QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA A SAÚDE: AUDITORIA DE ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO
A auditoria de enfermagem é um método avaliativo de grande importância que norteia a tomada de decisões no que tange a qualidade do atendimento (LOUREIRO; COSTA; MARQUES; HOYASHI, 2018).
Nesse sentido, a auditoria é fundamental para subsidiar a gestão e o planejamento das ações de saúde, bem como sua execução, gerenciamento e a avaliação dos resultados alcançados. Portanto, a auditoria tem por finalidade avaliar o desempenho de um processo contínuo, não só com a intenção de apontar seus erros e as falhas, mas com o objetivo maior de alcançar melhorias na qualidade da assistência a partir da indicação de soluções (RIBEIRO; SILVA, 2017).
Sendo assim, justifica-se o desenvolvimento de uma pesquisa com o tema proposto, a partir da compreensão da importância da auditoria de enfermagem nos serviços públicos como o Sistema Único de Saúde (SUS), para a qualidade da assistência que é prestada ao paciente, sendo o enfermeiro auditor uma peça importante para o gerenciamento dos gastos. Assim, pode-se evidenciar como a auditoria em enfermagem pode atuar na área da saúde e como a sua gestão tem impacto na equipe de enfermagem e na assistência que ela irá prestar para o paciente/cliente. Com isso, a auditoria em enfermagem procura suprir um importante papel para a liderança da equipe e a prestação de um bom serviço.
Ribeiro e Silva (2017) afirmam que
Quando se refere nas ações de auditoria em enfermagem, o registro escrito e a documentação constituem o labor diário do enfermeiro. A documentação de enfermagem meticulosa é uma parte de suam importância do atendimento multiprofissional ao paciente. A entrega de um bom atendimento e a capacidade de comunicar de forma eficaz sobre o atendimento ao paciente depende da qualidade das informações disponíveis a todos os profissionais de saúde. A avaliação do conteúdo dos registros de enfermagem é crucial, a fim de reutilizar dados válidos para medir os resultados dos pacientes (RIBEIRO; SILVA, 2017, p.4).
Diante do exposto, o objetivo desse estudo é apresentar uma contextualização histórica da auditoria, sua interface com a enfermagem, bem como suas contribuições para melhorias na qualidade da assistência prestada.
MATERIAL E MÉTODOS
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de dados já publicados acerca do tema. A busca foi realizada através do Google Scholar e em bases de dados como Biblioteca Virtual em Saúde e SciELO. Pesquisou-se por artigos publicados no idioma português, que estivessem disponíveis na íntegra para leitura completa e gratuitamente.
DESENVOLVIMENTO
Abordagem Histórica da Auditoria
De acordo com Camelo et al. (2009), o termo auditoria tem sua origem no latim “audire” que significa ouvir, e que toda pessoa que possui a função de verificar a legitimidade dos fatos econômico-financeiros, prestando contas a um superior, poderia ser considerado como auditor. As autoras apontam, ainda, que a primeira auditoria na saúde ocorreu em 1918 e tinha por fim avaliar a prática médica.
A auditoria teve sua origem na área contábil entre os séculos XV e XVI, na Itália, com a finalidade de mensurar os ganhos e gastos de um determinado negócio. No século XX, a auditoria foi implantada na área da saúde com o objetivo de avaliar a qualidade da assistência com base na averiguação dos registros em prontuários (MARTINS et al., 2017).
Martins e seus colaboradores (2017) apontam que, no Brasil, a auditoria de enfermagem foi implantada no ano de 1970, com a aprovação de sua resolução apenas no ano de 2001, a Resolução 266/01 regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).
Nesse interim, o objetivo dos serviços de saúde é a oferta de atendimento com a melhor qualidade possível. Por isso, visando garantir e melhorar a qualidade dos serviços prestados, muitas instituições têm-se preocupado em usar a auditoria, de forma contínua, principalmente em decorrência de um maior nível de conscientização dos usuários acerca de seus direitos (CAMELO; PINHEIRO; CAMPOS; OLIVEIRA, 2009).
