O evento mostrou um pouco do tão amplo que é a etnomatemática e quanta cultura podemos incluir nas nossas aulas de matemática. A receita do acarajé para o ensino de matrizes, a matemática em uma abordagem mais humanista, pensando que devemos aproximar mais as fórmulas e contas matemáticas a realidade dos alunos. Isso é necessário para fazer o aluno perder essa ideia de que matemática é apenas contas absurdas e por ele não conseguir fazer ele não conseguiu aprender. Ao aproximar mais a matemática da realidade os alunos começam a perceber que todos fazemos matemática todo o tempo e que isso não é motivo de dificuldade. A formação do futuro professor deveria ter mais etnomatemática no currículo, uma vez que passar todo o curso abordando os métodos tradicionais é até difícil pensar de outra forma ao ir para a sala de aula.
O Virtual Etnomatemática - Brasil (VEm Brasil 2020) - ISBN: 978-65-00-05988-5 - ocorreu virtualmente, durante quarenta horas, entre os dias 25 e 26 de abril de 2020, tendo como recursos de viabilização mídias gratuitas, passíveis de proporcionar apresentação dos trabalhos, interação entre expositores e espectadores e disponibilização pública no canal VEm Brasil do YouTube: www.youtube.com/VemBrasilEtnoMatemaTicasBrasis. O evento foi promovido pela comunidade virtual EtnoMatemaTicas Brasis, ligada à coordenação da Red Internacional de Etnomatemática no Brasil. Contemplando quaisquer temáticas relativas à Etnomatemática, sem especificá-las, abriram-se espaços para mostras, comunicações, experimentações, reflexões, discussões, interações acerca do Programa Etnomatemática.
Nesses espaços, virtuais e públicos, interagiam dois tipos de participantes. O Proponente-Interativo, isto é, quem propôs, submeteu e apresentou um trabalho/atividade e pôde interagir ao vivo, via chat, com os seus espectadores, nos ambientes de bate-papo, durante a primeira exibição da apresentação. O Espectador-Interativo não submeteu trabalho/atividade, mas se inscreveu no evento para assistir às apresentações e, posteriormente, enviou um minirrelato de sua participação, na qual pôde interagir ao vivo, via chat, com os autores das apresentações, nos ambientes de bate-papo, durante a sua primeira exibição. É importante salientar que, com todo o conteúdo público, a continuidade das interações é prevista, mas de modo assíncrono.
O participante inscrito no VEm Brasil 2020, seja como proponente ou como espectador interativo, contou com perfis heterogêneos: maioria de educadores e pesquisadores; interesse em diferentes focos de estudo; brasileiros de vinte e dois Estados e Distrito Federal, e estrangeiros de treze países da África, das três Américas, da Ásia e da Europa; sessenta doutores e doutorandos, trinta e dois mestres e mestrandos, e os demais, especialistas, graduados e graduandos; de ingressantes na graduação a pós-doutorados. Estes anais dão voz a ambos os tipos de participantes.
Assim, a presente publicação reúne os resumos submetidos ao VEm Brasil 2020, avaliados e aprovados por sua Comissão Científico-Organizadora e distribuídos em duas partes:
Parte I. Resumos propostos e apresentado pelo Proponente-Interativo - oitenta e dois resumos dos trabalhos apresentados de modo interativo, em forma de vídeo ou ao vivo, durante o evento;
Parte II. Resumos propostos pelo Espectador-Interativo – noventa e um minirrelatos de vivências e interações de espectadores das apresentações, submetidos posteriormente ao evento, aos quais estão atribuídas as palavras-chave Espectador-Interativo, Etnomatemática e VEm Brasil.
Com concepções de responsabilidade dos seus autores, os conteúdos destes anais, complementados pelos vídeos públicos de suas apresentações, mostram-se, nacional e internacionalmente, quantitativa e qualitativamente, contributivos à popularização da Ciência e Tecnologia, à formação de novos pesquisadores em Etnomatemática e ao crescimento e divulgação do Programa de Pesquisa Etnomatemática, bem como dos estudos e práticas de suas comunidades científica, pedagógica e sociocultural.
Bons estudos!
