hereditariedade, ao estilo de vida, à obesidade e à diabetes, pois esses fatores influenciam e aumentam a probabilidade de desenvolve-las. A assistência de Enfermagem a estes pacientes é significativa, uma vez que estes profissionais adotam medidas distintas de tratamentos precoces e controle de agravos, tornando a Enfermagem diretamente ligada aos pacientes cardiopatas. Objetivo: Identificar de acordo com a literatura, os cuidados a serem realizados aos pacientes com doenças cardiovasculares pela equipe de enfermagem. Método: Este trabalho refere-se a um estudo de revisão narrativa da literatura, realizado por meio de consulta a artigos científicos, revistas e livros correlacionados à assistência de Enfermagem e às doenças cardiovasculares. Foi feito um levantamento de artigos nas bases de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Biblioteca Virtual Uninta e Scientific Electronic Library Online (SciElo), utilizando-se dos seguintes descritores e palavras chaves: Assistência; Enfermagem; Cuidado; Doenças Cardiovasculares. Foram selecionados artigos relativos ao conteúdo abordado, publicados nos anos de 2018 a 2022 em idioma português. Foram excluídos artigos que não atendiam ao objeto proposto pelo estudo. Resultados: Evidenciou-se a relevância do profissional enfermeiro nos cuidados aos pacientes cardiopatas, pois estes profissionais executam a avaliação, o acompanhamento, a prevenção de agravos e a realização de ações de educação em saúde. A equipe de Enfermagem, por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), atua planejando uma atenção humanizada e individualizada, na qual o enfermeiro avalia o histórico e o estilo de vida do paciente, instrui o paciente e a família, de acordo com suas necessidades, sobre a modificação de riscos cardíacos, como parar de fumar e manter uma boa alimentação. Portanto, focando na melhora do paciente, promovendo educação em saúde e prevenindo fatores de riscos. Conclusão: A assistência da equipe de Enfermagem aos pacientes cardiopatas tem importante atuação nas ações de educação em saúde, na qual evita possíveis agravos da doença por meio do cuidado humanizado, utilizando–se da Sistematização da Assistência de Enfermagem e da humanização dos cuidados. Deste modo, proporcionando uma melhora no tratamento e na recuperação do paciente e colaborando com a promoção da saúde e a reabilitação do mesmo.
Descritores: Cuidados de Enfermagem; Doenças Cardiovasculares; Enfermidades.
Referências
BARROS A.L.B.L, & CAVALCANTE A.M.R.Z. Enfermagem em cardiologia: estado da arte e fronteiras do conhecimento. Revista brasileira de Enfermagem, 70, 451-452. 2017. Acesso em 09 abr. 2022.
MACEDO, R.C.R.D., BALSANELLI, A.P., FRANCO, F.F., & SANT'ANA. Enfermagem em Cardiologia: Procedimentos em Unidade Semi-intensiva. São Paulo: Editora Manole, 2012. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520452370/pageid/0. Acesso em: 09 abr. 2022. RABELO E. R., ALITI G. B., DOMINGUES F. B., & BRAUN S. Intervenções de enfermagem em pacientes com cardiopatia: métodos e avaliação de eficácia em pacientes com insuficiência cardíaca. Clinical & Biomedical Research, 25(3). 2005 Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100469. Acesso em: 9 abr. 2022.
Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta Itapipoca
Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca
Comissão Organizadora:
Prof. Dra. Maria Sinara Farias