Portanto, a auditoria é fundamental para garantir o direito à saúde, pois está voltada para a avaliação da qualidade das ações, desde a prevenção, promoção até a assistência à saúde, principalmente no SUS, auxiliando na garantia ao acesso dos usuários, funcionando como instrumento de gestão e de fiscalização da utilização correta dos recursos (CAMELO et al., 2009; MARTINS et al., 2017).
Auditoria em Enfermagem
De acordo com Ribeiro e Silva (2017), a auditoria em enfermagem é
um sistema de revisão e controle para informar a administração sobre a eficiência e eficácia dos programas em desenvolvimento. Sua função não é somente indicar as falhas e os problemas, mas também, apontar sugestões e soluções, assumindo, portanto, um caráter eminentemente educacional (RIBEIRO; SILVA, 2017, p.12).
O enfermeiro auditor executa as atividades de sua competência seguindo os aspectos técnicos determinado pelas legislações vigentes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Normas de auditoria de Enfermagem, Código de Ética de Enfermagem, legislações do COFEN e dos Conselhos Regionais de Enfermagem, etc. Essas atividades estão voltadas para uma redução de desperdícios, consequentemente, redução dos custos, bem como para a confirmação de que todos os procedimentos e materiais reembolsáveis que são utilizados sejam cobrados nas contas das instituições (MARTINS et al., 2017).
Silva, Lima e Souza (2016) apontam que a Resolução 266/01 do COFEN regulamentou a profissão de Enfermeiro Auditor, cabendo-lhes privativamente,
organizar, dirigir, coordenar, avaliar, prestar consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre os serviços de enfermagem. E, ainda, deve ter visão holística, com qualidade da gestão, qualidade da assistência e quântico-econômico-financeiro, visando sempre o bem-estar do ser humano (SILVA; LIMA; SOUZA, 2016, p.795).
Diante disso, a atuação do profissional enfermeiro é de suma importância nos ambientes administrativos dos setores de saúde, pois o enfermeiro especializado e com experiência em auditoria possui competência para ler e compreender todo o serviço da equipe de enfermagem, com entendimento de todos os cuidados prestados, as medicações administradas e os procedimentos realizados nos pacientes (SEGATELI; CASTANHEIRA, 2015).
Segundo Loureiro et al. (2018), o auditor de enfermagem utiliza seu conhecimento técnico-científico e sua vivência profissional para identificar as não conformidades relacionadas à gestão e aos custos assistenciais de determinada instituição. Este profissional é, portanto, responsável pela avaliação dos processos de trabalhos de um modo geral, podendo contribuir para determinar o uso de indicadores de qualidade da assistência, por exemplo.
Diante do exposto, a auditoria de enfermagem não avalia apenas as questões econômicas de previsão e provisão de materiais, por exemplo, mas também avalia a qualificação profissional, na intenção de alcançar melhorias para a assistência de acordo com as necessidades dos pacientes. Para isso, essa avaliação deve ser realizada por um profissional de enfermagem, por ter este um contato mais próximo e direto com seus pacientes (MARTINS et al., 2017).
Auditoria de Enfermagem para uma assistência de qualidade
A auditoria surgiu com o objetivo maior de avaliar a eficácia e a efetividade dos processos institucionais, mensurando a qualidade do trabalho das equipes. Na enfermagem, o enfermeiro auditor exerce um papel disciplinar que tem como finalidade apresentar dados de melhorias na assistência prestada, descrita nos registros de enfermagem (SEGATELI; CASTANHEIRA, 2015).
Martins et al. (2017) afirmam que, na área de enfermagem, a auditoria permite a construção dos critérios de avaliação e o alcance de novos conhecimentos que possibilitam aos profissionais a análise dos problemas enfrentados pela categoria. Além disso, permite a eleição das ações recomendadas para cada um dos problemas, ou seja, qual a melhor solução proposta, com o objetivo de minimizar os erros e maximizar a qualidade da assistência.