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA PARTICIPAÇÃO
I. O VEm Brasil 2020 busca reunir comunicações sobre Etnomatemática.
II. Todas as comunicações do VEm Brasil 2020 devem contemplar interações entre apresentadores e espectadores.
III. Todas as apresentações do VEm Brasil 2020 devem ser veiculadas, obrigatória e exclusivamente, por mídias gratuitas.
IV. Todas as apresentações do VEm Brasil 2020 devem ser passíveis de disponibilização na internet, pública e gratuitamente, e serão publicadas no canal VEm Brasil do YouTube.
V. Todo o material produzido pelos participantes inscritos no VEm Brasil 2020 – e enviado nos prazos estabelecidos – serão inseridos nos Anais do VEm Brasil 2020.
VI. Os Anais do VEm Brasil 2020 serão disponibilizados até 90 (noventa) dias após o evento.
VII. O VEm Brasil 2020 prevê inscrições de dois tipos de participação interativa:
- participação como proponente-interativo, com proposição de trabalho/atividade, conforme Orientações específicas para participação como proponente-interativo;
- participação como espectador-interativo, sem proposição de trabalho/atividade, conforme Orientações específicas para participação como espectador-interativo.
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA PARTICIPAÇÃO COMO PROPONENTE-INTERATIVO
I. Se você já tem ou quer produzir um trabalho ou atividade e deseja compartilhar virtualmente sua proposta ou vivência com pessoas envolvidas com Etnomatemática e deixá-la disponível na internet, pública e gratuitamente, você deve participar do VEm Brasil 2020 e sua participação será na modalidade Proponente-Interativo.
II. O VEm Brasil 2020 aceita apenas proposições de trabalhos passíveis de disponibilização via internet.
III. As propostas de trabalho/atividade serão avaliadas apenas quanto à adequação à programação do VEm Brasil 2020, isto é, considerando a formatação do site e sua futura acessibilidade a todos. Quaisquer problemas em relação ao texto proposto, haverá uma comunicação entre a Comissão Científico-Organizadora e o proponente, no sentido de que sejam feitos os ajustes necessários.
IV. A inscrição dos Proponentes-Interativos deve seguir as Orientações para elaboração e envio de proposta interativa de trabalho ou atividade:
1. Escolha o tipo de apresentação: gravada ou ao vivo.
2. Escolha uma mídia gratuita para a sua apresentação.
3. Escolha uma mídia gratuita para a interação com os espectadores de sua apresentação, podendo ser a mesma da apresentação ou outra.
4. Espera-se que haja até 5 (cinco) autores por proposta, mas se envolver uma equipe de produção, esse número pode se estender a 12 (doze). Uma mesma pessoa só pode ser autor principal de até 3 (três) propostas.
5. Elabore sua proposta escrita, considerando, obrigatoriamente, os elementos prescritos a seguir:
- insira um título na sua proposta, trabalho ou atividade em planejamento, desenvolvimento, ou já vivenciada, inédita ou não. O título não deve ter mais de 15 (quinze) palavras;
- insira o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) da proposta;
- insira nome da instituição/comunidade/grupo abaixo do nome de cada autor. Caso haja mais de um autor e todos de uma mesma instituição/comunidade/grupo, basta uma inserção abaixo da lista de nomes dos autores;
- insira e-mail abaixo do nome da instituição/comunidade/grupo de cada autor, se estas forem distintas; se for a mesma, insira o e-mail abaixo do nome de cada autor, colocando o da instituição/comunidade/grupo abaixo da lista de nomes dos autores e seus contatos;
- deixe uma linha em branco antes da inserção do resumo da sua proposta;
- insira um resumo da proposta, em word (doc, docx ou odt), em texto corrido, justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entrelinhas simples, 10 a 20 linhas ou 800 a 1800 caracteres com espaços.
- Por fim, coloque o link de acesso, caso seu trabalho/atividade esteja virtualizado;
- Submeta sua proposta no ambiente específico do site do VEm Brasil 2020.
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA PARTICIPAÇÃO COMO ESPECTADOR-INTERATIVO
I. Se você tem interesse ou curiosidade por Etnomatemática e deseja participar do VEm Brasil 2020, sem apresentar um trabalho, sua participação será na modalidade Espectador-Interativo.
