MONITORIA EM METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Milena Sara Melo Teles
  • Co-autores
  • Jocélia Medeiros Ximenes
  • Resumo
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    Introdução: A monitoria acadêmica, regulamentada por meio da Lei nº 9.393, em 20 de dezembro de 1996, é um método didático-pedagógico ofertado àqueles que manifestam interesse em aprofundar temáticas e em cooperar, junto aos docentes, com a superação de dificuldades nos conteúdos trabalhados em sala de aula, oportunizando espaço de debate acerca de variados assuntos pertinentes a disciplina. Esta disciplina tem como base apresentar aos discentes sobre algumas regras necessárias para um acadêmico executar trabalhos escritos, principalmente de acordo com a ABNT. Objetivo: Relatar a experiência enquanto monitor da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. Método: Trata-se de um relato de experiência, realizado durante a monitoria exercida entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre de 2019, no Centro Universitário UNINTA, campus Itapipoca, no curso de Psicologia. Resultados: As principais intervenções realizadas pelos monitores estavam relacionadas ao zelo e planejamento acerca dos conteúdos a serem abordados na disciplina, bem como pela didática a ser utilizada no ensino de tais conteúdos. Desse modo, as atividades teóricas da disciplina se concentravam na discussão de autores renomados nas temáticas em questão e na produção de estudo-dirigido por parte do monitor para direcionar o estudo. Esta estratégia de ensino-aprendizagem foi concebida, principalmente, pela grande quantidade de assuntos repassados em pouco tempo, impossibilitando o apronfundamento em sala de aula. Neste sentido, o horário reservado para a monitoria era dedicado a sanar dúvidas e orientar sobre bibliografia complementar, sobretudo orientando os estudantes ao melhor entendimento sobre temas relacionados a disciplina. Observou-se que essa metodologia oportunizou à turma e ao monitor, o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao conhecimento e aprofundamento dos conteúdos da disciplina em detrimento de quem não teve esse acompanhamento. Conclusão: Conclui-se que o processo de monitoria, de forma global, foi proveitoso, porque gerou auxílio e tempo maior de explicações acerca das temáticas, já que os momentos em sala de aula não davam o suporte necessário, especialmente, pela carga horária.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino-Aprendizagem, Monitoria, Metodologia do Trabalho Científico
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
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