NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: O QUE VIRÁ APÓS O CORONAVÍRUS?

  • Autor
  • FRANCISMAR DOMINGUES FIGUEIREDO
  • Co-autores
  • ISMÉRIE SALLES DE SOUZA FIGUEIREDO , SILVIA ELENA DA COSTA LINHARES , THALLES AZEVEDO LADEIRA , AUNER PEREIRA CARNEIRO
  • Resumo
  • NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: O QUE VIRÁ APÓS O CORONAVÍRUS?

     

     

    INTRODUÇÃO

                Com a pandemia do novo coronavírus, muitos setores produtivos da sociedade tiveram rapidamente que passar por profundas adaptações na forma de oferecer os seus serviços, passando suas atividades para modalidade online. Foi preciso promover transformações radicais e inovar na maneira de viver e se comportar junto a sociedade. A educação, por sua vez, não teve como ficar fora destas mudanças. A tecnologia é fundamental para que os estudantes continuem a sua formação, com todas as escolas fechadas, estas adaptações deveriam ser feitas rapidamente, mesmo com diversos percalços, a nova experiência servirá de lição para todos os envolvidos.

    A pandemia pertubou a rotina de vida social, foi preciso antecipar o futuro da interação e o aprimoramento de novas tecnologias e recriarformas de estimulação das tecnologias já aplicadas no contexto educacional, em 2020 é preciso  um modelo que privilegie ao mesmo tempo a emoção e a razão. 

    O grande desafio tecnológico frente a uma nova metodologia a ser aplicada é adaptar as ferramentas tecnológicas às diversas vertentes da educação. No caso da  educação básica, a grande problemática é a personalização da educação, e promoverum significado diferenciado para cada necessidade de cada estudante, de maneira a desenvolver as habilidades previstas de forma personalizada.

    A grande problemática é a adaptação urgente das tecnologias e suas ferramentas digitais. Isto desafia a moldagem de algumas das práticas e metodologias da educação. Algumas práticas acabam menos proveitosas do que aquelas realizadas presencialmente com os estudantes. Para a instituição escolar que investiu em novas tecnologias e atua com um modelo de ensino mais técnico, a adaptação da tecnologia enfrenta um dilema e propõe assim que haja uma atividade mais dinâmica. Também se deve encontrar um meio de facilitar o acesso a todos os estudantes e Professores diante das novas soluções tecnológicas disponíveis no mercado.

    MATERIAL E MÉTODOS

     

    O artigo tem por base a revisão de literatura, utiliza os procedimentos de leitura e fichamentos bibliográfico e documental, como também buscas em diversos sites.

     

    DESENVOLVIMENTO

    O cenário da educação sofre severas mudanças pelo impacto da pandemia do coronavírus, aulas tiveram que ser paralisadas, por tempo indeterminado, em diversas escolas e universidades. O segmento educacional público e privado teve de se abrigar nas tecnologias disponíveis para vencer esta barreira imposta pelo distanciamento social, assim as empresas de tecnologia passaram a assumir um papel decisivo no sentido de propor soluções para o mercado. Segundo Kenski (2012, p. 22):

     “[...] a expressão “tecnologia” diz respeito a muitas outras coisas além das máquinas. O conceito tecnologia engloba a totalidade de coisas que a engenhosidade do cérebro humano conseguiu criar em todas as épocas, suas formas de uso, suas aplicações”.

    Assim verifica-se que a tecnologia aliada a educação pode compreender todos os recursos utilizados para transformar e educar de maneira a transpor barreiras e estabelecer uma vantagem. Por isto, a maneira de apresentação da escrita, a linguagem, o pensamento, pode ser considerado como uma forma de tecnologia. Para Kenski (2012, p. 24), o conjunto de:

    [...] conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade, chamamos de “tecnologia”. Para construir qualquer equipamento - uma caneta esferográfica ou um computador -, os homens precisam pesquisar, planejar e criar o produto, o serviço, o processo. Ao conjunto de tudo isso, chamamos de tecnologias.

     

    A utilização das plataformas de EAD e softwares de gestão educacional, com a pandemia, outras ferramentas passam a ganhar destaque e, inclusive, contribuir para uma significativa mudança nas dinâmicas de ensino, por exemplo, as ferramentas de mobile learning, que passam a atender diferente locais e parcelas das populações, por ser uma forma mais utilizada, com o uso dos celulares como a principal forma de acessar a internet.

    Também encontra-se em uso tecnologias assistivas e portais de aprendizagem que contribuem para a espanção das metodologias aplicadas no processo de aprendizagem, as prataformas também contribuem de forma eficaz para suprir a demanda causada pelo isolamento.
                A cada inovação de tecnologia que é apresentada ocorrem modificações emalgumas dimensões da inter-relação com o mundo digital, da percepção da realidade e da interação com o tempo e o espaço. Com a acessibilidade das tecnologias, como o aparelho de telefone celular, onde através da miniaturização, mobilidade e a personalização aliado com a integração a rede mundial de dados a Internet, pode ser conectado em qualquer lugar, sem depender de um cabo ou rede física por perto, a tecnologia portátel permite integrar os indivíduos e acesso a centros de pesquisa, inúmeros serviços e a grandes bibliotecas, sem sair de casa.