II. Considerando o potencial interativo das mídias envolvidas no VEm Brasil 2020, os inscritos na modalidade Espectador-Interativo devem registrar suas participações, como condição para receberem certificado.
III. Durante o evento, acesse as propostas pertinentes à programação, conforme seu interesse, e participe (e interaja) de pelo menos 3 (três) delas, considerando o(s) seu(s) recurso(s) midiático(s).
IV. Elabore um único minirrelato individual de sua participação no VEm Brasil 2020. Alternativas ao minirrelato estão consideradas no item VI.
V. A elaboração do minirrelato deve seguir as Orientações para elaboração do minirrelato de participação:
- utilize um documento do Word (doc, docx ou odt), página A4, margens com 2 (dois) cm;
- insira um título para o seu minirrelato de até 10 (dez) palavras, utilizando negrito;
- insira seu nome completo, imediatamente abaixo do título do seu minirrelato;
- insira o nome da sua instituição/comunidade/grupo, imediatamente abaixo do seu nome;
- insira o seu e-mail imediatamente abaixo do nome da sua instituiçãr do VEm Brasil 2020, sem apresentar um trabalho, sua participação será na modalidade Espectador-Interativo.o/comunidade/grupo;
- deixe uma linha em branco e insira o seu minirrelato em texto corrido, justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entrelinhas simples, máximo de 10 linhas ou de 800 caracteres incluindo espaços;
- envie seu minirrelato para etnomatematicasbrasis@gmail.com até 10 (dez) de maio de 2020. O assunto da mensagem deve ser Espectador-Interativo_seu nome completo.
VI. Orientações para elaboração de alternativa ao minirrelato de participação
- utilize um documento do Word (doc, docx ou odt), página A4, margens com 2 (dois) cm;
- insira um título para o seu trabalho de até 10 (dez) palavras, utilizando negrito;
- insira seu nome completo imediatamente abaixo do título do seu trabalho;
- insira o nome da sua instituição/comunidade/grupo imediatamente abaixo do seu nome;
- insira o seu e-mail imediatamente abaixo do nome da sua instituição/comunidade/grupo;
- deixe uma linha em branco, e siga conforme alternativa desejada: texto - escreva poema, cordel, crônica etc. em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entrelinhas simples, máximo de 10 linhas ou 800 caracteres.
Coordenação Brasil da Red Internacional de Etnomatemática
Coordenadora Brasil: Profa. Dra. Olenêva Sanches Sousa
Coordenadora Região Nordeste: Profa. Dra. Olenêva Sanches Sousa (Red Internacional de Etnomatemática)
Coordenadora Região Sudeste: Profa. Dra. Caroline Mendes dos Passos - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Coordenadora Região Sul: Profa. Dra. Ieda Maria Giongo - Universidade do Vale do Taquari (Univates)
Coordenador Região Norte: Prof. Dr. Adriano Fonseca - Universidade Federal de Tocantins (UFT)
Coordenadora Região Centro-Oeste: Profa. Dra. Maria Aparecida Mendes de Oliveira - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
E-mail: etnomatematicas.brasis@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/etnomatematicasbrasis/
ISBN: 978-65-00-05988-5
Promoção: EtnoMatemaTicas Brasis
www.facebook.com/etnomatematicasbrasis/
Autor corporativo: Red Internacional de Etnomatemática - coordenação Brasil
Inspirador e consultor intelectual: Ubiratan D’Ambrosio
Organização: Coordenação Brasil da Red Internacional de Etnomatemática
Coordenação geral: Olenêva Sanches Sousa
Assistência de Coordenação: Luciano de Santana Rodrigues
Produção Audiovisual: Marcos Daniel de Souza Carneiro
Análise de Sistemas: Pedro Sousa Lacerda
Coordenação Brasil da Red Internacional de Etnomatemática
Brasil e Região Nordeste: Olenêva Sanches Sousa
Região Sudeste: Caroline Mendes dos Passos
Região Sul: Ieda Maria Giongo
Região Norte: Adriano Fonseca
Região Centro-Oeste: Maria Aparecida Mendes de Oliveira
Idiomas dos resumos: Português, Espanhol, Inglês.
Site do evento:
doity.com.br/vem-brasil-virtual-etnomatematica-brasil