Desse modo, o papel do enfermeiro auditor não está relacionado apenas à visibilidade da assistência humanizada e com qualidade, mas também no objetivo de buscar a otimização dos recursos financeiros utilizados para a prestação desse serviço (SEGATELI; CASTANHEIRA, 2015).
Portanto, os serviços de auditoria estão em busca de aprimoramento e restruturação na qualidade do cuidado com o paciente, sem deixar de proporcionar a excelência nos atendimentos, mas reduzindo custos, com a intenção de se manterem competitivas no mercado de trabalho (SEGATELI; CASTANHEIRA, 2015; SILVA; LIMA; SOUZA, 2016).
Por fim, na área de saúde, a auditoria de enfermagem tem um papel fundamental em examinar a assistência prestada visando aumentar sua qualidade, eficácia e da efetividade, além da avaliação e controle dos recursos financeiros, sendo essenciais para a formação de uma saúde pública de qualidade garantindo aos clientes do sistema único de saúde um acesso universal e humanizado (MARTINS et al., 2017).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conclui-se que o processo de auditoria na saúde, especialmente na enfermagem, ainda é relativamente novo, colocando em evidência inúmeros desafios a serem enfrentados pelos profissionais dessa área.
A auditoria prioriza sempre o bem estar do paciente, desde a admissão até a alta hospitalar. Além de ser compreendida como uma ferramenta de planejamento para otimizar os gastos, a auditoria em enfermagem deve estar sempre um passo a frente, exercendo atividades que envolvam a coordenação, planejamento e avaliação do funcionamento da instituição de saúde, visando obter um aproveitamento com excelência dos serviços prestados, sempre tendo em vista o bem estar geral do paciente.
REFERÊNCIAS
CAMELO, S.H.H.; PINHEIRO, A.; CAMPOS, D.; OLIVEIRA, T.L. A auditoria de enfermagem e a qualidade da assistência à saúde: uma revisão da literatura. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2009;11(4):1018-25. Disponível em: <http://deploy.extras.ufg.br/projetos/fen_revista/v11/n4/pdf/v11n4a28.pdf>. Acesso em: 29 Set. 2020.
LOUREIRO, L.H.; COSTA, L.M.; MARQUES, V.L.; HOYASHI, C.M.T. Como a auditoria de enfermagem pode influenciar na qualidade assistencial. Revista Práxis. 2018; 10(19): 91-102. Disponível em: <http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/698>. Acesso em: 27 Set. 2020.
MARTINS, A.J.L.; OLIVEIRA, C.M.; MOREIRA, E.C.M.; FECURY, A.A.; DIAS, C.A.G.M.; DENDASCK, C.V.; OLIVEIRA, M.; OLIVEIRA, E. Auditoria de enfermagem na qualidade da assistência à saúde pública. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 2017; 4(11): 96-113. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/auditoria-de-enfermagem>. Acesso em: 28 Set. 2020.
RIBEIRO, B.S.; SILVA, M.C. Auditoria de enfermagem e sua importância no ambiente hospitalar: uma revisão de literatura. REFACI. 2017; 2(2): 1-25. Disponível em: <http://revista.faciplac.edu.br/index.php/REFACI/article/view/269>. Acesso em: 29 Set. 2020.
SEGATELI, T.N.; CASTANHEIRA, N. A atuação do profissional enfermeiro na auditoria em saúde. Revista Saúde e Desenvolvimento. 2015; 7(4): 43-56. Disponível em: <https://www.uninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/353/284>. Acesso em: 29 Set. 2020.
SILVA, K.R.; LIMA, M.D.O.; SOUSA, M.A. Auditoria: ferramenta de enfermagem para melhoria da qualidade assistencial. Rev. Gest.Saúde (Brasília). 2016; 7(2): 793-810. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5555899>. Acesso em: 28 Set. 2020.
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