O MELHOR JEITO DE APRENDER É ENSINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CONFECÇÃO DE MAQUETES DO SISTEMA TEGUMENTAR E A TEORIA DE WILLIAM GLASSER.

  • Autor
  • Francislândia Sousa Davi
  • Co-autores
  • Michele Soares da Silva , Veronice Rodrigues Nunes da Cruz
  • Resumo
  • Introdução O sistema tegumentar é composto por pele e anexos (pelos, unhas, glândulas sudoríparas, sebáceas e mamárias). A pele é formada por epiderme e derme, suas porções epiteliais (originária do ectoderma) e conjuntiva (originária do mesoderma), respectivamente. A epiderme é constituída por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, sendo suas células mais abundantes os queratinócitos. Apresenta quatro ou cinco camadas, denominadas estratos, estando na seguinte ordem partindo da derme para a superfície: basal, espinhosa, granulosa, lúcida (apenas na pele espessa) e córnea. A derme formada por duas camadas: derme papilar (tecido conjuntivo frouxo – superficial) e derme reticular (tecido conjuntivo denso – mais profunda). Willian Glasser 4 é um psiquiatra americano que cunhou a Teoria da Escolha e a aplicou à Educação, cujo resumo está sintetizado em uma imagem que organiza os níveis de aprendizagem, conforme a metodologia utilizada. Sua teoria base, a Teoria da Escolha, afirma que nenhum indivíduo é totalmente desmotivado, ou seja, todas   as pessoas estão dispostas a aprender. Objetivo: Relatar as dificuldades apresentadas na confecção de maquetes do sistema tegumentar e como a teoria de William Glasser influenciou no aprendizado. Método: Foi realizado uma pesquisa no banco de dados Google acadêmico e biblioteca virtual em saúde usando como descritores Fisioterapia, sistema tegumentar e teoria de William Glasser. Resultados: Foram selecionados 10 artigos, onde foram excluídos 8 pois não atendia os critérios e desses foram utilizados 2 artigos e uma revista docentes páginas 63 para aprofundar o relato de experiência. A teoria ajuda o estudante a ter um aprofundamento do que está sendo realizado e tem seu real significado e importância. Conclusão: Concluir-se que novas didáticas de ensino vem aprimorar o conhecimento e que a teoria de William Glasser serviu de suporte para uma boa construção da maquete do sistema tegumentar.

     

     

    REFERÊNCIAS

    DE BARROS, Amanda Beatriz et al. Acne vulgar: aspectos gerais e atualizações no protocolo de tratamento. BWS Journal, v. 3, p. 1-13, 2020.

    https://www.researchgate.net/publication/231814892_A_avaliacao_do_processo_ensino-aprendizagem_a_luz_da_Teoria_da_Escolha

    https://www.cesdcampinas.org.br/a-piramide-de-aprendizagem-de-william-glasser#:~:text=O%20psiquiatra%20americano%20William%20Glasser,os%20conceitos%20ap%C3%B3s%20a%20aula

    JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 524p

  • Palavras-chave
  • relato de experiência, maquete, teoria
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde
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