RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS AULAS DE FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL.

  • Autor
  • Gabriela de Sousa Silva
  • Co-autores
  • Luiz Santiago Queiroz , Ana Lia Moua Aguiar , Francisco Wesley de Souza
  • Resumo
  • Introdução: A tecnologia revolucionou a forma como recebemos, enviamos e usamos informações todos os dias. Os recursos on-line atingem quase todos os aspectos da vida moderna. Uma das áreas com maior potencial para o uso destas transformações é sem dúvida a área educacional. (BARROS,2017). Expondo a realidade que vivemos, nessa nova “era digital”, a tecnologia está bastante inserida em nosso cotidiano, nos oferecendo muitas inovações e atualizações, exemplos como os computadores; tablets; smartphones, através desses aparelhos, nos possibilita desfrutar da tecnologia, no meio da educação e através essa ferramenta, acrescenta positivamente no desempenho dos alunos. Objetivo: O objetivo da construção desse trabalho foi de apresentar outras técnicas educacionais, somado a utilização da tecnologia para acrescentar positivamente no desempenho e desenvolvimento e relatar a experiência dos alunos em frente à adaptação de seu uso para a área da educação. Método: Trata-se de um relato de experiencia, e para a produção do mesmo foi realizado pesquisas na seguinte base de dados: Google Acadêmico. Resultados: Avaliando a experiência vivida pelo grupo que compõe esse relato, o uso da tecnologia em prol da educação, principalmente nos períodos de pandemia e afastamento social, impedindo o contato direto na sala de aula com o professor, acabou trazendo melhorias e novas formas de ensino, adaptando o modelo antigo de ensino, assim fortalecendo e se adequando, permitindo que não houvesse pausa durante o ano letivo. Além disso, atividades educativas realizadas por meio da tecnologia melhoram o rendimento dos alunos e auxiliam os professores a tornarem a aula mais fascinante. Muitas ferramentas digitais oferecem diagnósticos de desempenho do aluno ao professor, isso ocorre através dos relatórios das atividades realizadas. Conclusão: Conclui-se que, no uso dessas ferramentas tecnológicas, é oferecido uma aprendizagem com melhor retenção do conhecimento, o incentivo a aprendizagem individual e coletiva, além do suporte que os professores têm no preparo das aulas para torná-las mais atrativas para os acadêmicos. A integração da tecnologia no âmbito educacional permitiu a criação de novos métodos e modalidades de ensino, de forma, a atender os mais diversos estilos de discentes, auxiliando na interação do professor com o aluno, e possibilitando um aprendizado alternativo. Descritores: tecnologia, educação, ensino superior. Referências: BARROS,F.ALINE. O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO. Revista Cientifica Semana Acadêmica. Fortaleza, 2019. 

  • Palavras-chave
  • tecnologia, educação, ensino superior.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
Voltar Download
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
  • Atenção, Promoção e Educação em Saúde
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos
  • Cultura e Práticas Sociais

Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta  Itapipoca

Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca

Comissão Organizadora:

Prof. Dra. Maria Sinara Farias