REFLEXOS DA SUSPENSÃO DA AÇÃO DA POLÍCIA MILITAR NAS PERIFERIAS DO RIO DE JANEIRO SOB ANÁLISE DA MEDIDA CAUTELAR NA (ADPF) 635

  • Autor
  • CAMPOS, Carolina Esposte
  • Co-autores
  • MENDES, Shamantta De Paula , SANTANA, Thaynná dos Santos , SILVA, Felipe Nogueira Alves , MACHADO, Viviane Bastos
  • Resumo
  •  

    O homem comtemporâneo tornou-se cada vez mais consciente de seus direitos e acabam reinvidicando sua capacidade de agir segundo sua própria convicção e com liberdade responsável, não admitindo ser forçado por coação, mas dirigidos pela consciência do dever. (OLIVEIRA, FIGUEIREDO, BORGES, GONÇALVES, 2011, s.p)

    Todavia esses direitos podem ser por diversas vezes violados, entre elas através da qualidade de vida desumana. Enquanto ao homem cabe dar sentido a sua própria vida, ao Estado cabe o dever de proteger a manutenção do direito de exercício da liberdade. (OLIVEIRA, FIGUEIREDO, BORGES, GONÇALVES, 2011, s.p)

    Desta forma, a liberdade e a dignidade elevam-se ao patamar dos direitos fundamentais, pois dizer que a pessoa é titular de direitos, significa esclarecer que ao ser humano corresponde a condição de sujeito e não de objeto manipulável. (OLIVEIRA, FIGUEIREDO, BORGES, GONÇALVES, 2011, s.p)

    É nesse contexto, que segue a proposta abordada, onde fez-se necessária a judicialização de uma ADPF, para que moradores das comunidades da cidade do Rio de Janeiro não fossem um alvo ainda mais vulnerável durante a pandemia mundial.

    A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635 foi proposta no ano passado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e construída de modo coletivo com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DP-RJ), Educafro, Justiça Global, Redes da Maré, Conectas Direitos Humanos, Movimento Negro Unificado, Iser, Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR), Coletivo Papo Reto, Coletivo Fala Akari, Rede de Comunidades e Movimento contra a Violência, Mães de Manguinhos, todas elas, entidades admitidas como amicus curiae no processo. (MARINHO, 2020, s.p) Uma proposta coletiva com objetivos claros para as comunidades do município do Rio de Janeiro e seu entorno, no sentido de preservação de direitos e não de diminuição de sua dignificação.

     

  • Palavras-chave
  • ADPF; Polícia Militar; Periferias
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • Ciências Sociais e Aplicadas
Voltar Download

Essa publicação reúne as produções científicas de discentes, docentes e pesquisadores dos cursos de graduação da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC, unidade de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, participantes da V Expociência Universitária do Noroeste Fluminense, com a temática: Os impactos da pandemia nas relações sociais, jurídicas e de saúde, realizada entre 21 e 23 de outubro de 2020.

Em sua 5º edição, o evento se destina, fundamentalmente, o propósito de se criar, na Instituição, um lugar de intercâmbio científico e cultural entre os pares, privilegiando-se uma discussão sobre as teorias interdisciplinares que ganham expressão no debate acadêmico contemporâneo.

Nessa edição os trabalhos apresentados envolvem àreas das Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Estudos Interdisciplinares. Tal fator resultou na apresentação de 204 (duzentos e quatro) trabalhos de pesquisa apresentados a seguir. Acreditamos que a discussão ampliada, que inclua os diversos atores envolvidos nas diversas áreas, e, entendendo que existe uma abordagem interdisciplinar, esperamos contribuir para o fomento do saber acadêmico científico, viabilizando um espaço à divulgação de resultados de pesquisas relevantes para a formação do licenciando, bacharel, e do pesquisador da área e de áreas afins.

Por outro lado, queremos destacar que foi imprescindível a atuação coletiva na organização deste evento, que contou com a participação do corpo diretivo, das coordenações de curso, docentes e discentes. Sem o interesse de todos, a dedicação e a responsabilidade principalmente dos funcionários técnicos administrativos envolvidos, não seriam atingidas a forma e a qualidade necessárias ao sucesso da atividade. 

A Expociência representa um espaço significativo e verdadeiro de troca de experiências e de oportunidade de conhecer a produção científica de forma interdisciplinar e coletiva.

Boa leitura a todos!

 

 

Profª. Mª. Neuza Maria da Siqueira Nunes

Coordenadora da Extensão Universitária da Faculdade Metropolitana São Carlos

COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA 

Direção Geral
Dr. Carlos Oliveira Abreu

Direção Acadêmica
Dra. Fernanda Castro Manhães

Direção Administrativa
Sr. Carlos Luciano Bieli Henriques

Assessoria Acadêmica
Me. Edyala de Oliveira Brandão Veiga

Coordenação de Extensão Universitária
Ma. Neuza Maria de Siqueira Nunes

Coordenação de Monitoria, Pesquisa e TCC
Dr. Tauã Lima Verdan Rangel

Coordenação do Curso de Administração
Me. Sérgio Elias Istoé

Coordenação do Curso de Direito
Ma. Geovana Santana da Silva

Coordenação do Curso de Enfermagem
Me. Roberta Silva Nascimento

Coordenação do Curso Medicina
Dr. Antônio Neres Norberg
Dra. Bianca M. Mangiavacchi (Ciclo Básico)
Dra. Lígia C. Matos Faial (Ciclo Clínico)

Coordenação do Curso de Gestão em Recurso Humanos
Me. Fernando Xavier de Almeida

Coordenação do Curso de Gestão Hospitalar
Me. Sérgio Elias Istoé

Secretaria Acadêmica
Espa. Danila Ferreira Cardoso

Setor Financeiro
Sra. Bruna de Souza Vieira

Núcleo de Apoio Psicopedagógico
Ma. Vânia Márcia Silva do Carmo Brito

Setor de Recursos Humanos
Espa. Edimara Bizerra da Silva

 

ORGANIZAÇÃO E EDITORAÇÃO
Dra Bianca Magnelli Mangiavacchi
Ma. Neuza Maria de Siqueira Nunes
Srta. Amanda Passalini de Almeida

FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS

Avenida Governador Roberto Silveira, nº 910

Bom Jesus do Itabapoana-RJ CEP: 28.360-000

Site: www.famescbji.edu.br

Telefone: (22) 3831-5001

 

 

O conteúdo de cada trabalho é de responsabilidade exclusiva dos autores.

A reprodução dos textos é autorizada mediante citação da fonte.