INTRODUÇÃO: O ambiente moderno vem se configurando um potente estímulo para o desenvolvimento da obesidade, em decorrência a diminuição dos níveis de atividade física e o aumento da ingestão calórica, que são fatores determinantes ambientais mais relevantes, atrelado essas condições está um aumento significativo da prevalência da obesidade em diversas populações do mundo, incluindo o Brasil. A obesidade é uma doença crônica complexa, não apresenta uma causa única, mas é decorrente de vários fatores, sendo alguns endógenos, ou seja do próprio organismo, como a predisposição genética, outros são exógenos, isto é externo ao organismo, dentre eles destacamos o sedentarismo. OBJETIVO: Descrever uma atividade educativa sobre a obesidade realizada por estagiários do curso de Nutrição da Faculdade Uninta Itapipoca. METODOLOGIA: trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa sobre uma atividade educativa que foi desenvolvida por acadêmicos que estavam no estágio Supervisionado de Nutrição Social II. Ação foi realizada na sede da Faculdade Uninta Itapipoca, onde os estagiários desenvolveram um “Cinema” com os a participação dos acadêmicos ingressantes do 1º semestre do curso de Nutrição, como forma de acolhida e apresentação de temáticas relevantes para o entendimento da nutrição, e o tema escolhido, foi obesidade. Inicialmente, foi reproduzido um documentário curto, conhecido como Muito além do peso, que retrata a realidade da obesidade infantil no Brasil., após apresentação foi gerado um processo de discussão, sobre o que havia sido assimilado com o documentário, instigando os acadêmicos realmente se posicionar. Depois essa primeira fase, como uma espécie de quebra-gelo foi realizado um momento de mitos e verdades sobre obesidade, onde os acadêmicos liam afirmações e teriam que decidir se se tratava de algo verdadeiro ou mito. RESULTADOS: Percebeu-se com a ação que os acadêmicos do 1º semestre se sentiram evolvidos com a temática e trouxeram várias visões prévias sobre a perspectiva do papel do profissional nutricionista frente a ao combate a obesidade, pôde-se perceber, que mesmo se tratando de alunos recém integrantes do curso já apresentavam reflexões críticas sobre conteúdos que envolvem a nutrição, bem como podemos destacar o fortalecimento e a integração positiva entre os acadêmicos de etapas distintas no curso, mostrando a importância do processo gerador de autonomia e proatividade, que deve ser desenvolvido no trajetória acadêmica. CONCLUSÃO: o uso do cinema possibilitou a circulação dos conhecimentos, tornou possível a difusão de experiências, corroborou a ideia de que documentários podem exprimir os conhecimentos orientados de acordo com a temática que deseja ser trabalhada. Os resultados alcançados destacam, também, a importância das condições institucionais em promover a integração dos estudantes ensino superior na busca de desenvolver atividades educativas realizadas pelos próprios acadêmicos visando possibilitar a formação de vínculos, autonomia, proatividade e partilha de conhecimentos e envolvimento com o crescimento e desenvolvendo do curso, essas ações são capazes de propiciar amadurecimento formativo em todos os envolvidos, e a conscientização e responsabilização, desde os semestre iniciais.
Realização: Coordenação de Pesquisa da Faculdade Uninta Itapipoca
Apoio: Direção da Faculdade Uninta Itapipoca
Comissão Organizadora:
Prof. Dra. Maria Sinara Farias