Relatos de experiência sobre tecnologias educacional em sala de aula e Sua contribuição na formação dos discentes.

  • Autor
  • Maria Sandy Gonçalves da Silva
  • Co-autores
  • Marinez Gomes Oliveira , Francisca Talita Santos de Souza , Marcus Paulo Mendes de Sousa , Rodrigo Pires Osterne , Francisco Wesley de Souza
  • Resumo
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    RESUMO:

     A utilização do conhecimento dinamizado por parte dos discentes lhe proporciona vivências no campo de atuação da didática e da prática voltadas para a formação completa do aluno, assim sendo, o vivenciar experiencias fora do contexto de sala de aula proporciona ao aluno um campo maior de atuação, contudo, este aluno deverá ater-se a apropriação deste conhecimento e o mestre deverá proporcionar isso aos seus alunos.

    Com base nestas considerações, o presente artigo visa abordar a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na disciplina de Dermatofuncional, onde foi criada uma maquete como forma de ensino, pôr’ fim a experiência vivenciada na criação da maquete nos possibilitou amplo conhecimento e permitiu colocar as habilidades em prática.

    INTRODUÇÃO:

     As práticas e os projetos pedagógicos dos cursos da área da saúde têm sido alvo de intervenções a fim de se contemplarem as necessidades da sociedade contemporânea. A formação do Fisioterapeuta não foge a esta linha, na qual se destaca a correlação entre teoria e prática, ressaltando a necessidade de uma visão integral do indivíduo e do meio que o cerca. Com base nestas considerações, o presente artigo visa abordar a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na disciplina de Dermatofuncional.

    A devida experiência exposta; trata-se de uma maquete na disciplina de dermatofuncional.

    No qual nos alunos do 5° período apresentam as estruturas e camadas da pele. Onde se tornou mais rica a proposta de aprendizado, nos detalhes de cada aluno que apresentou a sua parte citada no trabalho.

    OBJETIVO:

    Esse tipo de proposta tem por objetivo não só a produção, mas também, instigar a busca pelo conhecimento sobre a função de cada parte a ser produzida na maquete, para que a partir disto o futuro fisioterapeuta possa conhecer e visualizar, cores, possíveis texturas, ou ao certo tentar relacionar aquela estrutura a algo parecido, a produção de conhecimento de forma dinamizada e a socialização, visto que, a produção foi realizada por equipes formadas por até 5 alunos.

    A produção de uma maquete desperta nos alunos a busca por novas estruturas que no contexto de aprendizagem teórica não seria possível de visualizar. Faz se necessário profundidade de conhecimento e essa profundidade é empreendida através da produção e confecção de algo palpável e que aos olhos humanos possam ser desvendadas e relatadas a todos.

    CONCLUSÃO

    Essa intervenção proporcionou uma experiência ímpar aos alunos que dela participaram, pois todos puderam se sentir como produtores de cultura. Talvez essa seja a principal função das tecnologias na faculdade: provar ao aluno que ele não é apenas um receptor, mas sim um construtor de diversos saberes. É fundamental que o professor considere seus alunos, os nativos digitais, como jovens conscientes e críticos, que precisam ser protagonistas na construção do próprio conhecimento.

    Por fim a experiência vivenciada na criação da maquete da disciplina dermatofuncional nos possibilitou amplo conhecimento e permitiu colocar as habilidades em prática. Foi um momento onde repassamos o nosso aprendizado e também aprendemos, dessa forma mostrar o quanto essa intervenções é importante para a nossa formação acadêmica.

     

  • Palavras-chave
  • demartofuncional; conhecimento ; tecnologia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ciência, Tecnologia e Inovação em Pesquisa
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Prof. Dra. Maria Sinara Farias