A monitoria enquanto ferramenta de formação: um relato de experiencia

  • Autor
  • Francisca Kelyna Brandão Mota
  • Co-autores
  • Ana Priscila Barroso Araújo , Jocélia Medeiros Ximenes
  • Resumo
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    Introdução: A monitoria da disciplina de Análise Experimental do Comportamento (AEC) do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNINTA, Campus Itapipoca tem como objetivos auxiliar o professor orientador no desenvolvimento do programa da disciplina por meio de acompanhamento dos alunos, assim como das aulas, visto que esta é composta com módulos de ensino teórico e prático. Ademais, busca-se desenvolver atividades didático-pedagógicas que proporcionam ao monitor o aprimoramento de conhecimentos, melhorando a aprendizagem dos alunos. A disciplina tem como objetivo geral relacionar conceitos básicos de Análise do Comportamento com os experimentos realizados em laboratório, principalmente enfatizando o estudo do comportamento operante e a modelagem de um novo comportamento. Quando se fala em comportamento operante refere-se ao comportamento que produz consequências e é afetado por elas. Já modelagem é um procedimento de reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento-alvo. O resultado final desse procedimento é um novo comportamento construído a partir de combinações de topografias de respostas já presentes no repertório comportamental do organismo (MOREIRA et al, 2019). Objetivo: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência enquanto monitora, bem como também relatar a utilização de aprendizagem de ensino teórico e prático da disciplina de Análise Experimental do Comportamento. Método: Trata-se de um relato de experiência, realizado durante a monitoria exercida entre o mês de outubro a dezembro do ano de 2021, no Centro Universitário UNINTA, campus Itapipoca, no curso de Psicologia. Resultados: As principais intervenções realizadas pelos monitores estavam relacionadas ao zelo e planejamento acerca dos conteúdos a serem abordados na disciplina, bem como pela didática a ser utilizada no ensino de tais conteúdos. Diante disso, o ensino aprendizagem foi dividido em teoria e prática. As atividades teóricas da disciplina se concentravam na discussão de autores renomados nas temáticas em questão e na produção de estudo-dirigido por parte da monitora para direcionar o estudo, tais como reflexo inato, condicionamento respondente, comportamento operante, controle aversivo e papel do contexto. No segundo módulo, o ensino-aprendizagem ocorreu de forma prática utilizando principalmente o Programa Sniffy Pro 2.0. Os exercícios propostos de experimentos foram o Condicionamento Respondente e Relato Emocional, Nível Operante e Treino ao Comedouro, Modelagem da Resposta de Pressão a Barra. A monitora também participou do Grupo de Estudo Temas em Psicologia Comportamental - GETPSICOM coordenado pela professora da disciplina, com o intuito de aprimorar os conhecimentos sobre a Análise do Comportamento, bem como para o cumprimento da carga horária semanal no programa de monitoria ofertado pela instituição. Neste grupo de estudo, as discussões referiram-se a fenômenos na perspectiva da análise do comportamento, tais como, notas sobre o fenômeno depressão a partir de uma perspectiva analítico-comportamental, uma abordagem funcional para os comportamentos delirar e alucinar, estudos sobre autismo em análise do comportamento: aspectos metodológicos, dentre outras temáticas. Conclusão: Conclui-se que o processo de monitoria oportunizou à turma e a monitora, o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao conhecimento e aprofundamento dos conteúdos da disciplina, para a construção de experiências que proporcionam crescimento profissional.

     

  • Palavras-chave
  • ensino-aprendizagem, monitoria, análise experimental do comportamento
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
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