Introdução: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) representa um importante componente curricular dos cursos de graduação e pós-graduação, sendo comumente estruturado em disciplina obrigatória dos últimos períodos letivos. Muitas são as configurações possíveis dos TCCs, destacando-se dentre elas o artigo científico, a monografia e o projeto de aplicação, que tem como finalidade a articulação da prática com a teoria estudada ao longo do curso. A produção do TCC é vinculada ao Projeto Pedagógico do Curso -PPC, integrando ensino, pesquisa e extensão em um espaço institucional que proporciona ao estudante, a partir de conhecimentos já produzidos por autores e por meio da investigação científica, a compreensão do processo de produção acadêmica e de construção de novos conhecimentos, trazendo assim contribuições aos diversos segmentos sociais. A atuação do docente-orientador, como mediador no processo de elaboração do TCC será essencial para que os estudantes compreendam o significado desta etapa primordial de seu curso. Objetivo: Informar aos acadêmicos em formação da importância das orientações na construção do TCC. Método: Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, sobre a importância das orientações de construção do Trabalho de Conclusão de Curso, realizado pelo docente – orientador a 05 acadêmicos, onde estão desenvolvendo suas monografias no Curso de Bacharelado em Nutrição e Fisioterapia, sendo relatado em suas falas que as orientações nos proporcionam o aprofundamento de leituras em relação ao tema escolhido para a confecção de texto, permitindo um mergulho mais profundo em relação à pesquisa, exigindo um estudo mais refinado e dedicado. Resultados: As atividades e orientações e das conversas entre orientador e orientandos facilitou o processo de construção dos TCCs, onde os acadêmicos puderam realizar consultas posteriores para esclarecer dúvidas, verificar as recomendações do orientador, rever o feedback do orientador e os aspectos dos TCCs a serem aprimorados. Os Trabalhos de Conclusão de Curso ainda estão em andamento para o cumprimento dos prazos definidos para a realização de cada etapa, impostas pelas disciplinas de Pesquisa em Nutrição I e Pesquisa em Nutrição II. Com isso, reflete que a aprendizagem cooperativa dos acadêmicos em orientação privilegia o compartilhamento de um objetivo comum, e sua metodologia envolve a interação, que precisa quebrar a lógica do ensino tradicionalista, indo a uma forma inovadora, permeada pela relação afetiva com o conhecimento, habilidade e atitudes, fazendo que cada acadêmico em formação se torne autônomo. Conclusão: A importância das orientações de TCCs é de extrema importância para a manutenção da satisfação dos acadêmicos e não pode ser apenas um apoio e sim um atendimento personalizado e permeado pela afetividade; cabe a ele instigar e despertar no aluno o interesse e a curiosidade em prosseguir e ir além do que lhe é oferecido, podendo ser considerado “âncora do processo” o docente, ao utilizar as ferramentas pedagógicas com foco na interação e mediação de qualidade, não deverá ser apenas referência acadêmica, orientando a aprendizagem dos acadêmicos e tirando suas possíveis dúvidas e indagações.
Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta Itapipoca
Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca
Comissão Organizadora:
Prof. Dra. Maria Sinara Farias