     Profissionalmente podem-se fazer cursos à distância, receber materiais escritos e audivisuais. A videoconferência via internet, possibilita a várias pessoas, em lugares diferentes, a cumunicar-se, trocar informações, trabalhar juntas e aprender e ensinar. Assim muitas tarefas quedemanda tempo e implicava em longos deslocamentos, filas e outros aborrecimentos, resolvem-se através das tecnologias de comunicação.

                Ao longo da disceminação acentuada, ao longo destas duas décadas, de 2000-2020, as tecnologias de integração social, impõe uma significativa mudança na forma de comunicação através de imagens e textos e integração de mensagens. A comunicação torna-se cada vez mais sensorial e multidimencional, as apresentações tornam-se mais fáceis e atraentes.

    As tecnologias voltadas a educação não necessariamente mudam a relação Pedagógica. As interações tecnologias podem  reforçar uma visão conservadora ou uma visão progressista do educador. O Professor com uma personalidade mais autoritária utilizará as tecnologias de interação para reforçar ainda mais o seu controle sobre os outros. Por outro lado, o educador com uma mente aberta, interativa, participativa encontrará nas tecnologias uma ferramenta maravilhosas para poder  ampliar a sua interação, criatividade e inovação.     

    As Inovações tecnologias no ramo da comunicação não tendem a substituir o professor, mas de modificar algumas das suas funções. A tarefa de comunicar informações pode ser deixada a cargo das plataformas de dados, vídeo, programas e afins. O educador se transforma através desse processo em um estimulador da curiosidade do estudantepela busca do conhecimento, por pesquisar, por buscar a informação de maior relevância., protagonista de sua aprendizagem.

    Num segundo momento, passa a coordenar o processo de apresentação dos resultados obtidos pelos estudantes. Depois se torna um questionador dos dados obtidos e apresentados, com vistas a contextualizar os resultados, e adaptar à realidade dos estudantes e  transformar assim a informação em conhecimento e  oconhecimento em aplicativos ou tecnologias.       
                Com a popularização abrupta e forçada pela pandemia as tecnologias educacionais, propiciam a multiplicação dos espaços, mesmo sem sair do lugar. Qual local que o estudante estiver torna-se um espaço de pesquisa, desenvolvimento de projetos, de intercomunicação e interação. É possível pesquisar e utilizar todas as ferramentas e todas as fontes, além de promover uma maior interação entre os todos os participantes.

    O educador no processo de introdução das tecnologias no cotidiano educacional cria novas formas de se expressar. As potencialidades e o dinamismo dos recursos permitem aosprofessores se desdobraremem situações de aprendizagem ao criar ressignificações sobre a prática. Este agir estimula os participantes, de acordo com Kenski (2011, p. 103):

     

     

    O uso criativo das tecnologias pode auxiliar os professores a transformar o isolamento, a indiferença e a alienação com que costumeiramente os alunos frequentam as salas de aula, em interesse e colaboração, por meio dos quais eles aprendam a aprender, a respeitar, a aceitar, a serem pessoas melhores e cidadãos participativos.

    É necessário aprender a criar, interagir, planejar uma aula, produzir material didático para trabalhar com a mediação tecnológica, para Kenski (2011) o papel de educador mediada as tecnologias deve ser uma ação partilhada, já não depende apenas de um único educador, mas das interações que forem possíveis para o desenvolvimento das situações de ensino-aprendizagem.

    Os educadores, estudantese tecnologias devem interagirsempre com o mesmo objetivo, gerar um movimento revolucionário de descobertas e aprendizado.

     

    RESULTADOS E DISCUSSÃO

                Mais do que nunca os recursos tecnologicos presentes no cotidiano social e dos estudantes, Professores e gestores, encaram um desafio e atuam como uma principal ferramenta com a finalidade de superar este grande obstáculo. A pandemia vai passar, este e o momento de buscar cada vez mais o aprimoramento das tecnologias voltadas ao processo educacional.

     

    CONSIDERAÇÕES  FINAIS

    Através dos levantamentos feitos para a composição deste artigo, procurou-se refletir criticamente a respeito da tecnologia aplicada ao processo educional, em um período super conturbado que  durante a pandemia em curso.

    A educação não deve ser encarada com um processo estático, deve sempre ser contemporânea e se adaptar as necessidades de seu tempo. Observa-se que reconhecer e aplicar de maneira inesperada e até um pouco abrupta as tecnologias educacionais, é uma proposta de enfrentamento sócio-político, reservados os elementos apontados pela tecnologia, voltada para o processo educacional, sem esquecer que com a inovação proporcionada pela tecnologia, deve ser  feita com um  olhar de uma forma diferenciada e as maneiras que a sociedade se beneficia ou não.

