A VISÃO DO ACADÊMICO DE PSICOLOGIA FRENTE A DISCIPLINA DE NEUROCIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Autor
  • Elioneida de Sousa Carneiro Rodrigues
  • Co-autores
  • Athus Bastos Brandão
  • Resumo
  •  

    Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar uma monitoria em neurociências de uma estudante de Psicologia que participou no período de 2019.1 e 2019.2. Onde a mesma pode acompanhar a sala de aula, conhecendo a rotina acadêmica desta temática. Podendo observar os aprendizados e dificuldades tanto dos alunos e Professor em torno do repasse da disciplina. Disciplina essa que traz consigo uma exigência de dedicação para compreender pois, essa matéria é complexa por tratar das várias funções do corpo humano de uma modo geral, destacando as partes, funções e localizações dos nervos. Diante desta complexidade é necessário muita didática, uso de materiais e laboratório científico. Introdução: A experiência da monitoria traz consigo a oportunidade de aprendizagem, é nesse espaço onde o discente poderá ter a visão aluno e professor ao mesmo tempo, relacionando teoria e prática, com isso desenvolvendo suas habilidades. Objetivo: Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de uma monitora do curso de Psicologia, onde descreve seu aprendizado adquirido por meio dessa prática e os benefícios da mesma, relacionando a participação na rotina do docente. Buscando enfatizar que neurociências é uma disciplina de abordagem anatômica e biológica do ser humano. Tem como objetivo também relatar sobre as dificuldades enfrentadas para compreender sobre as funções dos sistemas que o corpo humano possui. Metodologia: Para isso o estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, que consistiu em uma pesquisa bibliográfica, onde o tema direcionou a pesquisa para artigos, revistas eletrônicas, livros e cartilhas, onde se pesquisou o que é a monitoria e os seus benefícios. Relato de experiência: A monitoria tem a capacidade de ampliar olhares, ela vai além de uma modalidade de metodologia de atividade complementar para graduastes, é um ensino que vai além do ganho intelectual por parte do monitor, é uma colaboração participativa de troca, onde todos ganham, onde ao mesmo tempo em que há aprendizado efetuado com a disciplina, há também a prática do monitor em lidar com a dinâmica da sala de aula, sendo supervisionado pelo professor. Conclusão: Trata-se de um relato de experiência enquanto monitora da disciplina de neurociências no período de 2019.1 a 2019.2. A monitoria produz um amadurecimento para a rotina e melhora das práticas voltadas ao estudo e aprendizagem da área, despertando o interesse para uma futura docência e pesquisa. Consequentemente um profissional mais preparado e sensível a possíveis dificuldades e desafios.

     

  • Palavras-chave
  • Docência; Monitoria; Psicologia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
Voltar Download
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos
  • Cultura e Práticas Sociais

Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta  Itapipoca

Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca

Comissão Organizadora:

Prof. Dra. Maria Sinara Farias