A INFLUÊNCIA DAS PROPAGANDAS ALIMENTÍCIAS NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIL

  • Autor
  • Thamires Nascimento Mota
  • Co-autores
  • Juliana Braga Rodrigues de Castro
  • Resumo
  • Introdução: A alimentação tem um papel fundamental na manutenção do organismo promovendo uma qualidade de vida melhor, por isso é importante a formação de hábitos saudáveis desde a infância, pois é neste período que a cultura alimentar se desenvolve. Esta cultura é definida por fatores socioculturais, fisiológicos e psicológicos (PESSA, 2008). Portanto, com a presença da mídia no cotidiano as propagandas alimentícias estão cada vez mais persuasivas, desta maneira influenciando a dieta das crianças, e trazendo consequências como a obesidade infantil, um tipo de Doença Crônica Não Transmissível (DCNT). Sendo assim, torna-se necessário estudos sobre essas publicidades e como elas conseguem influenciar a criança. Objetivo: Analisar as propagandas alimentícias direcionadas ao público infantil e sua influência na alimentação da criança. Método: O estudo foi feito de uma revisão bibliográfica, realizada com base na busca de dados Scielo, utilizando-se as palavras-chaves: Alimentação Infantil; Obesidade; Propagandas Alimentícias; Hábitos Alimentares. Foram selecionadas três publicações, no período de 2012 a 2018. Resultados: O levantamento bibliográfico feito nos artigos escolhidos mostrou que a mídia é capaz de induzir a criança com suas propagandas persuasivas, isso porque este público infantil se ganha facilmente. Foi possível perceber também que o tempo que a criança fica em frente a TV vem crescendo cada vez mais e isso contribui no aumento da obesidade, pois a criança deixa de praticar exercícios. Logo, essas analises são de interesse de empresas alimentícias, que fazem suas propagandas na intenção de atingir esse público para que tenha o aumento de vendas. A princípio, a maneira como estas propagandas são expostas na mídia chamam a atenção da criança, pois introduzem personagens animados, cores diversificadas, sons e até mesmo brindes oferecidos pela as marcas e por isso ganha o público infantil. De acordo com a pesquisa, grande parte desses alimentos que chegam até a criança são ricos em açúcar, sal e gordura, alimentos estes que deveriam ser consumidos, de acordo com a pirâmide alimentar, em menores quantidades. Mas, passando a serem consumidos com frequência geram as DCNT, que atualmente são responsáveis por mais da metade do total de mortes. Com isso, é necessário introduzir a estas crianças o conhecimento sobre os alimentos, para que essas possam também mostrar aos seus responsáveis e se tornarem adultos saudáveis. Podem ter como exemplo para este conhecimento o livro, Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde do Brasil publicado em 2014, que mostra como ter uma alimentação saudável, como comer corretamente e dentre outras importâncias dentro da alimentação. Conclusão: A exposição excessiva da criança no meio mediático fez com que as empresas alimentícias fizessem propagandas para atingir esse público, utilizando-se de estratégias para chamar a sua atenção. Sendo assim, a mídia influência de forma negativa a formação dos hábitos alimentares infantil.

  • Palavras-chave
  • Alimentação Infantil, Obesidade, Propagandas Alimentícias, Hábitos Alimentares.
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  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
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