     Concluí-se que, a pandemia, COVID 19, destaca um fator benéfico para a forma de estimular o conhecimento pela escolarização com novas tecnologias, integradas , mesmo que de forma tardia e inesperada.

    Verifica-se que os recursos tecnológicos difundidos são fundamentais para a sobrevivência da espécia humana e a necessidade de investimentos em políticas públicas na educação.

    REFERÊNCIAS

    COSTAS, José Manuel Moran. Contribuição das tecnologias para a transformação da educação. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2018/08/Entrevista_Tecnologias_Moran_Com_Censo.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.

    - Educação e Tecnologias o Novo Ritmo Da Informação. Editora Papirus. Campinas, SP, 8º edição, 2011.

    JOÃO BARROS. A tecnologia como motor da educação em tempos de COVID-19. Disponível em: https://insights.liga.ventures/artigos/a-tecnologia-como-motor-da-educacao/. Acesso em: 15 set. 2020.

    KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: Um novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.

    MORAN, José. MUDAR A FORMA DE ENSINAR E APRENDER. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/uber.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.

    NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

    OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales.Do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico: a mediação tecnológica nas práticas didático-pedagógicas.Revista Brasileira de Educação, São Paulo, pp. 101-107, n. 18, Set/Dez 2001.

    RECODER, Maria-José et alii. Informação Eletrônica e Novas Tecnologias. São Paulo: Summus, 1995.

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E PANDEMIA
  • Modalidade
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  • Área Temática
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Essa publicação reúne as produções científicas de discentes, docentes e pesquisadores dos cursos de graduação da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC, unidade de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, participantes da V Expociência Universitária do Noroeste Fluminense, com a temática: Os impactos da pandemia nas relações sociais, jurídicas e de saúde, realizada entre 21 e 23 de outubro de 2020.

Em sua 5º edição, o evento se destina, fundamentalmente, o propósito de se criar, na Instituição, um lugar de intercâmbio científico e cultural entre os pares, privilegiando-se uma discussão sobre as teorias interdisciplinares que ganham expressão no debate acadêmico contemporâneo.

Nessa edição os trabalhos apresentados envolvem àreas das Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Estudos Interdisciplinares. Tal fator resultou na apresentação de 204 (duzentos e quatro) trabalhos de pesquisa apresentados a seguir. Acreditamos que a discussão ampliada, que inclua os diversos atores envolvidos nas diversas áreas, e, entendendo que existe uma abordagem interdisciplinar, esperamos contribuir para o fomento do saber acadêmico científico, viabilizando um espaço à divulgação de resultados de pesquisas relevantes para a formação do licenciando, bacharel, e do pesquisador da área e de áreas afins.

Por outro lado, queremos destacar que foi imprescindível a atuação coletiva na organização deste evento, que contou com a participação do corpo diretivo, das coordenações de curso, docentes e discentes. Sem o interesse de todos, a dedicação e a responsabilidade principalmente dos funcionários técnicos administrativos envolvidos, não seriam atingidas a forma e a qualidade necessárias ao sucesso da atividade. 

A Expociência representa um espaço significativo e verdadeiro de troca de experiências e de oportunidade de conhecer a produção científica de forma interdisciplinar e coletiva.

Boa leitura a todos!

 

 

Profª. Mª. Neuza Maria da Siqueira Nunes

Coordenadora da Extensão Universitária da Faculdade Metropolitana São Carlos

COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA 

Direção Geral
Dr. Carlos Oliveira Abreu

Direção Acadêmica
Dra. Fernanda Castro Manhães

Direção Administrativa
Sr. Carlos Luciano Bieli Henriques

Assessoria Acadêmica
Me. Edyala de Oliveira Brandão Veiga

Coordenação de Extensão Universitária
Ma. Neuza Maria de Siqueira Nunes

Coordenação de Monitoria, Pesquisa e TCC
Dr. Tauã Lima Verdan Rangel

Coordenação do Curso de Administração
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Coordenação do Curso de Direito
Ma. Geovana Santana da Silva

Coordenação do Curso de Enfermagem
Me. Roberta Silva Nascimento

Coordenação do Curso Medicina
Dr. Antônio Neres Norberg
Dra. Bianca M. Mangiavacchi (Ciclo Básico)
Dra. Lígia C. Matos Faial (Ciclo Clínico)

Coordenação do Curso de Gestão em Recurso Humanos
Me. Fernando Xavier de Almeida

Coordenação do Curso de Gestão Hospitalar
Me. Sérgio Elias Istoé

Secretaria Acadêmica
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Setor Financeiro
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Ma. Neuza Maria de Siqueira Nunes
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